Pensar em uma estratégia de Google Ads para advogados exige mais do que apenas o conhecimento técnico da ferramenta. Observar algumas regras é fundamental para garantir que seu escritório tenha sucesso na captação de leads, sem infringir as normas determinadas pelos órgãos regulamentadores.
Para saber mais sobre como colocar a estratégia certa em prática, continue com a leitura deste artigo e veja os tópicos que você encontrará a seguir:
- Como funciona o Google Ads
- Como funciona o Google Ads para advogados
- Dicas práticas para anunciar no Google Ads
Como funciona o Google Ads
Se você chegou até aqui, deve saber que o Google Ads é uma das principais ferramentas utilizadas por profissionais e empresas que desejam gerar leads qualificados através dos anúncios patrocinados que aparecem nas primeiras posições dos resultados de pesquisas em mecanismos de busca. De forma bastante resumida, a ideia central é ocupar as primeiras posições para atrair a atenção dos usuários e aumentar as chances de conversão.
Vale lembrar que é possível posicionar seu site na primeira página de pesquisa para determinada palavra-chave (o nome da sua empresa, por exemplo), porém o investimento em anúncios ainda é a forma mais rápida de alcançar seus primeiros resultados.
Em geral, o público que já tem uma predisposição em saber mais sobre determinado segmento, produto ou serviço, também tem mais chances de converter. Em outras palavras, quando você alcança pessoas que estão mais propensas a interagir com a sua empresa, aumenta as oportunidades reais de negócio.
Como funciona o Google Ads para Advogados
Quando falamos em Google Ads para advogados, o principal ponto de atenção é que os anúncios só podem ser direcionados para materiais educativos. Por isso, inserir a ferramenta como parte da sua estratégia de marketing jurídico é extremamente eficaz, especialmente para escritórios que investem na produção de conteúdo e atualização do blog.
Outro benefício é a acessibilidade e o dinamismo do valor investido, já que o sistema de pagamento funciona por créditos. Depois de fazer o pagamento do boleto, esses valores são descontados a cada clique. Com a otimização certa, fica mais fácil direcionar seus investimentos para quem realmente tem interesse em saber mais sobre seu escritório.
As diferentes possibilidades de segmentação também merecem destaque. Além dos critérios de escolha, também é possível negativar palavras, ou seja, esconder seu anúncio para determinadas pesquisas que não têm relevância para o seu negócio. Por exemplo, vagas de emprego em escritório de advocacia ou alguma outra especificação diferente daquela que você deseja ser encontrado.
Dicas para anunciar no Google Ads
Algumas dicas práticas podem te ajudar a acelerar os resultados na hora de estruturar sua campanha de Google Ads para advogados. Separamos algumas delas para você começar:
- Escolha bem as palavras-chave
Escolher as palavras chaves certas é o primeiro passo para uma campanha de sucesso. Elas devem ser utilizadas nas expressões que farão parte do anúncio e devem atrair a atenção do público para aumentar as chances de clique. Advogados que trabalham com questões trabalhistas, por exemplo, podem apostar em “Escritório especializado em Direito Trabalhista em SP”, além de outras semelhantes.
Ao escolher o conteúdo, tenha em mente como seu público fará a pesquisa e o que espera encontrar como resposta. Para diversificar, você pode escolher sinônimos e buscar abordagens mais didáticas.
- Use a estratégia de negativar palavras-chave
Como falamos antes, negativar palavras é fundamental para não gastar seu orçamento com termos que não correspondem àqueles para os quais você deseja aparecer. Assim, ainda que parte dessas pesquisas esteja relacionada à sua atuação, quando a plataforma identificar uma palavra negativada, não exibirá seu anúncio.
Alguns exemplos são expressões como curso, emprego, vagas, etc. Essas são palavras que podem aparecer junto com o termo advogado, mas na realidade os internautas que as pesquisam buscam por outros tipos de resultado, como vagas de emprego para advogados ou cursos para esses profissionais.
- Aposte na segmentação do público
Anúncios no Google Ads para advogados também podem ser segmentados, o que significa que o anúncio é apresentado apenas para um determinado grupo de pessoas. A segmentação é feita com base em critérios, como: localização, idade e gênero.
- Diversifique os anúncios
Além dos anúncios nos resultados de busca de pesquisa, a plataforma do Google Ads também inclui a exibição em outros locais, como sites e blogs de terceiros e páginas de notícias.
- Realize testes A/B
Mais um recurso do Google Ads consiste em testar diferentes tipos de anúncios. Desse modo, o advogado pode criar várias versões de um mesmo anúncio, com palavras-chaves distintas, além de outras características, e depois de algum tempo verificar quais deles mostram os melhores resultados.
Pela própria ferramenta é possível verificar quantos cliques cada um teve. Além disso, o Google Ads dá uma nota para cada campanha, com uma pontuação que varia de um a dez e indica o que está prejudicando a sua nota. Com isso, consegue-se identificar o anúncio mais assertivo.
Cuidados para advogados que desejam anunciar
O Google Ads Advogados pode contribuir bastante com a sua estratégia de marketing jurídico. Porém, é importante estar atento a alguns cuidados para não transgredir as normas estipuladas pela OAB.
De acordo com o Código de Ética e Disciplina da entidade, o advogado pode anunciar seus serviços, desde que com moderação e discrição. Outro requisito é que o material seja exclusivamente informativo. Mais um ponto relevante é que não existe uma regra nacional a respeito do uso do Google Ads.
É comum que os conselhos de ética da OAB tenham entendimentos distintos em cada estado brasileiro. Desse modo, o mais adequado antes de investir no Google Ads para Advogados é consultar uma agência especializada em marketing digital com foco nessa ferramenta. Fale agora mesmo com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar!