Você tem uma loja virtual, mas não sabe como fazer para seu produto aparecer no Google? Muitas empresas têm como objetivo ter um bom posicionamento nos buscadores, mas nem sempre conseguem. Para ter sucesso na internet, é fundamental pensar em boas estratégias que garantam uma excelente performance nos resultados de busca. O ideal é que você invista em Google Ads, faça melhorias na estrutura de SEO do site e plataformas. Logo, se seu e-commerce não aparecer no buscador, seu produto também não aparecerá.
O Google utiliza alguns critérios para que o seu site de e-commerce tenha uma boa posição, para isso, é necessário atender alguns requisitos. Vamos conhecer três desses critérios?
Critérios para seu site aparecer no Google
#Site Responsivo
Ao criar um site é importante lembrar que alguém do outro lado da tela irá acessá-lo, seja ele via mobile ou computador. É preciso que ele seja responsivo e se adeque a todos os tipos de telas.
#Conteúdo de qualidade
Quando as pessoas estão conectadas na web e realizam uma busca, procuram por um conteúdo que tenha qualidade na escrita e que o assunto seja relevante, com as informações que atendam suas dúvidas.
#Ter um site de e-commerce seguro
Para ter um e-commerce com bom rastreamento pelo Google, também é importante deixá-lo seguro. É aconselhável manter um sistema antifraude, certificado SSL e selos que validem a segurança do site.
Estas são apenas algumas das diversas práticas que você deve adotar em seu site para ajudar seu produto aparecer no Google. Existe outras ações que podem ser tomadas para que seu e-commerce e produtos apareçam na primeira página de pesquisas do Google, veja aqui outras dicas que podem te ajudar.
Como fazer para seu produto aparecer no Google?
Agora que falamos sobre alguns dos principais critérios que o Google costuma utilizar para melhorar a performance de websites nas internet, vamos para o que interessa: como fazer para seu produto aparecer no Google?
Não existe fórmula mágica para ter um bom posicionamento nas buscas do Google, mas é fundamental estar atento aos sinais comuns como, por exemplo: ouvir de um possível cliente que procurou o produto que você comercializa na internet e acabou não localizando o seu site. Este é um caso que costuma ocorrer com frequência, pois quando a empresa opta por não contratar profissionais especializados no assunto, acabam tomando a frente destas atividades e falham em alguns requisitos. É quando o dono do negócio faz o seguinte questionamento: como melhorar?
Destacamos aqui algumas dicas de ações que você pode fazer para ajudar seu produto aparecer no Google.
Veja algumas dicas para seu produto aparecer no Google:
#Faça sempre descrições bem detalhadas dos produtos!
Ao fazer uma descrição rica em detalhes, formatos, tamanhos, cores e todas as informações sobre o produto, o Google reconhece como um conteúdo relevante para aquele que está à procura de detalhes sobre determinados itens. Quando um consumidor acessa um site com poucas informações e outro mais completo, a tendência é que a compra aconteça naquele com mais referências sobre o produto.
#Usar o título correto faz total diferença!
É importante que o título da página esteja de acordo com as descrições do produto. Não coloque apenas o nome do item. Dar mais informações sobre o modelo do produto, por exemplo, é fundamental. É necessário sempre manter uma comunicação específica para descrever o item no título.
#Tags relevantes sempre!
Quando você tem um e-commerce, uma das funções é cadastrar cada produto com as descrições relevantes e detalhadas para que o cliente localize o item dentro do site. Ao descrever estes produtos, você também seleciona as tags. É importante sempre associá-las a palavras relevantes que tenham a ver com seu produto, pense nelas como palavras-chave. O Google Adwords pode te ajudar muito nisso!
#Descrever as imagens dos produtos
Ao cadastrar um item no seu site, lembre-se desta dica de ouro: sempre que salvar as imagens dos produtos, é muito importante nomeá-la. Nada de colocar “foto do caderno1” ou “camiseta rosa”, salve sempre com o nome de suas mercadorias. Isso auxilia as páginas do seu site a se posicionarem melhor na busca por imagens dos objetos.
#Use link building
Faça links internos de sua loja dentro do site. Se em um primeiro momento você falou sobre uma saia, e agora irá apresentar uma sapatilha, fazer um link do primeiro produto na segunda publicação reforçará o posicionamento das páginas das duas peças. Se o seu site tem um espaço de blog, você pode escrever textos fazendo a ligação dos produtos na mensagem.
Apresentamos diversas dicas que podem auxiliar seu produto aparecer no Google, mas nada melhor que contar com a ajuda de profissionais da área para fazer seu site e seu produto ficarem em primeiro lugar nas páginas de pesquisa! Conheça os serviços que a Spiner oferece para sua empresa!