O Google Discover é a novidade para quem achava que gerar tráfego orgânico era só através de SEO. Esse é um recurso relativamente recente, disponível para dispositivos móveis e que promete trazer excelentes resultados para quem souber aproveitar.
Antes de começar, vale dizer que os primeiros testes começaram com o Google Feed em 2017, depois ele passou por algumas otimizações, ganhou uma repaginada e até um novo nome.
Em resumo, ele traz um feed de conteúdos selecionados com base no histórico de interesses do usuário registrado pela ferramenta. Em outras palavras, isso significa que, além de planejar sua estratégia de SEO para o posicionamento nos resultados de busca, você também pode (e deve) considerar sobre como ela pode aparecer no Google Discover. Os números têm sido animadores para quem iniciou as otimizações, tanto em resultados de cliques, como números de novas impressões (quando o seu site aparece, mas o usuário decide não clicar).
Nesse artigo, vamos falar sobre o que você deve saber antes de traçar sua estratégia, quais são as principais oportunidades que a novidade traz e como você pode começar.
O que é o Google Discover?
A ideia do Google é garantir que seus usuários tenham as melhores experiências, mesmo antes de fazer uma pesquisa. É aí que entra o Google Discover: um feed construído com base nos conteúdos que você provavelmente vai gostar. Ele funciona de uma maneira bem parecida com a timeline das principais mídias sociais, com a diferença de estar disponível apenas nos dispositivos móveis.
Existem três maneiras de acessar:
- Pelo app do Google
- Pelo navegador mobile
- Em dispositivos com a função de deslizar para a direita na tela inicial
A aba Discover fica localizada no menu inferior, é só clicar e navegar. A aparência traz uma introdução dos conteúdos recomendados com: imagem, título, resumo, fonte e data da publicação. Em geral, os links são bastante recentes e podem incluir vídeos, placares esportivos, condições climáticas, índices financeiros, entretenimento e etc. Todos eles são, obrigatoriamente, relacionados ao seu histórico de navegação e ao que o Google entende que faz sentido para você. Quer mais? É só autorizar!
Com a sua permissão, até mesmo seus arquivos de áudio e voz podem ser utilizados para otimizar os resultados do Discover, junto com suas informações de localização, dados de contatos e atividades em sites e aplicativos.
Outra novidade que o buscador traz é a opção ‘seguir’. Ao pesquisar por determinado assunto, você pode clicar em descobertas interessantes e escolher ficar por dentro de qualquer novidade relacionada ao tema. É só procurar o asterisco e dizer ao Google que aquilo realmente interessa. Se mudar de ideia, vá em ‘Gerenciar Interesses’ e oculte a opção marcada.
Ao ser impactado por um conteúdo, lembre-se de dizer ao Google se aquela informação é ou não relevante. Sua opinião conta muito para a ferramenta! 😉
Agora que você já sabe como usar a ferramenta como usuário, é hora de aprender como aproveitar o recurso para aumentar a visibilidade do seu negócio.
Como minha empresa deve usar?
O que você acha que acontece se o seu site estiver entre as descobertas recomendadas pelo Google? Com certeza seu tráfego irá aumentar e o trabalho de SEO será potencializado. Mas como fazer para chegar até lá?
Acredite ou não, no lançamento do Google Discover, o total de usuários mensais bateu a casa dos 800 milhões e alguns site perceberam um aumento repentino no número de visitas vindas de dispositivos móveis. Essa exclusividade mobile é um dos grandes diferenciais, que faz com que esse recurso seja cada vez mais essencial.
Graças aos celulares, as pessoas estão conectadas full time. Por isso, quanto mais rápido elas tiverem acessos a conteúdos que interessam, mais rápido também os trabalhos de SEO apresentarão resultados. Isso vale para notícias, materiais ricos, vídeos e outros formatos.
Quando falamos em frequência, quanto mais você aparecer, melhor. Ter conteúdos sempre fresquinhos e manter a agilidade de publicação também te ajuda a se posicionar como referência para o seu público. Junto com as mídias sociais, é uma estratégia para se aproximar do seu cliente também.
A estratégia de conteúdo é similar às dos demais canais. Produza conteúdos consistentes, utilize imagens de alta qualidade, fale sobre temas do momento e garanta que o usuário encontre o que procura quando te der a oportunidade do clique.
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