O mundo está mudando e os veículos de comunicação tem tido um papel importante na disseminação dos novos valores da humanidade. Respeito, empatia, fraternidade e cooperativismo são qualidades humanas há muito tempo perdidas e que estão sendo resgatadas nesse momento de transição da humanidade; e é aí que entra a humanização de marca.
A humanização de marca não é só uma estratégia de posicionamento de marca, mas um apelo e uma tendência cada vez mais real e consistente do comportamento dos novos consumidores. Em suma, existe uma exigência e uma demanda gigantesca por marcas que estejam engajadas com propósitos sociais e coletivos e que enxerguem seus consumidores como seres únicos e que vão muito além de um montante numérico.
O que é a Humanização de marca?
A grande maioria das marcas brasileiras nutrem uma relação razoável de compra e venda com seus consumidores. Enquanto isso, os consumidores têm se sentindo cada vez mais desamparados de um atendimento exclusivo, de instruções consistentes e de um suporte qualificado em casos de necessidade. Com isso, tem crescido o número de empresas que têm investido em profissionais de humanização de marca para tornar a relação mais humana a clientela da marca, gerando empatia, confiança e credibilidade.
Há uma necessidade latente no mercado de resgatarmos nossa capacidade essencial de sermos humanos, principalmente após a onda nociva do capitalismo selvagem, da padronização no que é dito por bonito e do incentivo ao consumo desenfreado terem massacrado a saúde mental de grande parte da humanidade. Sendo assim, existe uma movimentação no mercado do marketing clamando para um reposicionamento de marcas, tornando-as mais humanas, compreensivas, empáticas e tomando a frente de grandes causas sociais.
Quem precisa ter a marca humanizada?
Está aí uma boa pergunta: quem precisa de humanização de marca? Resposta: todas as marcas, independente de seus tamanhos. Por que?
A tendência é que todas as marcas se humanizem nos próximos anos.
Portanto, quanto antes você traçar uma estratégia de reposicionamento de marca e implementar a comunicação e estratégias humanas no seu negócio, você estará à frente de toda a sua concorrência.
Quanto menor ou nova for a marca, mas fácil de implementar a humanização
É melhor começar cedo do que esperar a marca estar em evidência para repensar a sua estratégia de comunicação. Quanto menor for seu alcance, mais fácil de transformar seu relacionamento com seus consumidores e mais fiéis seus consumidores serão.
Seja melhor amigo do teu cliente
Se o produto que você procura estiver sendo vendido pelo mesmo preço de uma marca desconhecida e de um microempreendedor amigo seu, de quem você vai comprar? A pergunta desta resposta já é um motivo bom o suficiente para você querer ser melhor amigo do teu cliente.
Como humanizar uma marca?
De dentro pra fora
Para implementar a humanização de marca na sua empresa, você deve começar de dentro para fora. Precisa ser honesto, verdadeiro e duradouro e não ser encarado apenas como uma estratégia.
Para isso, você deve voltar lá aos primeiros passos de quando você estava idealizando a sua marca e repensar nos três pilares que sustentam o seu negócio enquanto marca: visão, missão e valores.
É a parte desses pilares que você vai voltar às origens, resgatar sua essência como ser humano, alinhar seu interesse financeiro com a forma como você expressa quem você é através do seu negócio e, enfim, levantar a bandeira das causas que tenham a ver com aquilo que você acredita. Seja uma grande causa social ou um simples atendimento empático e personalizável.
Desta forma, fica mais fácil de você inspirar as pessoas certas e atingir o seu consumidor ideal, criando uma relação bilateral de cooperativismo, construção e reciprocidade.
Fale a mesma língua para a humanização de marca
Para uma conexão real com o seu público, você deve falar a mesma língua que ele. Então, defina sua persona e vá aperfeiçoando ela à medida que seu negócio e seu público crescem.
Falar a mesma língua da sua comunidade gera identificação e causa a sensação de confiança a quem está do outro lado da telinha. Na transformação digital, não tem essa de norma culta e português perfeitamente falado, a gente quer é falar com pessoas e não robôs, lembra?
Inspire através de histórias
Uma forma eficiente de você mostrar o quanto está empenhando na humanização de marca é contar histórias. Afinal, histórias conectam e emocionam, ficando marcadas nos corações dos ouvintes.
Conte a história de superação de seus funcionários, conte como o seu negócio mudou a vida de algum cliente, conte como sua empresa nasceu e como superou os mais difíceis obstáculos.
As pessoas não querem ouvir a soberba das grandes marcas que dominam o mercado. Elas querem ouvir quem é o nome por trás da grande marca e o que ele precisou sacrificar para alcançar o sucesso da empresa.
Mas lembre-se: conte histórias reais. É storytelling, não lorotelling!
Seja presente e forneça um atendimento incrível
Quem não é visto não é lembrado, já ouviu falar disso? Então esteja presente onde seu consumidor está. Qual é o lugar que ele está se relacionando com outras marcas e pessoas todos os dias?
Acertou quem falou redes sociais. Não precisa postar religiosamente todos os dias. Mas é necessário se fazer presente.
Trace estratégias de posts/stories para gerar interação e portfólio, mas também trace uma boa estratégia de sac e monitoramento nas redes sociais. Ter um atendimento ágil, pessoal e assertivo através das redes sociais é um dos principais pontos para humanizar a sua marca.
Humanização de marca não é sobre estratégias, é sobre pessoas
A gente fala muito sobre reposicionamento de marca e sobre estratégias, mas é válido frisar que a humanização de marca é sobre pessoas. Então, reposicione seus valores e trace estratégias de atendimento e relacionamento, mas não robotize sua comunicação.
Otimize a forma de se relacionar com pessoas, mas alimente um relacionamento de pessoa para pessoa; uma relacionamento humano.
As pessoas querem ter a segurança de contar com a empatia de quem digita do outro lado da telinha; querem ter a honestidade de um ser humano que entende a sua dor, contar com a garantia de terem seus problemas resolvidos.
Então, antes de qualquer coisa: menos número e mais pessoas; menos foco no lucro e mais foco na solução de problemas.
Lembre-se sempre: seja o melhor amigo do seu cliente!
Se você quer um atendimento exclusivo da equipe Spiner para humanizar a sua marca e traçar estratégias de comunicação e monitoramento assertivos e focados em solução, entre em contato com a gente!