A maioria dos gestores das empresas já consegue reconhecer a importância da sua marca estar inserida nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter e Google+. No entanto, para obter o sucesso em um ambiente como o da rede social, é indispensável uma série de técnicas, procedimentos e cuidados, a fim de fazer com que a sua empresa possa ser inserida nas redes sociais de forma satisfatória.
Pensando nisso, desenvolvemos cinco dicas básicas, que conseguirão começar a consolidar o sucesso da sua empresa nas redes sociais.
Dica 1 – Trabalho prévio
Antes de arriscar-se nas redes sociais, certifique-se de que todos os processos de sua empresa estejam em pleno funcionamento, como, por exemplo, o fato de ela estar oferecendo ao mercado e aos clientes, produtos e serviços que sejam condicentes com a sua promessa, ou seja, tratem-se de exatamente aquilo que os clientes esperam, a fim de evitar futuras reclamações públicas nas redes sociais.
Além de estar com a empresa bem organizada e estruturada antes de “abrir as portas” ou as contas nas redes sociais, é imprescindível que a sua empresa já chegue na rede social sabendo exatamente o que quer e como vai fazer. Por isso, é indispensável um bom planejamento de marketing digital, em que a rede social funcione de acordo com todo o seu trabalho nesta área.
Dica 2 – Pesquisa e Monitoramento
Tenha a consciência de que todos os seus clientes e os seus prospects estão em alguma rede social, mas apenas uma pequena parcela deles terá contato com a sua marca inicialmente. Aproveite-se deste momento inicial, em que não há muitos curtidores na sua página no Facebook ou não há muitos seguidores em seu Twitter, para conhecer a fundo o seu público, realizando pesquisas constantes a fim de obter informações sobre quem é o público que vem acompanhando a sua marca.
Além de conhecer mais sobre o seu consumidor, através da pesquisa direta de quem ele é, outro ponto que você deve levar em conta é o monitoramento constante acerca do que está sendo dito sobre a sua empresa e sobre os seus concorrentes em qualquer rede social. Tenha alguém em sua equipe que seja responsável por cuidar apenas das redes sociais, ou, se for inviável, certifique-se de que algum colaborador fará este trabalho de monitoramento regularmente.
Então, pesquisa dos interesses dos consumidores e monitoramento de suas opiniões sobre o seu mercado, podem ser considerados dois pontos que não podem faltar para que a sua empresa obtenha o sucesso nas redes sociais.
Dica 3 – Geração de conteúdo inteligente
Não basta criar uma publicação bonita no Facebook e tampouco basta colocar um vídeo emocionante no Youtube, se eles não forem de encontro ao que o seu público procura. É a chamada geração de conteúdo inteligente, em que a sua empresa passa a oferecer uma comunicação adequada às expectativas do público, com a finalidade de obter o engajamento dele, e fazer com que ele transmita a comunicação para a sua rede de contatos.
Publicações institucionais, apenas com a marca da sua empresa, por exemplo, apresentam pouco retorno, pelo fato de que o consumidor não pode se ver como um propagandista da sua marca, mesmo que ele assim o seja ao compartilhar uma de suas publicações. Então, se você quiser fazer publicações com o seu logotipo, certifique-se de que ele não vai atrapalhar neste processo.
Além da descrição na divulgação da sua marca, certifique-se de que a geração de conteúdo da sua empresa sempre ofereça um layout atraente e uma mensagem clara. Opte por comunicações que possam ir de encontro ao que o cliente espera, e jamais veja o seu consumidor como apenas mais um número.
Dica 4 – Não erre
É uma dica óbvia, mas merece atenção. Um pequeno erro na rede social, seja ele de digitação, de forma de comunicar determinada mensagem, de interpretação, enfim, não importa o tamanho do seu erro, em uma rede social, ele pode tomar proporções inimagináveis, então, não erre.
Certifique-se de que a pessoa que ficará responsável pela marca da sua empresa no ambiente virtual será competente e que ela conheça tudo sobre a sua empresa, para que consiga dar vida à imagem da sua marca na rede social da melhor forma possível.
Dica 5 – Mensurando os resultados
Lembre-se que o atual sucesso de sua empresa não veio da noite para o dia. Portanto, neste novo ambiente de atuação, o ambiente virtual, não será diferente. Os resultados do seu trabalho nas redes sociais podem demorar a aparecer. O seu perfil em qualquer rede social pode ficar por meses, talvez até ano para que consiga chegar a um número expressivo de seguidores, fãs ou curtidores, então, tenha paciência e, em especial no Facebook, saiba que apenas uma publicação pode mudar isso completamente.
Há diversas formas de mensurar os seus resultados através das redes sociais. Algumas delas oferecem aplicativos que podem lhe ajudar a acompanhar os seus resultados e, no caso do Facebook, o próprio site já gera uma série de métricas em que você pode facilmente mensurar o resultado virtual de cada publicação.