Ela apresenta a possibilidade de comercializar diretamente o seu produto para um cliente final, mas será que é indicada para o seu tipo de negócio? Será que a sua empresa conseguiria ter uma loja virtual? Para que você consiga responder a estas e a outras questões, desenvolvemos este artigo, ainda a fim de lhe ajudar a reconhecer se a sua empresa precisa ou não de uma loja virtual.
O Contexto
Com os dados de acesso à internet aumentando a cada dia mais, e o número de pessoas realizando as compras diretamente através dela crescendo, diversas empresas passaram a ter um site com a disponibilidade de e-commerce, ou seja, passaram a ter uma loja virtual para também vender os seus produtos.
É um mercado em constante expansão, e as empresas tem conseguido se aproveitar bem dele. Inclusive, há casos de empresa que fecharam as suas portas e passaram a comercializar os seus produtos apenas pela internet, por conta do baixo custo de manutenção e da ampla gama de vantagens oferecidas pela utilização deste serviço.
Vantagens da Loja Virtual
Cabe a cada empresário e a cada profissional de marketing decidir se a loja virtual é uma estratégia indicada para determinada empresa. Caso a sua empresa conte com a infraestrutura necessária para fornecer este serviço ao consumidor, esta é uma ferramenta que pode ser utilizada para aumentar os seus lucros.
Listamos abaixo algumas das vantagens de se ter uma loja virtual.
Economia: Você diminui os gastos com os colaboradores, com o aluguel, luz, água e demais taxas que tem em uma loja convencional.
Custo-benefício: Por um pequeno valor, cobrado pelos servidores da internet, você mantém a sua loja aberta 24 horas por dia, podendo comercializar os seus produtos em tempo integral.
Catálogo on-line: Através de técnicas publicitárias, você pode desenvolver um catálogo on-line com os seus produtos que seja ainda mais eficaz do que uma versão impressa.
Feedback: Através de relatórios de visitas a produtos, você consegue descobrir o que os consumidores estão procurando mais quando visitam a sua loja virtual, tendo assim, uma resposta sobre as necessidades do momento dos seus clientes.
Novos clientes: Ao ter uma loja virtual, você faz com que pessoas que não estariam presencialmente em sua loja, também possam consumir o seu produto, com isso, fazendo com que estas pessoas possam vir a se tornar novos clientes do seu negócio.
Objetividade: Muitas pessoas já acessam uma loja virtual sabendo o que procuram e realizam pesquisas em diversas lojas virtuais antes de efetivar uma compra na internet. Se o seu produto realmente for aquilo que o cliente procura, estiver exposto de forma correta em sua loja virtual e a sua empresa tiver a confiabilidade daquela pessoa, a sua loja virtual conseguirá converter visitas em compras.
Atenção para a infraestrutura do seu negócio
O grande risco a ser levado em conta na hora de optar por uma loja virtual é se a sua empresa conseguirá suportar a demanda que pode vir a partir dela. Na infraestrutura para o perfeito funcionamento de uma loja virtual, você precisa de um sistema para recepção dos produtos e de pessoas responsáveis pela logística para fazer com que ele chegue à casa do consumidor.
No caso da venda de produtos, não basta apenas que você receba o pedido dos usuários, é preciso também, que você tenha a disposição uma infraestrutura adequada para fazer com que aquele produto chegue intacto à casa da pessoa, ou seja, você tem que ter meios de transporte para fazer com que ela receba o que pediu virtualmente.
Além do transporte, você ainda tem que ter cuidado com o estoque, e constante atualização dele com a loja virtual, para evitar que alguma pessoa possa tentar adquirir algum produto que está em falta.
Então, se a sua empresa conta, ou pode vir a contar, com uma infraestrutura capaz de atender às demandas de uma loja virtual, seja esta demanda a nível regional ou nacional, conforme o seu tipo de negócio, investir em uma loja virtual pode ser uma boa opção para aumentar os seus lucros.