A pandemia causada pelo vírus do Covid-19 tem gerado uma crise não apenas no sistema de saúde, mas também tem afetado muito a economia, no Brasil e em todo o mundo. Por isso, os empresários estão preocupados em tomar atitudes que visem contornar o impacto da crise em seu negócio. As pequenas empresas, diante do atual cenário, tem sido as mais afetadas, por isso, reinventar-se em relação as suas vendas e ao método de comunicação com o seu público é importantíssimo para manter as contas em dia e passar pelo momento difícil.
Pensando nisso, temos aqui 5 dicas sobre como a sua pequena empresa pode sobreviver a essa crise global. Quanto mais rápidas essas atitudes forem tomadas, maiores são as chances de se reinventar, inovar e superar as dificuldades, e até, crescer muito mais do que imaginava e gerar lucro mesmo em meio a um cenário difícil. Confira a nossas dicas e veja como fazer o seu negócio prosperar em meio a turbulência.
Aumente o uso das redes sociais para contornar o impacto da crise em seu negócio
Se a sua empresa ainda não tem uma presença digital atuante nas redes sociais, está na hora de começar. Com as medidas de isolamento social, não será possível uma grande circulação de pessoas ou aglomeração em lojas, por exemplo, por isso, é importante se adaptar aos meios digitais para reforçar a presença da sua marca. As redes sociais são um ótimo canal para se relacionar com os clientes, promover seus produtos e mostrar o seu diferencial. Contudo, nesse momento todo tempo e investimentos são preciosos, por isso, para usar as redes sociais de forma eficiente e com geração de resultado, é altamente recomendada a ajuda profissional para que os seus recursos sejam destinados de forma eficaz.
Use as plataformas de vendas on-line para contornar o impacto da crise em seu negócio
Já que o cliente não pode ir até a sua loja, vá até ele através das vendas on-line. Ela pode ser feita através da elaboração de um site com e-commerce ou usando ferramentas pré-existentes como as redes sociais ou ainda por catálogo no WhatsApp Business. A vantagem das vendas no site é que ele é uma plataforma que não está atrelada às mudanças de regras das redes sociais e há a possibilidade de personalizá-lo para atender as necessidades no seu mercado e ajudar a contornar o impacto da crise em seu negócio. Além de que, há mais recursos de marketing disponíveis, como Google Ads, e também alcances orgânicos com estratégias de Search Engine Optimization (SEO).
Vendas com entregas por delivery
Os restaurantes e outros negócios de alimentação, estão precisando se reinventar nesse momento para atravessar a fase de crise. Por isso, algumas empresas já estão usando o sistema de delivery para levar a experiência de compra até a casa do seu cliente. Para isso, é importante planejar os custos e se adequar às regras e as taxas cobradas pelos aplicativos de entrega. Nesse momento aderir aos aplicativos como Ifood, Rappi, Uber Eats é uma ação necessária para atrair novos compradores e contornar o impacto da crise em seu negócio. Outra opção também são as de atrelar as vendas às redes sociais e sites, para abrir opções de compras em várias plataformas, contudo, deve-se ter cuidado e atenção para responder de forma rápida e eficiente em todas as plataformas.
Use o home office também a favor do seu cliente
As autoridades da saúde de todo o mundo recomendam que, se possível, os colaboradores possam fazer suas atividades de trabalho em casa.
Essa prática já está sendo adotada por várias empresas no Brasil, para manter a saúde de todos os profissionais e também de suas famílias e conhecidos. Contudo, já parou para pensar que essa prática pode, dependendo do setor de atuação da sua empresa, ser uma ótima aliada aos seus negócios? Se a sua empresa possui um processo que necessite sempre de constantes reuniões com clientes, fornecedores e outros contatos, é possível oferecer opções alternativas de agendamento, de forma mais cômoda à rotina do seu cliente (que também pode ter mudado por conta da pandemia) e além da economia com custos relacionados a transporte e economia do tempo. Mostre para o seu cliente, que a sua empresa ainda está disponível, mesmo no sistema de home office.
Atualmente há plataformas gratuitas, como Zoom e Stream Yard, que facilitam muito as videoconferências e oferecem recursos avançados para promover uma reunião de qualidade.
Peça ajuda para contornar o impacto da crise em seu negócio
O momento é sensível para quase todos os segmentos. Muitas empresas precisarão modificar drasticamente o seu modelo de negócio, ou então, criar um processo todo do zero. Ou ainda precisam gerar uma nova fonte de receita para conseguir se manter no mercado enquanto durar a pandemia. Por isso, é fundamental recorrer a ajuda de profissionais que entendem mais sobre um ramo que a sua empresa precisa resolver, mas não sabe bem o que fazer, seja no assunto finanças, logística, design ou marketing digital. Para se reinventar e contornar o impacto da crise em seu negócio é necessário consultar quem entende do setor para entender de fato suas deficiências e quais os recursos disponíveis na área para melhorar e obter melhores resultados.
A Agência Spiner se coloca à disposição da pequena empresa, tanto para gerar conteúdo de qualidade em seu blog e ajudá-la a tirar dúvidas e a aprender um pouco mais sobre o mundo do marketing digital, quanto também para promover soluções práticas para empresas de diversos setores a passarem de forma eficiente pela crise do coronavírus. Para isso, oferecemos um serviço completo de Marketing Digital para conduzir pequenos empresários ao sucesso e contornar o impacto da crise em seu negócio. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!