Hoje, marcar ou fortalecer presença no mundo digital não é mais uma escolha, é obrigatório! Por isso, eventos como o Digitalize-me acontecem, para entender como usar as redes sociais, o comércio eletrônico e planejar ações de marketing digital tem se tornado fundamental para o aumento das vendas e da qualidade de atendimento nas empresas.
Do outro lado, os consumidores estão cada vez mais utilizando a Internet, não apenas como um canal de compras, mas também como um canal de reclamações, o que muitas vezes pode causar sérios arranhões na imagem de uma empresa, independente de seu porte.
Isso sem falar nos mais de 53 milhões de e-consumidores brasileiros que já optam em comprar diversas categorias de produtos pela Internet, comprometendo o fluxo de vendas principalmente das empresas regionais, unicanais, presentes apenas fisicamente, seja em lojas de ruas ou shopping centers.
Pensando nisso, o projeto Digitalize-ME, realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) busca capacitar microempresas e empreendedores em e-commerce, marketing digital e redes sociais pelo país, realizando palestras com esses temas abordados por profissionais especialistas em cada área.
Entre os objetivos do projeto, destacam-se:
– Estimular a cultura do empreendedorismo digital;
– Trazer novas empresas para o comércio eletrônico e redes sociais;
– Levar conhecimentos sobre o mundo digital para empresas Desenvolver habilidades de comunicação digital nas empresas Manter empresas competitivas através de estratégias digitais Criar a cultura de uso das novas ferramentas 2.0
A Spiner esteve presente em mais uma edição do Digitalize-me, buscando estar sempre por dentro das novidades do mercado e das tendências do mundo do Marketing Digital. Durante o evento foram discutidos os seguintes temas:
- Ferramentas de sucesso para e-commerce – Gabriel Trindade (gerente EZ Commerce)
- Dicas de sucesso para uma carreira em Marketing Digital – Debora Cassilhas (gerente ComSchool)
- Turbine suas vendas com ajuda da sua plataforma de pagamentos – Cézar Carmina (novos negócios PayU)
- Importância do certificado SSL para o E-commerce – andré Braz (Activeweb)
- Funil de vendas – Luis Felipe Cota (fundador Goomark)
- Construindo uma loja virtual de sucesso – Alvino Amaro (gerente comercial e parcerias Tray E-commerce)
- Inbound Marketing: automação de marketing na prática – Mariana Rosinha (analista inbound marketing iHouse Web)
- Assessoria de Imprensa, uma grande aliada no E-commerce – Camila Goytacaz (NB Group)
- E-mail talk – Taís Rui (All In)
- Estratégia em marketplaces de nicho – Júnior Sales (SM Places)
Com base nas palestras e conteúdos apresentados durante o evento, foi possível traçar um cenário do mercado brasileiro de E-commerce e quais são as principais tendências para quem quer investir nele:
– O mercado fechará 2016 com expectativa de R$ 45 milhões de faturamento;
– A estimativa de crescimento até o final do ano é de 8% (44,6 milhões), quando comparado a 2015;
– Só em 2016 foram 4 milhões de novos e-shoppers;
– Sites têm que fornecer uma boa experiência customizada para cada usuário (SEO/UX);
– 35% de acessos foram feitos via mobile.
Você já tem uma loja virtual ou está pensando em criar uma? Fale com a Spiner e obtenha o melhor desempenho de sua marca no e-commerce com as estratégias corretas de marketing digital!