Entender o que é geração de leads é o primeiro passo para sua empresa vender mais. Se você quer ter resultados de verdade e saber como aumentar seu número de clientes na prática, continue com a leitura deste artigo e confira os tópicos a seguir:
- O que é geração de leads
- Como gerar leads com eficiência
- Dicas para geração de leads
- O que é geração de leads
Antes de entender o que é geração de leads, vale a pena compreender o significado do termo lead. Ele se refere aos clientes em potencial do seu negócio, no entanto, ainda no topo do funil de vendas, quando não se tem muitas informações a seu respeito.
Diferente de um prospect, o lead demonstra interesse pelo produto ou serviço da empresa, uma vez que já acessou os seus canais digitais. A partir daí, é preciso descobrir mais a respeito do lead e guiá-lo pela jornada de compras até que haja a conversão de vendas e posterior fidelização.
Para tanto, é preciso investir em diferentes técnicas para gerar leads, a fim de obter os dados pessoais desse consumidor, inclusive, o seu e-mail, para que seja possível manter a comunicação. Portanto, o que é geração de leads trata-se de transformar visitantes do seu blog ou site em futuros clientes.
Como gerar leads com eficiência
A técnica básica para gerar leads é ter um site ou blog, pois neles é possível disponibilizar um formulário para que o visitante inclua os seus dados pessoais e o seu e-mail. As redes sociais também são aliadas dessa estratégia, desde que nos posts haja um link que leve para a página com o cadastro. No entanto, é necessário motivar o visitante a fornecer informações a seu respeito, o que pode ser feito com a oferta de um brinde ou presente. Esses são as chamadas iscas digitais, como é o caso de e-books, templates, infográficos, webinars e série de conteúdos, entre outros.
O melhor é escolher o tipo de isca que mais combina com o seu público, assim, são maiores as chances dele fornecer os seus dados em troca do brinde. Mais uma técnica para você que quer saber mais sobre o que é geração de leads é manter com periodicidade a publicação de novos conteúdos na sua mídia. Essa prática, entre outras técnicas de SEO, faz com que mais internautas acessem o seu site ou blog e, por consequência, haja um maior número de visitantes para preencher o formulário e aumentar a sua lista de leads. Os anúncios pagos, como o Google Ads, complementam essa técnica, ao proporcionar um fluxo contínuo de visitas no seu endereço virtual.
Dicas para geração de leads
Depois de entender o que é geração de leads e como fazer isso de maneira eficiente, confira a seguir algumas dicas importantes:
Invista no marketing de conteúdo
Como mencionado, é importante haver uma frequência nas publicações do seu blog ou site para atrair visitantes e possíveis leads. Mas além da periodicidade é preciso estar atento à qualidade do conteúdo, que deve ser relevante e de interesse do seu público.
Para tanto, é essencial conhecer muito bem o seu perfil e entender as suas necessidades, inclusive, aquelas que podem ser supridas com o seu produto ou serviço. Assim, você consegue criar conteúdos que realmente chamem a sua atenção.
Aposte nas técnicas de SEO
Há diversas formas de atrair mais clientes em potencial para a sua mídia de maneira orgânica, ou seja, sem ter que pagar, além dos conteúdos relevantes para o seu público. Entre elas, o uso correto das palavras chaves, textos coesos e coerentes, imagens com alta resolução, boa navegabilidade, etc. Todas elas contribuem com o melhor posicionamento do seu blog ou site nos resultados de busca do Google. Mais uma vez, estar bem ranqueado aumenta as chances de um maior número de internautas acessarem a sua mídia e se tornaram leads do seu negócio.
Faça formulários adequados
Mesmo oferecendo uma isca digital atrativa para os visitantes da sua mídia, você corre o risco de não obter sucesso se o formulário que deve ser preenchido for muito extenso. Apesar desse momento ser propício para conseguir o máximo de informações a respeito do seu público, evite fazer uma lista longa de perguntas. O internauta pode não só achar ruim fornecer muitas informações como pode achar trabalhoso. Portanto, crie um cadastro rápido de preencher e com as informações que sejam mais pertinentes para o entendimento dos seus leads e sua posterior segmentação.
Utilize com inteligência os leads gerados
Agora que você já descobriu tudo sobre o que é geração de leads, é bem provável que esteja pensando sobre o que fazer com eles depois. Afinal, apenas gerá-los não é o suficiente para aumentar a conversão de vendas, por isso, o próximo passo é utilizar as informações reunidas. O uso de e-mail marketing é uma das práticas mais comuns, já que com o envio de uma sequência de e-mails você pode firmar uma relação com o leads e guiá-lo na sua jornada de compra.
Neles, você deve enviar conteúdo relevante para o cliente em potencial a fim de convencê-lo que a sua empresa atende as suas necessidades. Além disso, com os dados obtidos você pode segmentar os leads e descobrir em qual etapa da jornada de compras eles estão. Desse modo, é possível enviar e-mails personalizados que convertam em vendas com mais rapidez.