Diante de toda a mudança digital que vivemos nos últimos anos, se tornou cada vez mais difícil prender a atenção de quem está do outro lado da tela. Afinal, diariamente somos bombardeados por anúncios nas Redes Sociais que, muitas vezes, são irrelevantes para o que buscamos no momento.
Indo na contramão desse cenário, surgiu o conceito de Inbound Marketing, que tem como foco atrair potenciais clientes através da produção de conteúdo de valor.
Entregar algo útil e relevante para o público-alvo faz parte da estratégia que vai acelerar as suas vendas e melhorar o relacionamento com os seus clientes.
Neste texto vamos te explicar mais sobre como funciona o Inbound Marketing e como colocá-lo em prática na sua empresa. Confira!
O que é Inbound Marketing?
Antes de mais nada é preciso compreender que o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que tem como foco:
- Atrair a atenção de potenciais compradores: produzindo conteúdo de valor em diferentes formatos como blog, e-books, webinars, whitepapers, infográficos, webinars, planilhas, entre outros.
- Capturar a permissão deles para manter um relacionamento direto: divulgando o material produzido por meio do tráfego pago e utilizando páginas de captura de dados (Landing page e Hotsite).
- Engajar com esse potencial cliente e prepará-lo para compra: mantendo um envio contínuo de materiais que continuem despertando o interesse desse potencial comprador.
Basicamente, podemos dizer que uma estratégia de Inbound Marketing completa consiste em traçar um caminho para que o consumidor possa percorrer. Para que isso aconteça, é mapeado toda a sua jornada de compra.
Benefícios que o Inbound Marketing traz para a sua empresa
Ainda está na dúvida se essa é uma boa estratégia para a sua empresa?
Bom, se a sua meta for conseguir novas vendas e melhorar o relacionamento com os seus clientes, a resposta é SIM.
No entanto, as vantagens do Inbound Marketing não param por aí. Essa estratégia pode beneficiar, inclusive, a sua área comercial. Afinal, você tirará toda uma carga desnecessária do seu time de vendas o deixando livre para focar nas suas tarefas prioritárias.
Na prática, funciona da seguinte forma…
Imagine que nas últimas horas 10 potenciais clientes acabaram de fazer um abandono de carrinho no seu site. Estamos falando de 10 possibilidades de novas vendas!
Ao invés do seu comercial parar tudo o que está fazendo para entrar em contato um por um para tentar finalizar a venda, com o Inbound Marketing é possível automatizar essa tarefa de forma simples e eficaz.
Sendo assim, toda vez que ocorrer um abandono de carrinho em seu site, no mesmo momento o lead receberá um e-mail o direcionando a finalizar a compra e com as suas respectivas instruções.
Esse é apenas um exemplo comum, mas que já rendeu o aumento de muitos faturamentos.
Por isso, muitas empresas chamam essa estratégia de uma grande aliada do time comercial!
Leia mais em: Inbound Marketing: As Melhores Práticas Para Pmes!
Saiba como aplicar no seu negócio
Para aplicar o Inbound Marketing é preciso, antes de tudo, preparar a sua empresa para isso, o que vai da mentalidade à estrutura.
Essa preparação inclui o mapeamento das principais necessidades do negócio.
Por exemplo, se hoje o seu pós-venda não está entregando os resultados almejados, é possível montar uma estratégia de Inbound Marketing especificamente para ele, que se dá por meio das segmentações.
O mesmo pode acontecer para outras áreas, as possibilidades são infinitas!
Por fim, para que você sinta realmente o poder do Inbound Marketing é essencial contar com um especialista no assunto. Afinal, estamos falando de uma estratégia que requer conhecimento, domínio e habilidades específicas para ser colocada em prática!
A Spiner é especializada no assunto e vai ajudar você a ter os melhores resultados com o Inbound Marketing. Nosso time pode desenvolver toda a estratégia para o seu negócio, da estruturação à mensuração, e produzir conteúdos de valor para o seu público.
Entre em contato com os nossos consultores e entenda como podemos te ajudar.