É importante que se saiba que os sites não são todos iguais. Eles se diferenciam conforme a sua estrutura, a sua concepção, as suas funcionalidades e o seu objetivo. A seguir, analisaremos os principais tipos de sites, para que você consiga decidir qual se enquadra melhor ao perfil da sua empresa e se ajusta melhor às suas necessidades.
Os tipos de sites:
Os sites podem se dividir em seis grandes categorias, são elas: institucional, informativo, portal, hotsite, logs e e-commerce.
Institucional: São aqueles sites que funcionam apenas para apresentar a sua empresa e os seus produtos. Os modelos mais simples deste tipo de site geralmente são divididos em quatro seções (home, quem somos, produtos e contato), sendo sites estáticos e apresentando poucas funcionalidades. Há modelos mais elaborados, que funcionam com gadgets e apresentam opções a mais para quem navega nele, e podem ser vistos como sites que posicionam muito bem a sua marca na internet.
Informativo: É considerado informativo todo aquele site que mantém uma atualização constante de conteúdo, com seções como “notícias”, ou “novidades”, ou até mesmo um blog. Este tipo de site tende a ter um número maior de acessos, pois, quem gosta do conteúdo gerado em um site informativo, tende a voltar para acompanhar as outras novidades, então, pode ser uma boa ferramenta a fim de fidelizar o cliente.
Portal: Trata-se de um conjunto de sites e só é recomendável para empresas que se separam em diversas marcas, que atuam em diversos segmentos, e que já possuem uma ampla história de mercado. Por ser um modelo bem elaborado, com dezenas ou até centenas de páginas, os portais tendem a oferecer grandes números de navegação, se bem divulgados.
Hotsite: São sites que funcionam por um curto período de tempo, e devem ser utilizados apenas se a sua empresa já possui um site. São recomendados para eventos, promoções ou datas especiais e outras comunicações que precisem de um suporte maior de divulgação. Geralmente, funcionam com integração à base de dados, e são ideais para a formação de mailing. Ainda são ótimas opções para se divulgar um produto ou serviço da empresa que mereça um destaque a mais.
Logs: Tendo a possibilidade de ser um blog (onde são apresentados conteúdos em geral), flog (apenas fotos), vlog (apenas vídeos) ou audiolog (apenas áudios), os logs são ideais para complementar a comunicação expressa em qualquer site. Um blog tem como principal característica o alto nível do retorno de visitas. Ou seja, o consumidor que acessar o blog da empresa uma vez, se gostar do conteúdo, apresenta a tendência de retornar mais vezes.
Loja on-line (e-commerce): Com um site comercial, você pode disponibilizar a venda imediata do seu produto ou serviço através do e-commerce. Embora seja o tipo de site mais aconselhável para o varejo, os sites que disponibilizam o comércio eletrônico são ideais para os empresários que buscam aumentar as suas vendas diretas. Cabe salientar que para a empresa optar por uma ferramenta de venda como esta, ela precisa dispor de uma infraestrutura adequada para desempenhar o serviço.
Após todos esses tipos de sites e dicas de quais são mais aconselháveis para quais finalidades, você já deve conseguir escolher qual é o melhor tipo de site para a sua empresa. Lembre-se ainda que o site é um dos elementos mais importantes de sua campanha de marketing digital, então, é importante que haja o planejamento detalhado de como será o seu site, com que propósito ele funcionará, e quais serão as funcionalidades que ele deverá apresentar.