O Google está lançando uma grande mudança no formato de exibição de anúncios: a remoção de anúncios do lado direito de seus resultados de busca no desktop (computadores, laptop e tablets), de acordo com o site Search Engine Land. Com isso, os anúncios aparecerão somente na parte superior e inferior da página, assim como já acontece nas buscas realizadas através de smartphones. Essa mudança é resultado de testes realizados pela empresa, que começou por volta de 2010, e será realizada em todos os países e idiomas.
Além dessa mudança, o Google poderá exibir um anúncio adicional no topo, para pesquisas consideradas altamente comerciais. De acordo com o Google: “Estamos testando este layout por um longo tempo, por isso algumas pessoas podem vê-lo em um número muito pequeno de consultas comerciais. Nós continuaremos fazendo ajustes, mas isso é projetado para consultas altamente comerciais, onde o layout é capaz de apresentar resultados mais relevantes para pessoas procurando e uma melhor performance para os anunciantes.” Como exemplos de consultas, podemos mencionar: “seguro de vida”, “seguro de carro” e “cotação de consórcio de imóveis”.
Há apenas duas exceções na quais os anúncios aparecerão do lado direito:
1) Anúncios da Lista de Produtos
Os anúncios da lista de produtos (em inglês Product Listing Ads – PLA) são um formato exclusivo de anúncio de lojas virtuais, que permite incluir informações do produto, como: imagem, título, preço, mensagem promocional e nome da loja ou empresa. Os anúncios da lista de produtos são exibidos em uma caixa exclusiva na Pesquisa do Google acima ou a direita dos resultados de busca, separados dos anúncios de texto, e no Google Shopping. Para ser elegível a rodar esse tipo de anúncio é necessário ter uma conta do Google AdWords e outra do Google Merchant Center.
2 ) Anúncios no Painel de Conhecimento
Também conhecido como Knowledge Panel, inclui informações adicionais sobre marcas, produtos ou serviços.
A remoção dos anúncios de links patrocinados do lado direito, torna a experiência de busca através de todos os dispositivos mais padronizada. Por outro lado, pode tornar a vida dos anunciantes mais difícil, já que poderá haver uma guerra maior por uma melhor posição, com consequente aumento do custo por clique (CPC). Além do lance de CPC, o Índice de qualidade é outro componente importantíssimo para melhorar o posicionamento de um anúncio no Google.