Muitas dúvidas surgem na hora de escolher o domínio de seu site. Se vai ter a terminação .com ou .com.br, somente .br ou outras variantes. A Spiner responde suas dúvidas!
Escolher o domínio de seu site é um passo importante na hora de estruturar uma marca, uma loja ou um blog no mundo virtual. A questão é que, um bom nome ajuda as pessoas a lembrarem de você e pode tornar seu site uma referência para determinado produto ou categoria.
Mas para chegar a isso, é necessário um pouco de estudo e também definir alguns objetivos antes de escolher um nome. Podemos começar com dois questionamentos: você quer ser lembrado pela sua marca (branding) ou pela sua categoria de produto (palavras-chave)?
Domínios focados em palavras-chave
Se você tem uma loja ou serviço online e quer ranquear para ele de forma direta, você pode usar uma keyword no seu domínio. Por exemplo, você tem uma rede de seguros para pessoas de baixa renda, que tal usar segurofacil.com.br?
Claro que você precisaria fazer uma pesquisa antes para saber se esse domínio já está registrado ou não, mas a dica é essa: seguir a lógica de busca do usuário e usá-la no domínio do seu site.
É claro que apenas o nome do domínio de seu site não fará você ranquear na frente de seus concorrentes, mesmo que eles não possuam um site com domínio focado em palavras-chave.
O que acontece é apenas uma vantagem inicial que pode ser usada como uma carta na manga na hora de divulgar seu site por aí, mas o que realmente importa é o conteúdo das suas páginas, a interlinkagem e o SEO bem feito.
Domínios de marca/branding
Se você irá fazer um site com muitas páginas de produtos diferentes ou um site institucional para falar sobre sua empresa, é interessante pensar num domínio com foco na sua marca.
Se for o caso, usar apenas o nome da sua marca, é uma boa opção: Apple, Amazon, Netshoes dentre outros milhares de exemplos para você se inspirar.
Uma dica importante é: um nome que seja de preferência curto e sem nenhuma dúvida de como se pronuncia ou como é feita sua escrita.
Uma das vantagens de ser um domínio branding é também o trabalho paralelo de SEO Off Page e Linkbuilding que pode ser feito para sua marca em artigos e notícias.
Mas e agora que já escolhi o nome, finalizo com qual TLD? .com ou .com.br?
A verdade sobre o dilema das TLDs (top level domain) .com ou .com.br (assim como outros como .org, .net, .info, etc.) é que o Google pouco se importa.
Obviamente quando o domínio termina com .com.br, dá a entender que o site é brasileiro, então teoricamente ele terá preferência sob sites .com em nosso país e nos demais de língua portuguesa.
Pode até ser que você tenha uma mínima vantagem quanto a isso, mas de novo, o que importa para o Google é o conteúdo do seu site.
Mesmo que o domínio .com seja entendido como um domínio internacional, se o seu conteúdo estiver em português, ele irá aparecer para o Brasil.
Mesma coisa acontece com sites que terminam em .org, .net, .info. Esses domínios costumam ser mais baratos e menos usuais, mas dependendo do seu nicho, pode ser interessante usá-los para um destaque maior no meio.
Para mais informações sobre marketing digital fale com a Spiner!