A definição especifica de rede social é uma ferramenta web que interliga pessoas do mundo todo em um único lugar. Entretanto, podemos dizer, em poucas palavras, que rede social é basicamente um meio de comunicação, uma forma de interagir com muitas pessoas ao mesmo tempo e esta interação faz com que todos conheçam novas amizades, encontrem amizades ou parentes distantes.
Algumas das redes sociais mais conhecidas são:
Facebook: antes dele, muitas outras já eram conhecidas só que o upgrade que o Facebook (também conhecido como “Face”) deu foi fantástico com o seu marketing voltado para a rede da amizade;
Twitter: Uma rede onde muitas pessoas interagem com artistas e programas, discutindo e defendendo o que acreditam através de frases curtas e bem objetivas.
LinkedIn: rede social muito usada para a o mundo profissional, onde você cria a sua rede e expande seus conhecimentos com o que tem de melhor.
Instagram: A nova sensação do momento, uma rede social mais diferenciada, onde postamos fotos de diversos modos e pequenas frases para relatar o momento, uma rede social que tem como objetivo eternizar os momentos da vida através da foto.
Blog: Não deixa ser uma rede social, só que para meios específicos com seguidores assíduos sobre os posts que são elaborados.
Seja qual for a rede social, o que podemos dizer delas é que todas têm um objetivo em comum: conectar diversas pessoas de muitos lugares diferentes em um mesmo local, com os mesmos objetivos: conversar, divulgar marca ou negócio, passar informações variadas ou simplesmente criar novas amizades, enfim, conectar pessoas com pessoas.
O melhor disso para uma empresa, é que é possível utilizar as redes sociais como um meio de comunicação e relacionamento com clientes e divulgar seus produtos nas redes sociais de uma forma super segmentada, conseguindo assim, obter leads e potenciais clientes de uma forma bastante relevante.