Conseguir leads qualificados pode ser um desafio imenso quando você resolve fazer campanhas de marketing digital. Muitas são as possibilidades de atuação e visibilidade dentro da internet e saber expor a sua empresa para chegar no seu público ideal, não é tarefa das mais simples.
Mas fique tranquilo, esse artigo está recheado de dicas e situações que podem estar prejudicando suas campanhas e fazendo você gastar muito mais dinheiro do que realmente precisaria.
O que você vai ver neste artigo:
- Melhores mídias para encontrar leads qualificados
- Campanhas em Google Ads
- Campanhas em Face Ads
- Produção de conteúdo em blogs corporativos
Vamos à leitura?!
Quais as melhores mídias para encontrar leads qualificados?
Esse é o primeiro passo que você deve dar quando quiser leads qualificados para sua empresa. Primeiramente é preciso saber onde o seu público ideal está, para saber onde exibir a sua empresa e, consequentemente, investir em suas campanhas.
É muito comum as empresas verem os concorrentes com uma forte presença digital em uma mídia específica e querer investir toda a publicidade naquele meio. Mas esse é um grande erro, porque pode ser que os leads do seu concorrente não sejam gerados por aquele meio, que ali ele só esteja trabalhando campanhas de branding. Grande exibição nem sempre resulta em grandes resultados.
É importante saber que cada caso é um caso, você precisa conhecer bem o seu público e até fazer alguns testes no começo.
Outro ponto importante ao tratarmos da escolha da melhor mídia para gerar leads qualificados é em relação à taxa de conversão. Algumas mídias conseguem gerar grandes quantidades de leads por um custo baixo, mas podem ser leads desqualificados. Já outras mídias podem gerar leads por um custo mais alto e com uma ótima taxa de conversão.
Então coloque tudo na ponta do lápis e faça suas contas. Valor de investimento, dividido pela quantidade de leads convertidos. Esse é o valor real de conversão de leads em clientes.
Como obter leads qualificados nas Campanhas de Google Ads?
O Google Ads é um excelente canal para você conseguir leads qualificados. Isso porque as pessoas que chegam até você por meio dessa rede realmente estão interessadas no que sua empresa oferece.
Essas pessoas já estão no momento ideal de conversão, elas têm uma necessidade real de um produto ou serviço e estão procurando uma empresa que as atenda.
Mas atenção, não é porque o lead gerado no Google é mais qualificado porque ele te procurou, que já é um cliente ganho! As pessoas encontram no Google dezenas de resultados e é bem comum solicitarem um orçamento ou cotação com outras empresas.
Para obter sucesso nesse tipo de campanha, é importante trabalhar bem as palavras-chave, ter uma excelente página de destino totalmente otimizada e um investimento que condiz com a concorrência e a média de lance. É bem complicado sim, por isso, não tente fazer isso sozinho, procure um especialista em Campanhas de Google Ads.
Posso conseguir leads em Campanhas de Face Ads?
Diferentemente do Google onde as pessoas estão buscando por uma necessidade existente, nas mídias sociais é mais difícil chegar e captar o seu público. Isso acontece porque os usuários de mídias sociais estão ali para passar o tempo, se distrair, ver os amigos e os assuntos de interesse.
Por isso, suas campanhas devem ser bem atrativas, mostrar uma real necessidade, a sua solução em poucas linhas e com uma imagem que se destaque dos demais conteúdos existentes naquele espaço.
Muitos profissionais conseguem gerar leads a um custo bastante baixo em Campanhas de Face Ads, no entanto, muitos deles não são qualificados, são apenas pessoas curiosas que querem saber o preço ou conhecer a empresa e o produto. Elas dificilmente estão no momento de conversão, o que exige um trabalho maior de limpeza da sua lista de leads e de persuasão da sua equipe de vendas. Mas se no final das suas contas, a sua taxa de conversão for boa e os custos valerem a pena, invista nesse canal com certeza!
Para conseguir melhores resultados nesse tipo de campanha, procure fazer uma boa segmentação de público e crie anúncios com mensagens diretas da sua proposta. Vale também investir em campanhas de longa duração e evitar ficar alterando toda hora porque o resultado ainda não está bom.
É importante confiar na inteligência do Facebook para descobrir os tipos de perfis que geram mais conversões para que ele busque perfis semelhantes a longo prazo.
Que outros meios posso conseguir leads qualificados?
Existem várias outras mídias e estratégias de marketing digital para você conseguir leads, como e-mail marketing, SEO (Search Engine Optimization), blogs corporativos, entre outros.
Nesse espaço, vamos falar sobre a produção de conteúdo para blogs corporativos, isso porque eles são essenciais para que seu público conheça melhor a sua empresa e o que você oferece. Assim, quando ele chegar a fazer contato com sua equipe, certamente será um lead mais bem informado e, consequentemente, mais qualificado.
Comece escrevendo um conteúdo de qualidade para o blog do site da sua empresa, mas já pensando em utilizá-lo para outras estratégias. Como assim? Escreva utilizando palavras-chave e com otimização para SEO. Publique no seu site também com as técnicas de SEO. Assim, esse artigo poderá aparecer nas páginas de resultados de busca do Google de forma orgânica. Isso mesmo, você produz o artigo uma vez e ele pode aparecer gratuitamente para várias pessoas sem você ter que pagar nada.
Quando você tiver um bom volume de artigos de blog, você poderá utilizá-los para enviar Newsletter para seus clientes, prospects e leads. Essa é uma excelente forma de conseguir leads qualificados.
Quer saber mais sobre possibilidade de campanhas para obter leads qualificados? Converse com os profissionais da Spiner!