Você que investe em publicidades e estratégias de marketing para ganhar novos clientes, sabe que não é fácil decidir para quais plataformas vão o seu investimento ou qual estratégia de Marketing Digital é a melhor para seu negócio. Afinal, uma dúvida muito comum em relação a isso é saber se está realmente escolhendo a opção certa em relação ao seu público alvo. Por isso, neste texto vamos explicar para você dois tipos de estratégias altamente difundidas no marketing e te mostrar prós e contras de cada uma delas. Apresentaremos para você as estratégias de inbound e outbound marketing. Se você quer saber mais sobre este assunto, continue, pois este texto é para você.
Primeiramente, por que você precisa saber o que é Inbound e outbound marketing?
Para desenvolver qualquer ação para atrair pessoas ao seu negócio, seja ele online ou offline, é muito importante saber qual o caminho que esses contatos vão fazer para chegar até você. Isso é necessário para que toda a comunicação seja planejada com a linguagem ideal para cada momento em que o público se encontra. Por isso, as estratégias de inbound e outbound possuem as suas especificidades de atuação e podem, cada uma à sua maneira, gerar vendas. Quer saber como? Confira!
O que é outbound marketing
O outbound marketing tem por objetivo alcançar um público amplo com a veiculação de campanhas bem abrangentes, que visam atingir a vários tipos de públicos. Mais difundido no meio offline, o outbound contempla as publicidades de revista, comerciais de TV, outdoors, contato telefônico para venda, mas também pode se manifestar no mundo on-line, com a veiculação de anúncios nas redes sociais.
Estas ações têm um chamado muito claro à ação de compra e apresentam ofertas e descrições publicitárias de um produto ou serviço, mostrando ser uma ação de venda imediata.
O que é Inbound Marketing
Já o inbound marketing cria um relacionamento de compra de forma indireta. A marca cria conteúdos relevantes e informativos que atraiam pessoas interessadas exatamente naqueles assuntos, criando assim, confiança para que elas consumam de acordo com a sua atual necessidade, através da aproximação que teve com você. O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, parte da ideia de não interromper o público com uma propaganda, mas atraí-lo aos poucos através de artigos, e-books, vídeos, webinars de temas relevantes e que mostram que a sua marca é apta a resolver o seu problema. É um alcance baseado na segmentação de público, e não visa a venda direta, mas a construção de um relacionamento com a marca.
Inbound e outbound: como saber qual usar?
Gerar novas vendas, com certeza todas as marcas querem. Para isso é necessário atrair clientes que se interessem em comprar com você. Assim, é importante saber quais ferramentas usar com os futuros clientes. O inbound e outbound marketing pode te ajudar nisso, já que, estas ferramentas alcançam o público de forma distinta.
Uma propaganda veiculada em um canal televisivo de grande porte pode alcançar milhões de pessoas no Brasil. Afinal, o aparelho televisivo faz parte de mais de 97% dos domicílios brasileiros. Enquanto isso, a internet faz parte de cerca de ⅔ da população brasileira. Portanto, não dá para negar que o alcance da televisão é muito grande. Assim como uma publicidade de Youtube também pode alcançar vários inscritos de canais famosos. Ou seja, estas estratégias de outbound marketing pode alcançar literalmente milhões de pessoas, dependendo da sua possibilidade de investimento.
Contudo, o consumidor da TV tem o hábito de fazer isso juntamente com outras atividades, portanto, nem sempre prestam atenção às publicidades. As publicidades de Youtube muitas vezes são vistas como um “estorvo” e, por isso, existe uma grande quantidade de pessoas que usam bloqueadores. Inclusive, um grande argumento de vendas do Youtube Premium é exatamente tirar as publicidades incômodas do caminho da audiência. Então o outbound marketing apesar de ter a vantagem de divulgar sua marca e seus produtos para muita gente, precisa ser cuidadosamente planejado.
Já o inbound marketing tem um alcance mais selecionado. Ele faz com que apenas as pessoas interessadas exatamente na sua informação tenha acesso e ainda sim, não é uma publicidade que tem o chamado para a venda tão aparente. Contudo, a estratégia garante que todos esses contatos sejam selecionados exatamente pelo crivo do interesse em relação à sua área de atuação. Ele, então, é mais propenso a se tornar um cliente pois já se interessa previamente pelo seu conteúdo.
Você prefere, então, ter uma abrangência grande, mas não selecionada ou ter contatos selecionados e já interessados no seu produto?
A ideal é o equilíbrio
Não existe uma estratégia melhor ou pior para se aplicar: o inbound e outbound marketing são assertivas para sua empresa de forma combinada já que cada uma usa ferramentas diferentes para alcançar o público. Por isso, o ideal é aplicar as duas estratégias de forma sensata, combinando ações de outbound para fixar sua marca na mente do seu público e gerar vendas rápidas e também ações de inbound para ganhar a confiança de um público segmentado que procura resoluções de problemas exatamente na sua área de atuação.
Com um plano de marketing eficiente, é possível associar as duas ferramentas de forma estratégica, visando atingir os melhores resultados. Assim, se você precisa de um planejamento eficaz combinando estratégias de inbound e outbound marketing, a agência Spiner possui uma metodologia que visa a otimização dos resultados e o aumento do lucro dos seus clientes, usando o que há de mais avançado nas técnicas de marketing digital. Fale conosco e conheça nossos serviços.