O Inbound Marketing, que em inglês significa “marketing de entrada”, é uma estratégia de marketing que tem como objetivo atrair a atenção do público de forma natural e espontânea. Em outras palavras, é uma abordagem que busca fazer com que o cliente venha até o negócio por conta própria, sem ser interrompido por propagandas invasivas ou abordagens agressivas.
Nos dias de hoje, as pessoas estão mais exigentes e não querem mais ser incomodadas por publicidades invasivas enquanto navegam na internet ou assistem TV, e muito menos recebem ligações de telemarketing enquanto estão ocupadas com outras atividades. Por isso, a forma de vender produtos e serviços mudou bastante em relação ao passado. As empresas não podem mais simplesmente oferecer seus produtos ou serviços de maneira forçada, sem considerar as necessidades e desejos dos consumidores.
Origem do Inbound Marketing
A origem do Inbound Marketing começou em 2006, quando Brian Halligan e Dharmesh Shah fundaram a HubSpot, uma empresa norte-americana de softwares para automação de marketing, CRM e vendas.
Naquela época, já havia muita atividade na internet e a maneira como as pessoas compravam estava mudando drasticamente. As pessoas não iam mais a uma loja sem antes pesquisar online sobre o produto que desejavam comprar, algo que é bastante comum nos dias de hoje.
Brian Halligan percebeu que muitas startups estavam fracassando em suas vendas por usar técnicas ultrapassadas que não conseguiam atingir o público certo, como listas de e-mails compradas e anúncios que interrompiam as pessoas.
Foi necessário pensar em novas táticas para alcançar o público certo e aumentar as vendas. Anúncios para públicos indistintos, propagandas de TV e rádio, banners em sites e outras formas de divulgação que interrompiam as pessoas já não eram tão eficazes. Foi então que os fundadores da HubSpot criaram o marketing de atração, que permite que o público chegue até um produto de forma ativa.
A ideia foi um sucesso e muitas empresas cresceram em faturamento apostando na estratégia de produção e compartilhamento de conteúdo, mesmo durante crises econômicas globais, como a de 2007 e 2008, e a crise causada pela pandemia de coronavírus a partir de 2020.
Benefícios do Inbound Marketing
O Inbound Marketing oferece uma série de vantagens para a sua empresa, incluindo alcance mais certeiro e valores mais baixos. Com a estratégia correta, é possível aumentar as vendas e melhorar a percepção da marca. Confira alguns dos principais benefícios do Inbound Marketing.
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Chega ao público que precisa
Ao produzir conteúdo de qualidade e divulgá-lo nos canais certos, há uma maior probabilidade de alcançar as pessoas que vão se interessar pelo seu produto ou serviço. A análise da persona é fundamental para garantir que os conteúdos sejam relevantes para a sua audiência e, assim, aumentar as chances de sucesso da sua estratégia.
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Aumenta a visibilidade da marca
Com o Inbound Marketing, é possível ampliar o alcance da sua empresa, atingindo consumidores em diferentes locais. Ao apostar em conteúdos online, você tem a chance de ganhar uma visibilidade sem limites e fortalecer o seu negócio em relação à concorrência.
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Aproxima-se dos clientes
Com o Marketing de Conteúdo, as pessoas chegam até as marcas por meio de materiais que vão selecionando em suas leituras virtuais. Usando as estratégias de Inbound, é possível conquistar o público postagem a postagem, evitando abordagens invasivas e desnecessárias.
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Constrói alinhamento entre Marketing e Vendas
Com o Inbound Marketing, é possível construir um fluxo de conteúdo em postagens, envios de e-mail marketing e e-books, por exemplo, que ajuda a deixar os leads no estágio perfeito para a aquisição do produto ou serviço em questão. A educação da persona é fundamental para mostrar como as soluções do seu negócio podem ser ideais para o consumidor.
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Passa a ter um ciclo de vendas mais curto
Com o Inbound Marketing, é possível reduzir o tempo que leva para que um lead passe a ser um cliente, pois trabalha-se com conteúdos focados nas diversas fases de um funil de vendas. Isso permite um maior número de vendas e economia ao longo de todo o processo.
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Reduz o CAC
O Inbound Marketing é uma ótima alternativa para reduzir o CAC, já que possui soluções mais baratas em comparação às ações de Outbound, que envolvem anúncios em diversos veículos e ações maiores, sempre com mídias pagas. Com o Inbound, é possível reduzir os custos e aproveitar melhor os recursos disponíveis para a sua equipe.
Embora o Inbound Marketing tenha iniciado sua jornada no Brasil mais tarde em comparação aos Estados Unidos, ele está se tornando cada vez mais relevante no país, especialmente devido ao retorno sobre investimento (ROI) mais alto que essa estratégia oferece.
Aprimorar o SEO é a principal preocupação dos profissionais de Marketing no Brasil, principalmente devido às mudanças frequentes realizadas pelo Google. Em seguida, surgem as ferramentas de automação, seguidas pela criação de conteúdo.
Investir em Inbound Marketing no Brasil é uma decisão acertada, considerando que o país possui uma população altamente conectada, com 70% da população tendo acesso à Internet, incluindo áreas rurais. Além disso, é fundamental que os sites e blogs sejam responsivos, uma vez que 97% da população acessa a internet através de dispositivos móveis. Esses dados são provenientes da pesquisa TIC Domicílios.