Colher depoimento de clientes e transformar em cases de sucesso é uma das ferramentas mais poderosas de conversão.
Afinal, quantas vezes você deixou de fechar uma venda por não conseguir provar para o seu lead o valor do seu produto na prática?
Acontece que, você até pode ter um bom repertório de vendas, mas, sem provas, qualquer argumento enfraquece.
Vamos para um exemplo comum desse impacto no dia a dia do consumidor?
Joana pretende fechar um consórcio, porém, ainda está na dúvida se realmente deve fazer isso não. Ela está falando com uma determinada empresa e já recebeu todo o suporte e orientações possíveis sobre o assunto.
Ela já tem a certeza de que fechar um consórcio é o ideal para ela no momento, mas sempre acaba se esbarrando com o medo de ser enganada. Afinal, ela não tem nenhuma referência se realmente funciona ou não.
Ao comentar com um grupo de amigos sobre essa indecisão, uma amiga sua disse que há 2 anos fechou uma carta com essa mesma empresa e na última semana tinha sido contemplada. Ela foi de carro 0km para aquele encontro, era esse o sonho da Joana…
O final dessa história não é surpresa para ninguém: Joana acabou fechando o consórcio!
O depoimento de clientes satisfeitos influência surpreendentemente na decisão de compra. Muitas vezes, um simples vídeo de 3min falando sobre a transformação que aquele produto/serviço gerou é o suficiente para convencer quem está do outro lado da tela de que aquela é a melhor opção.
Se até o momento você não considerou utilizar essa estratégia no seu negócio, seja por achar que é algo difícil demais ou qualquer outro motivo, acompanhe esse artigo até o final e descubra tudo sobre captar depoimento de clientes e como usar isso estrategicamente na sua empresa.
Conheça o jeito certo de pedir depoimento de clientes
Sabe aquele cliente que você mantém um bom relacionamento? Comece por ele!
É isso mesmo! Se você tem algum tipo de insegurança para abordar os seus clientes e pedir relatos, comece por aqueles que são mais próximos do seu negócio. Essa é a melhor forma de você destravar qualquer tipo de insegurança que tenha em relação a isso.
Consequentemente, com o passar do tempo, você verá os primeiros resultados e chegará o momento de buscar novas estratégias para extrair algo positivo de mais pessoas.
Se você não faz ideia como fazer isso, saiba que uma estratégia muito eficaz para pedir depoimento de clientes é por meio de pesquisas.
Você pode disparar uma pesquisa de satisfação para a sua lista e fazer uma análise das respostas. Para isso, identifique aqueles que apontam um alto nível de contentamento com o seu produto/ serviço.
Em seguida, faça um convite para essas pessoas compartilharem suas experiências. Nesse momento, busque se comunicar de forma mais próxima com esses clientes, a depender do seu nicho, nada de muito formal, o importante nessa etapa é estreitar ainda mais os laços!
Depoimento de clientes: perguntas certas x respostas ideais
Imagine que você já passou pela fase mais difícil desse processo. Agora, você já tem alguns clientes que toparam fornecer depoimentos para a sua empresa, eles estão totalmente dispostos a te ajudar.
Pode até parecer simples as próximas etapas, mas saiba que as perguntas que você enviar para esses clientes responderem que irão dizer se esses depoimentos terão força de conversão ou não!
Não pergunte por perguntar, tenha estratégia ao determinar o que você quer ouvir e pense sempre que esse é o seu ouro. Portanto, saiba como lidar com ele!
Para te ajudar com isso, confira algumas perguntas estratégicas que podem ser enviadas:
- Como você conheceu o nosso produto/serviço e por qual motivo nos escolheu?
- Qual era o seu principal problema e dificuldade antes de conhecer a nossa solução?
- Qual é a transformação e os resultados que isso trouxe para a sua vida?
- O que mudou depois que você atingiu esses resultados?
Esses são apenas alguns dos exemplos de perguntas que tem como objetivo expor a transformação gerada na vida do cliente. Além disso, sugerimos também o uso de uma pergunta extra, em que pode ser explorado algo mais específico e até mesmo que faça quebrar objeções para quem for ver o depoimento.
Estruture e divulgue esse material
Depois de ter em mãos todo o material estruturado, chegou a hora de partir para a divulgação!
Determine em quais canais vai trabalhar e faça com que esses cases alcance o máximo de leads interessados na sua empresa. Para isso, existem 3 opções:
- Criar uma página de depoimentos
- Divulgar nas Redes Sociais
- Utilizá-los em campanhas por meio de anúncios no Google ou Facebook
Explore ao máximo todas essas ferramentas e faça bom proveito de todos os depoimentos coletados.
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