De nada adianta ter uma página no Facebook que aumenta centenas de curtidores por dia, se não refletir em um aumento do caixa no balanço de final do mês, não é mesmo? Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que podem fazer com que os seus fãs na rede social, consumidores em potencial de seus produtos ou serviços, passem a ser efetivamente seus clientes.
Dica 1: Conheça o seu público
Saiba quem são as pessoas que acompanham a sua página no Facebook. Através de algumas métricas disponibilizadas pela própria rede social, você consegue ter acesso a informações básicas sobre os seus fãs, como a região em que moram e a idade, no entanto, para que você consiga oferecer conteúdo capaz de ser convertido em venda, é possível que você faça uma análise mais minuciosa a cerca de hábitos, estilo de vida e comportamento dos seus curtidores, com a finalidade de que consiga oferecer publicações que possam incentivá-los diretamente a optar pela sua marca.
Dica 2: Geração de conteúdo inteligente
Conhecendo melhor o seu público, você vai estar apto a comunicar exatamente aquilo que pode ir de encontro ao que ele está procurando. É a chamada geração de conteúdo inteligente, em que através de pesquisas de tendências de mercado e informações sobre o público-alvo, você consegue oferecer exatamente aquilo que o seu consumidor está querendo, ou, em outras palavras, a sua empresa consegue dizer aquilo que o consumidor precisava ouvir para adquirir o seu produto/serviço.
Dica 3: O segredo está no relacionamento
A rede social deve ser utilizada para aprimorar o relacionamento entre empresa-cliente. Ao curtir a sua página, a pessoa já está dando um voto de confiança para a sua empresa, está autorizando o seu negócio a entrar em contato diretamente com ela, então, você deve saber como administrar este relacionamento contínuo com o seu público-alvo, para que possa convertê-lo em compradores efetivos do seu produto ou serviço.
Dica 4: Ofereça vantagens a mais e promoções exclusivas
Uma das técnicas que as maiores empresas têm utilizado para transformar curtidores em consumidores é a realização de promoções no sentido “curta, compartilhe e concorra”, ou então, concursos culturais incentivando o engajamento de cada usuário, por exemplo, “a imagem que tiver mais curtidas será a vencedora do sorteio”. Com isso, as empresas buscam aumentar o alcance total da página para que possam vir a se converter em dinheiro entrando nos caixas.
Dica 5: Sempre tenha em mente que a venda no Facebook não é apenas o produto/serviço
A principal conquista da sua empresa no Facebook é obtida através da possibilidade do relacionamento constante entre o cliente para com a sua marca, então, a maior venda que você pode obter neste sentido ocorre através da geração de valor da marca para o consumidor. Em outras palavras, o Facebook oferece a possibilidade de fidelizar ainda mais o seu cliente através do diálogo constante para com ele.
Dica 6: Integração com outras ferramentas de marketing digital
É muito importante que você utilize o Facebook para divulgar as suas outras ferramentas de marketing digital, como o blog da sua empresa, o site, ou ainda a loja virtual. Pense que os seus fãs que ainda não são consumidores da sua marca, realmente podem vir a ser através de algumas publicações inteligentes e voltadas para eles, portanto, saiba integrar o Facebook dentro do seu plano de marketing digital.
Dica 7: Lucre!
Conhecendo melhor o seu público-alvo, sabendo reconhecer aquilo que ele quer ver em sua timeline e compartilhar com a sua rede de contatos, oferecendo geração de conteúdo inteligente, antecipando novas tendências de mercado e aprimorando a relação entre marca-consumidor, você estará investindo no relacionamento para transformar curtidores em compradores.
Por fim, ainda cabe salientar que os seus curtidores não são apenas compradores do seu produto ou serviço, mas sim, são fãs da sua marca, que “compram” a ideologia da sua empresa e, se você trabalhar bem o relacionamento para com este público, pode vir a gerar o aumento dos seus lucros ao mesmo tempo em que desenvolve a imagem da sua empresa no ambiente virtual.