Começar a investir em Marketing Digital é um passo importantíssimo para alavancar as vendas da empresa. Atualmente várias empresas, não importa o ramo de operação, veem na presença digital um dos principais meios de divulgar seus produtos e serviços, criar uma audiência engajada e manter um relacionamento próximo dos seus clientes.
O Marketing Digital de uma marca não pode ser negligenciado e hoje, inclusive, tem sido crucial para a sobrevivência dos negócios. Com a pandemia, em 2020, a presença na internet tornou-se obrigatória, pois muitos negócios que não possuíam presença on-line chegaram à falência.
Contudo, a dúvida persiste: como começar a investir em Marketing Digital? Neste texto vamos mostrar como dar os seus primeiros passos na construção de uma presença de sucesso na internet.
Veja como começar a investir em Marketing Digital
1. Tenha um site otimizado para SEO
Ter um site é essencial para iniciar suas estratégias de Marketing Digital. Isso porque é através dele que as pessoas vão conhecer a sua empresa na internet.
É importante ter um site responsivo (inclusive para o celular) e que seja otimizado para Search Engine Optimization (SEO). Dessa forma, seu site tem mais chances de ser recomendado pelo Google, caso alguém procure por um termo que tenha relações com o seu negócio. E ser encontrado na internet é o que todas as empresas precisam, não é mesmo?
Para uma boa estratégia de SEO é preciso elaborar um conteúdo relevante, utilizando as palavras-chave que o seu público procura na internet em textos e imagens. Para isso, recomendamos fortemente que o site tenha um blog sempre atualizado com dicas e notícias do setor, o que aumenta a autoridade da sua marca.
O SEO deve ser pensado a médio e longo prazo, por isso, dependendo da concorrência do nicho na internet pode levar um tempo para gerar lucros orgânicos. Com isso, recomenda-se que esta estratégia seja combinada com investimentos em mídias pagas.
2. Invista em Mídia Paga
Para começar a investir em Marketing Digital existe a possibilidade de pagar para que seus anúncios sejam veiculados em sites, redes sociais e links patrocinados que aparecem em destaques na primeira página de busca. Através do Google Ads você pode divulgar conteúdos atrativos para conquistar o seu nicho de mercado. A plataforma permite personalizar seus anúncios, selecionando características principais do público-alvo que deseja alcançar. E também, possui vários dados para que você analise quais campanhas tiveram maior impacto com o seu público.
As mídias pagas em redes sociais também são muito importantes para o crescimento da sua marca na internet. Através do Facebook Ads você pode criar anúncios para o Facebook e o Instagram, usando uma plataforma que te permite fazer anúncios personalizados, para públicos segmentados. Se o seu cliente ideal é corporativo, em negócios B2B, o LinkedIn Ads também é uma ótima forma de conseguir fazer o seu público crescer nas redes sociais através do LinkedIn.
3. Crie conteúdos para suas Redes Sociais
Ainda falando sobre as redes sociais, uma ótima forma de começar a investir em Marketing Digital é criar conteúdos relevantes para as redes sociais da sua empresa. Elas são muito importantes para criar uma audiência engajada com a sua marca e, também, um poderoso instrumento de relacionamento com o cliente de forma mais direta.
Através delas é possível criar conteúdos em fotos, vídeos e textos para deixar seu produto ou serviço ainda mais atrativo e alimentar o relacionamento das pessoas com as ideias da marca.
4. Hotsites/Landing Pages vão te ajudar a crescer em vendas
As landing pages são páginas na internet criadas para atrair o público, com o propósito claro de conversão. O intuito é mostrar de forma bem estratégica um produto ou serviço e fornecer em uma página todas as informações necessárias a tomada de decisão de compra, inscrição ou qualquer outra ação. Este tipo de estratégia é ótima para ajudar no crescimento das vendas no site.
Os hotsites também funcionam com o mesmo princípio, mas nesse caso um site todo é criado de maneira temporária, geralmente para uma campanha promocional ou o lançamento de um produto especial. Ele é feito especialmente com o intuito de conversão, por isso, possui informações rápidas e convidativas à ação.
5. Faça e-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta que ajuda muito na conversão de vendas. Através da criação de uma boa estratégia é possível automatizar e-mails para que sejam enviados em momentos específicos da jornada de compra do seu cliente. Estes e-mails ajudam a pessoa a se decidir pela compra, a conhecer ainda mais a sua marca ou a tirar dúvidas eventuais sobre um produto ou serviço.
Bônus: Conte com o auxílio de uma boa agência de Marketing Digital
Ter na execução das ações profissionais altamente capacitados, que possuem domínio e experiência em suas ferramentas de trabalho é um quesito importante para o sucesso em todas as áreas de negócios. O mesmo acontece no Marketing Digital. Construir uma presença digital que vise a qualidade dos processos não é uma tarefa simples e precisa do olhar e da execução de profissionais qualificados.
Por isso, contar com uma agência especializada de Marketing Digital, garante que sua empresa será orientada por pessoas instruídas e que entendem de verdade o assunto. Além disso, a contratação de uma agência, faz com que empresa tenha tempo e disposição para ficar muito mais focada em seus processos principais.
E se você precisa daquele empurrãozinho para começar a investir em Marketing Digital com estratégias eficientes entre em contato para saber mais sobre os serviços oferecidos pela Agência Spiner!