No dia 6 de abril, a Spiner esteve presente em mais um evento exclusivo do Google Brasil, dessa vez um especial focado no Dia das Mães. A data é a 2ª mais importante para o varejo, ficando atrás apenas do Natal.
Durante o evento foram apresentados dados sobre a data relevantes para o varejo focado no online e dicas de como aproveitar esse dia para alavancar os resultados e as vendas através dos produtos que o Google oferece.
Panorama
Todos sabemos que estamos enfrentando um crise política-econômica no Brasil e, por conta disso, muitas pessoas estão deixando gastos supérfluos de lado ultimamente. Apesar disso, o Google acredita que o impacto será menor no online e no Dia das Mães.
Disponibilizamos a seguir alguns dados a respeito do perfil das mães e da data para o varejo, que foram apresentados durante o evento:
– 66 milhões de brasileiras são mães;
– O Dia das Mães é a 3ª data com maior faturamento no e-commerce, perde apenas para o Natal e para a Black Friday;
– O volume de pedidos chega a mais de 3,8 milhões, acima do Dia dos Pais e Namorados;
– O meio online será o principal influenciador para as vendas tanto na venda online como nas lojas físicas;
– Dos brasileiros que consideram o Dia das Mães entre as 3 datas com maior gasto do ano:
- 73,5% acessam a Internet;
- 4 horas é o tempo médio gasto na Internet por esses internautas;
- 83% desses internautas acessam o Google diariamente para pesquisas.
– O número de mães em regiões metropolitanas que acessam a Internet diariamente subiu de 26% para 53% de 2011 a 2015;
– 64% dos internautas utilizam a Internet no processo de decisão;
– O consumidor altera seus hábitos de busca durante o Dia das Mães;
– Na média do ano, internautas buscam informações momentos antes da compra. Já em datas sazonais, o processo de compra possui mais etapas:
- 55% dos internautas que irão comprar presente no Dia das Mães ainda não sabem o tipo de presente;
- 37% desses internautas que não sabem qual tipo de presente, já começaram a pesquisar.
Dicas para montar sua estratégia aproveitando o Dia das Mães:
– Consideramos 3 perfis de internautas que vão comprar presente no Dia das Mãe:
- Precavido: 44% dos internautas que irão comprar no Dia das Mães já tomaram a decisão sobre qual presente comprar;
- 56% dos internautas que irão comprar no Dia das Mães não fazem ideia de qual presente irão comprar;
- 18% dos internautas que irão comprar no Dia das Mães pretendem efetuar a compra no dia ou no dia anterior à data.
– É importante preparar sua conta para a alta sazonalidade: o volume de compras é maior (39%) de 15 a 1 dias antes da data;
– Para estratégias de remarketing, os mementos mais importantes dentro do funil de comportamento de compras do internauta são o “do” e o “care”;
– Dentre aqueles consumidores que já escolheram o que comprar para o Dia das Mães, as categorias mais pesquisadas na busca foram: moda e acessórios (50%), beleza (34%) e eletrônicos (32%);
– Promova suas lojas: mostre para seus clientes as lojas mais próximas e o horário comercial;
O que fazer após o Dia das mães?
– Volte os anúncios para seu formato inicial;
– Utilize o back-up criado para voltar às configurações originais;
– Pause as campanhas sazonais;
– Crie novas campanhas sazonais;
– Crie novas campanhas para as listas geradas no Dia das Mães;
– Fidelize seu cliente com Gmail Ads;
– Entenda os resultados de mobile e ajuste os lances.
Está interessado em aumentar suas vendas aproveitando o Dia das Mães? Entre em contato com a Spiner e te apresentaremos as melhores estratégias para investir nessa data.