E-Commerce é o conceito de comércio eletrônico que se dá pela transação virtual de dinheiro ou informações comerciais por meio da internet. Porém, qualquer estratégia de comercialização tem o seu lado positivo e negativo.
A seguir, apresentaremos três pontos do comércio eletrônico que devem ser levados em conta no momento de optar ou não por atuar no E-Commerce, a fim de que você consiga identificar se a comercialização pela internet se trata de uma boa ferramenta para a sua empresa investir, ou ainda conseguir reconhecer se a sua empresa não precisa trabalhar com a perspectiva do E-Commerce.
– Ter uma loja virtual:
O principal benefício do E-Commerce é fazer com que a sua empresa tenha uma loja virtual, que atue todas as horas por dia, todos os dias da semana, com um custo de manutenção e de pessoal muito inferior ao da loja tradicional para mantê-la em pleno funcionamento e estabelecendo mais um canal de venda direta entre a sua empresa e o seu público.
Se a sua empresa comercializa produtos que demandem um tempo de encomenda-entrega, ou se oferece a prestação de algum serviço, a loja virtual é bastante aconselhável para agilizar os processos, fortalecer as formas de comunicação com o mercado e reforçar as vendas.
Já se a sua empresa é como um minimercado, uma ferragem ou uma agropecuária, por exemplo, em que as pessoas em geral preferem ir até o estabelecimento para adquirir o seu produto, a loja virtual acabaria funcionando mais no sentido de oferecer mais conforto e conveniência aos seus clientes.
– Altos níveis de crescimento nos últimos anos:
Com o aumento do acesso à internet, a facilidade de acesso ao crédito e as características da sociedade em rede, o comércio eletrônico vem apresentando números de crescimento anuais que superam as expectativas dos investidores e excedem até mesmo os números do comércio tradicional em nichos específicos de mercado.
Há casos de empresas reconhecidas nacionalmente que fecharam as suas lojas tradicionais e hoje em dia comercializam apenas pela loja virtual. A grande maioria das empresas tem atuado nas duas frentes, comercializando do modo tradicional e aumentando a sua lucratividade através da internet. Na outra ponta do E-Commerce, estão as empresas que não tiveram uma experiência bem sucedida na internet e aboliram esta forma de comercialização.
Então, por ser um mercado em constante crescimento, as empresas tem optado por investir na loja comercial e ver como a sua empresa atua neste ambiente, havendo casos em que o resultado foi tão satisfatório que resultou no fechamento da loja tradicional e, em outros, em que o resultado foi tão frustrante que acabou por fazer com que a empresa deixasse de disponibilizar o comércio eletrônico.
– Infraestrutura:
Se a sua empresa não contar com a infraestrutura adequada para atender a demanda da internet, não vale a pena que seja feito um investimento em E-Commerce. Ter uma infraestrutura adequada diz respeito a ter o controle sobre todos os processos que envolvem a compra do consumidor em sua loja virtual até a chegada do produto a sua casa. Com isso, entende-se que:
1) os servidores eletrônicos que mantém o seu E-Commerce em funcionamento devem estar operando perfeitamente durante todo o tempo;
2) colaboradores experientes deverão receber e analisar os pedidos antes de liberar para a entrega ou para a contratação do serviço. Nesta etapa, note-se como experiente aqueles funcionários que consigam identificar possíveis tentativas de fraudes, que façam a revisão de todas as informações prestadas pelo cliente, além de que o seu sistema pode vir a atuar em consonância com os mecanismos de proteção ao crédito;
3) Com o pedido aprovado e validada a quantidade do produto em estoque, passa ao momento de liberá-lo para a entrega. Se a sua empresa não contar com uma distribuidora própria, o mais aconselhável é contratar uma transportadora de sua confiança, podendo ser estabelecidos contratos que visem a permanência da prestação de serviço e, com isso, a diminuição dos riscos e dos custos;
4) Com o produto entregue na casa do seu cliente, chega-se ao momento do pós-venda, em que muitas empresas acabam não investindo, mas é uma etapa tão indispensável quanto a venda em si, por tratar-se da manutenção do relacionamento entre a sua marca e o cliente. Podem ser usadas diversas ferramentas para se cuidar da pós-venda, seja oferecendo serviços de assistência técnica ou mesmo enviando uma mala-direta ou um e-mail marketing, tendo em vista que a partir do momento da compra eletrônica, a sua empresa passa a contar com um grande número de informações sobre cada cliente.
Contudo, se a sua empresa tem a disponibilidade de realizar um bom trabalho de comércio eletrônico, ter uma loja virtual pode ser uma ótima opção pelo fato de estar atuando em um mercado que a cada dia cresce mais, no entanto, se a sua empresa não conta com a infraestrutura adequada para realizar o E-Commerce, esta pode não vir a ser uma boa ferramenta de comunicação e comercialização para com os seus clientes.