Hoje, uma das maiores dúvidas dos clientes quando falamos de marketing digital é a respeito do melhor lugar para publicar anúncios: Facebook Ads ou Google AdWords? Qual deles é o melhor? O que eles possuem em comum e quais são suas diferenças?
Google Adwords
A vantagem dessa forma de anúncio é que os usuários já estão procurando por uma palavra-chave que você relacionou ao seu serviço, então estão mais propícios a fechar negócio. Você oferece exatamente o que eles estão procurando no momento em que precisam, a taxa de conversão é alta e é fácil medir o retorno sobre o investimento.
Outra forma de anunciar no Google, é através da rede de display, onde estão os sites que participam de programas de afiliados do Google: o Google Adsense. Aqui é possível anunciar no YouTube, Gmail e outros sites.
Para publicar um anúncio, paga-se somente quando for clicado. Não existe valor mínimo para uma campanha, o anunciante é quem decide até quanto está disposto a investir. A plataforma ainda fornece estatísticas com estimativas de tráfego e custo de palavras-chave que ajudam no planejamento.
Facebook Ads
Nos últimos anos surgiu uma alternativa ao Google Adwords, dependendo do objetivo da empresa com uma campanha: o Facebook Ads, principalmente para segmentação de público.
Os anúncios no Facebook tem texto e foto e podem direcionar para seu site ou fanpage. Se a sua opção for para divulgar a fanpage da marca, é possível promover através de histórias patrocinadas, posts patrocinados e a opção curtir.
No caso do site de uma marca ou e-commerce, por exemplo, é possível escolher com bastante precisão o público que se deseja captar. Pela própria característica da rede social, é possível segmentar o público por sexo, cidade, estado, idade, estado civil, profissões, interesses pessoais, etc. Da mesma forma, você consegue controlar o quanto pagar.
A principal diferença é que o usuário está navegando pelo feed de notícias e vê os anúncios nas laterais ou na sua própria timeline, diferente do Adwords, em que o usuário está buscando pela palavra-chave naquele momento. Isso significa que apesar de muito mais direcionado para o público, o anúncio tem uma taxa menor de conversões.
A vantagem é atrair clientes que estejam em estágios iniciais de interesse em seu produto ou serviço. Para quem está em busca de construir um relacionamento com o cliente e atrair o usuário para a fanpage pode ser o melhor negócio, não sendo tão importante a venda imediata.
Qual é a melhor escolha?
Não existe melhor escolha pois ambos os canais têm um retorno incrível, o que deve ser analisado é o comportamento do público a ser atingido, as palavras que serão utilizadas em Google AdWords e a segmentação ser inserida de forma correta no Facebook Ads.
Essa análise de investimento deve ser feita por profissionais que conseguem entender qual a necessidade de seu público e como o investimento deve iniciar e quais os próximos passos, criando assim um planejamento para a verba em Marketing Digital.
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