Com o constante aumento do acesso à internet e com o desenvolvimento de diversas novas ferramentas de comunicação virtual, o marketing digital tem passado por importantes transformações no que dizem respeito às formas, aos conteúdos e às estratégias digitais para que se consiga manter atualizado ao mesmo tempo em que ofereça soluções inovadoras para os clientes de agências de marketing digital.
Recentemente, foram lançadas pesquisas de institutos renomados mundialmente sobre a utilização do marketing digital ao redor de todo o mundo. A seguir, apresentaremos alguns dados e estatísticas compiladas por diversas pesquisas, que permitem um embasamento teórico e comprovam o mercado em constante ascensão do marketing digital, além de revelarem as formas de consumo do marketing digital, as estratégias com maior aceitação e muito mais.
Redes sociais
Dado 1: 15% das pessoas que não são respondidas nas redes sociais tendem a fazer propaganda contra aquela marca. (Gartner Group)
Dado 2: O nível de utilização das mídias sociais por profissionais de marketing digital ficam entre 4-6 horas por semana. (Social Media Examiner)
Dado 3: 7,6% dos orçamentos de marketing digital são para as redes sociais. Profissionais de marketing apontam um cenário que chegue a 18,8% nos próximos cinco anos. (CMO Survey)
Dado 4: 60,2% dos profissionais de marketing procuram por ferramentas de análise para gerenciamento de mídia social. (SEOmoz)
Dado 5: 37% das marcas gostariam de usar o engajamento nas redes sociais para criar campanhas de marketing personalizadas para o cliente. (Forrester)
B2B (Business to Business)
Dado 1: 75% das empresas B2B não mensuram ou quantificam o engajamento social. (Satmetrix)
Dado 2: 84% dos profissionais de marketing que trabalham com B2B usam as mídias sociais de alguma forma. (Aberdeen)
Dado 3: 59% dos profissionais de marketing B2B dizem que o e-mail é o canal mais eficaz para gerar receita. (BtoB Magazine)
Dado 4: 49% dos profissionais de marketing B2B gastam mais tempo e recursos com e-mail do que em outros canais. (BtoB Magazine)
E-mail marketing
Dado 1: E-mails personalizados melhoram as taxas de cliques em 14%, e as taxas de conversão em 10%. (Aberdeen)
Dado 2: Os usuários de e-mail americanos apontam a grande quantidade de e-mails (69%) e conteúdo não relevante (56%) como as principais razões para cancelar o recebimento de e-mail marketing de empresas. (Chadwick Martin Bailey)
Dado 3: Mensagens de e-mails disparadas automaticamente têm 119% a mais de taxas de cliques do que as mensagens comuns. (Epsilon)
Dado 4: Mais de 50% dos entrevistados disseram que ainda não tinham percebido o valor do investimento em automação de marketing (Genius)
Dado 5: A adoção da tecnologia de automação de marketing deve aumentar em 50% em 2015. (Sirius Decisions)
Dado 6: 75% das pessoas preferem receber ofertas por e-mail a qualquer outro tipo de call-to-action. (Text Marketer)
Mobile Marketing
Dado 1: 80% dos usuários de internet móvel preferem anúncios com relevância local. (JiWire)
Dado 2: A receita mundial de publicidade móvel irá expandir 3,5 vezes o seu tamanho atual em 2016. (Yankee Group)
Dado 3: Mobile commerce será responsável por 24,4% das receitas globais de comércio eletrônico até o final de 2017. (ABI Research)
Dado 4: E-mails lidos em smartphones e tablets aumentaram 80% no primeiro semestre de 2012. (Litmus)
Análise de Marketing, Integração e Indicação
Dado 1: Apenas 6,8% dos profissionais de marketing acreditam que a rede social é “muito integrada” em sua estratégia, ao passo em que 16,7% acreditam que a estratégia não esteja integrada em todas as áreas. (CMO Survey)
Dado 2: CMOs gastam 8% de seus orçamentos em análise de marketing e esperam aumentar a porcentagem nos próximos dois anos. (CMO Survey)
Dado 3: É esperado um aumento de 60% com investimento em análise de marketing em 2015. (CMO Survey)
Dado 4: Quando um amigo de confiança faz uma recomendação, as chances de uma compra ser desencadeada são 50 vezes maiores do que quando a recomendação tem baixo impacto. (McKinsey Quarterly)
Dado 5: 62% dos adultos com menos de 34 anos estão dispostos a compartilhar sua localização para obter mais conteúdo relevante. (JiWire)
Com todos os dados apresentados, que foram obtidos por diversos institutos de pesquisa e foram divididos em cinco grandes seções para melhor entendimento, apresentamos algumas das principais métricas, estatísticas e projeções para o mercado de marketing digital, a fim de que você consiga comprovar o crescimento deste mercado e consiga planejar as melhores estratégias a serem implementadas pela sua empresa no momento de realizar as estratégias de marketing digital.