Quem trabalha com consórcio conhece o valor de um lead qualificado. Neste artigo, você aprende a atrair, relacionar e converter potenciais clientes em negócios reais. Então, continue com a sua leitura e confira nos tópicos a seguir tudo sobre leads de consórcio.
- Como atrair leads de consórcio
- Como transformar relacionamentos em leads
- Qual é a melhor estratégia para fidelizar clientes
Como atrair leads de consórcio
Quem trabalha no segmento de consórcios tem uma série de desafios na rotina. Um deles é identificar clientes em potencial e torná-los oportunidades de negócios. Sem a estratégia certa, essa tarefa pode ser tão fácil quanto achar uma agulha no palheiro.
Tudo começa no processo de atração: você precisa despertar o interesse de pessoas que tenham potencial para se tornarem seus clientes. É claro que não existe uma maneira 100% assertiva, mas é importante que sua estratégia seja cada vez mais qualificada.
Vamos começar pela presença da sua marca nas mídias sociais. Como você se comporta na rede? Qual linguagem utiliza? O que suas cores dizem sobre você? Com que frequência compartilha conteúdo? Todas essas respostas já começam a filtrar quem seriam as pessoas que provavelmente seguiriam em frente para te conhecer.
Imagine uma marca que trabalha todos esses pontos muito bem. Provavelmente, ela terá uma boa autoridade de mercado e será procurada por pessoas sérias, que têm um interesse real na compra do produto ou serviço. Por outro lado, quem não leva esse assunto a sério pode se deparar com um público igualmente desinteressado ou não alcançar ninguém.
O segundo ponto é saber o que você fala. Nunca transforme seus canais em um flyer digital, você deve compartilhar informações úteis para o seu público. Tire dúvidas, esclareça assuntos de mercado, dê dicas e mostre que você se importa. Para isso, use suas mídias sociais e blog.
Lembre-se que o objetivo dessa etapa é alcançar o maior número de pessoas possível, para iniciar a filtragem daqueles que vão seguir em frente ou não. Para isso, investir em anúncios e publicações patrocinadas é igualmente importante.
Como transformar relacionamentos em leads
Depois de atrair seu público, é hora de transformá-los em contatos reais. É na etapa de geração de leads que você vai qualificar os relacionamentos que criou para saber quantos deles têm mais chances de seguir em frente.
Essa é a hora de mostrar para quê você veio: quais são as suas vantagens, quebra de objeções, ações promocionais, consultorias gratuitas e etc. A chave é personalizar ações que atendam necessidades imediatas do seu público e aproximam-no da compra.
Outra estratégia é alcançar consumidores que já estão nessa etapa, mesmo sem terem contato com a sua empresa. Para isso, você deve investir em anúncios em sites de busca, como o Google Ads. A ideia é alcançar quem já mostrou que tem real interesse.
Quando o tema é geração de leads para consórcio, existe um outro formato que você não deve ignorar: o Inbound Marketing. A estratégia contempla um leque de serviços que vai desde a publicação nas mídias sociais até a gestão de leads que convertem nas suas landing pages (ou páginas de captura). Mais do que isso, um bom trabalho de Inbound ainda consegue mapear os interesses desses leads para se relacionar com cada um deles da maneira correta. Por isso, é fundamental contratar agências certificadas nas principais ferramentas do mercado, como é o caso da Spiner.
Se tudo isso parece um bicho de sete cabeças para você, essa é a hora de respirar. Para grandes trabalhos, você também pode (e deve) esperar grandes resultados. Para isso, não abra mão de contratar uma agência especializada. Nos últimos anos, nossa equipe tem se dedicado às empresas de consórcio e percebido o quanto vale a experiência de mercado.
Inclusive, você pode pedir seu orçamento aqui.
Qual é a melhor estratégia para fidelizar clientes?
Converti! E agora? Nada de parar para descansar. Por mais que seu objetivo principal seja a venda em si, fidelizar é decisivo para a máquina não parar de girar. Existe uma máxima que cabe muito bem para quem deseja gerar leads de consórcio:
Fidelizar um cliente é muito mais barato do que conquistar um novo.
Se o trabalho da conversão em vendas começa na atração e exige diferentes esforços, a fidelização só precisa potencializar boas experiências. Seja para estimular novas vendas ou buscar recomendações, você não deve perder algumas ideias de vista:
- Faça avaliações de satisfação de atendimento/produto/serviço
- Compartilhe boas práticas de economia e gestão financeira
- Divulgue depoimentos de clientes satisfeitos
- Informe sobre o andamento de sorteios e lances
Essas são algumas ideias de ações que fidelizam e que podem ser realizadas com ferramentas gratuitas, como os formulários de pesquisa do Google e as próprias mídias sociais. Assim, você mantém seu cliente bem nutrido com informações e conteúdos relevantes e que ajudam sua marca a não ser esquecida.
Quer gerar leads de consórcio mais rápido? Vem com a gente!