Chamar a atenção de suas personas e gerar engajamento entre elas é um desafio contínuo para quem trabalha ou investe em comunicação digital. Afinal, como gerar engajamento e fornecer um conteúdo de qualidade ao mesmo tempo?
Na maior parte do tempo, estamos criando artigos otimizados em SEO para um bom ranqueamento, separando-os em tópicos e subtópicos para uma melhor legibilidade, buscando passar informações claras e diretas e esperando que o texto recebe a mesma atenção com a qual ele foi produzido, mas sem nos preocupar se de alguma forma aquele artigo está sendo interessante de fato ao universo do leitor.
Porém, principalmente nas redes sociais, um conteúdo formal demais ou até um pouco robótico não alcança resultados muito satisfatórios. Isso se dá porque em sua grande maioria, as pessoas estão passando o tempo em seus smartphones buscando por distração e diversão; algo que os envolva emocionalmente.
Sabendo disso, é essencial um conteúdo mais despojado, de humano para humano, para gerar engajamento espontâneo nas redes. E despertar as emoções do seu público de maneira inteligente pode surtir um resultado muito positivo.
Estratégias para gerar engajamento através de emoções
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Entenda seu nicho e seu público
A primeira coisa a ser mapeada na sua estratégia é o segmento do seu negócio, o perfil da sua empresa e a linguagem que ela usa. Em segundo lugar, suas personas devem estar muito bem alinhadas com seu público-alvo real e traçar as possíveis reações à sua nova estratégia.
Traçar um perfil psicológico do seu consumidor é muito importante nesta etapa. Assim, é muito mais fácil comunicar-se com ele. Por exemplo: qual linguagem apropriada para falar com ele, de que tipo de humor ele é, o que os irrita, frustra ou agrada, quais são seus anseios e dificuldades, os valores pessoais, etc.
Quanto mais informações, melhor. Avaliando tudo isso, já temos um perfil emocional pronto e fica muito mais fácil saber como captar a atenção do usuário em questão.
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Trace objetivos
Aqui, devemos levar em conta aquele clichê máximo das relações humanas: “Não desperte o interesse de uma pessoa se você não tem nada a oferecer”. Por isso, antes de sair postando memes para tirar o riso do seu público, é essencial saber onde se quer chegar para trabalhar a informação adequada.
Se a intenção primeira é aumentar o reconhecimento da marca e crescer o perfil, você deve criar um conteúdo para gerar engajamento positivo, estimular emoções alegres e curiosas e despertar o interesse do público em sempre acompanhar seus canais. Essa estratégia deve ser aplicada sempre que possível, mantendo o engajamento das pessoas em alta e seus posts começarem a viralizar.
Caso a meta é direcionar o espectador à próxima etapa da compra, o conteúdo precisa ser mais agressivo e imediatista, estimulando a resposta emocional instantânea necessária para realizar determinadas ações, como resolver um problema, acabar com a dor, aproveitar uma oportunidade que está acabando, etc.
Lembre-se sempre: você tem uma média de 2 segundos para despertar o interesse do seu público. Depois disso, deve-se trabalhar para gerar engajamento, alimentar as emoções e guiá-las para sua meta.
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Seja prático
Ninguém gosta de muitos rodeios, então quanto mais direto ao assunto você for, melhor. Para isso, é importante que o segundo passo esteja bem definido para não meter os pés pelas mãos.
Se você quer aumentar o alcance da marca e obter reconhecimento através de compartilhamentos, suas personas precisam identificar valor no seu conteúdo. Se você quer captar novos clientes, deixe claro de forma direta o quanto seu produto ou serviço pode ajudá-la a resolver seus problemas.
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Relacione-se
Entendi meu nicho, meu público, tracei meus objetivos e despertei a atenção do meu público de maneira prática e agora?
O post bombou, a galera compartilhou e todo mundo comentou. Massa! Agora é manter o engajamento e não deixar a peteca cair.
Quando o post dá super certo, temos um excelente parâmetro para entender o tipo de conteúdo que o seu público busca e se identifica. Daqui pra frente é só usar essas informações para continuar a envolver seu consumidor potencial, mas lembre-se: seja criativo, afinal, ninguém ri da mesma piada pra sempre.
Ao passo que você for conquistando seu espaço e desenvolvendo emoções de confiança e segurança no leitor, pode ser que ele ainda demore um pouco para comprar, mas vai ser na sua marca que ele vai pensar quando tiver alguma dúvida sobre seu serviço ou produto.
Emoções são importantes
Por experiência própria, às vezes estamos tão robotizados nas técnicas de geração de conteúdo que esquecemos que estamos escrevendo para outras pessoas como nós. Acabamos escrevendo o artigo para a máquina do Google nos entender como relevantes, mas não escrevemos para o leitor final de fato.
Então, para criar um relacionamento duradouro com seu consumidor, é essencial que se conecte com a emoção dele, sempre com a consciência de que cada negócio é um negócio e cada público é um público diferente e com emoções diferentes.
Faça uma boa pesquisa, pratique a empatia e escreva com o coração. No fim de uma boa estratégia, os resultados são compensadores!
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