Considerado um dos mercados mais competitivos, a venda de seguro de automóveis tem também tomado espaço na internet, através das estratégias de marketing digital. Vendedores e empresas de seguros investem tempo e dinheiro na busca de contatos que gere vendas e resulte em lucros na planilha orçamentária no final do mês. Por isso, investir em leads qualificados, tem sido a melhor maneira de se destacar em meio ao mercado competitivo do seguro de veículos. Aqui neste texto, vamos mostrar porque e como conseguir ótimos resultados utilizando as mais modernas técnicas do Marketing Digital para ganhar contatos que vão resultar em clientes fiéis para o seu negócio.
Por que é preciso ter leads qualificados?
O Brasil possui uma frota de veículos de aproximadamente 97,5 milhões de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), ou seja, cerca de 47% da população brasileira possui pelo menos um automóvel. Dentre esses números, houve, no ano de 2019, um aumento de 14,8% das contratações de seguros veiculares. Isso significa que mais pessoas estão interessadas em proteger os seus bens e as companhias de seguros precisam se preparar para incluir essas pessoas interessadas em sua lista de clientes. Por isso, captar leads qualificados é de suma importância, pois são através dessas estratégias que os vendedores conseguem abordar pessoas já interessadas na aquisição do seguro e, assim, aumentar seus ganhos mensais.
Como conseguir leads qualificados?
Vamos mostrar a seguir, algumas dicas que você precisa levar em consideração para ter êxito na geração de leads para o setor de seguros automotivos:
Entenda o seu público-alvo
A primeira dica é saber com quem você quer falar. Ter conhecimento sobre qual é o público que compraria o seu produto, é o passo inicial para direcionar comunicações mais assertivas e eficazes. Você pode definir o seu público através de pesquisas do setor e também pela observação do seu histórico de clientes já existentes. Após este primeiro passo, com os dados que você já possui, defina a Persona do seu negócio: homem? Mulher? Faixa etária? Profissão? Tente ter uma visão clara da pessoa que compraria o seu produto antes de tudo. Uma comunicação mais segmentada é muito mais eficaz, pois tem o poder de ser melhor compreendida e bem aceita.
Faça um conteúdo relevante
Agora que você já sabe quem é o seu público, ter um conteúdo de qualidade é imprescindível para atraí-lo e consolidar vendas. Crie um blog no seu site e publique novidades do setor, além de conteúdo rico, ou seja, e-books e aulas gratuitas que ensinam o seu cliente a fazer uma boa escolha em relação ao seguro do seu carro. Isso fará com que o interesse em sua companhia de seguros cresça, já que você está respondendo às suas dúvidas e o auxiliando a fazer um bom negócio.
Use uma landing page
A Landing Page é uma maneira de fazer com que essas pessoas que se interessam pelo seu conteúdo deixem os seus dados para um futuro contato. Ao oferecer um e-book, uma aula gratuita, um cupom de desconto ou qualquer outro produto que seja de valor para o seu público, você o direciona através do site a uma página chamada Landing Page. Esta página tem como objetivo captar contatos, ou seja, leads qualificados através de um formulário simples condicionado à aquisição deste produto que você está oferecendo gratuitamente. Assim, pessoas interessadas em saber mais sobre seguro de automóveis virão até você e deixarão seu e-mail ou telefone de contato. Isso é ótimo, não é?
Invista em mídias patrocinadas
Contudo, para você atrair os seus leads qualificados é preciso pensar no tráfego do seu site. As mídias patrocinadas, como Google Adwords e Facebook Ads, são fortes ferramentas para aumentar o tráfego para o seu site e gerar bons contatos para fechar vendas. Mas os investimentos em conteúdo patrocinado precisa ser feito com atenção e técnica especializada para que o seu investimento tenha o melhor retorno.
Cuide dos seus Leads
Depois que os visitantes do seu site fizerem seus cadastros, está na hora de filtrar as informações recebidas, apontando-as para onde for mais adequado, de acordo com o seu interesse. Neste momento, filtrar bem os contatos e reconhecer os mais interessados na venda é fundamental. Os outros, que estão no caminho para a compra, não podem ser esquecidos e precisam entrar para a lista de e-mail, para que saibam das principais novidades do setor e possam ser impactados para a venda em outro momento mais oportuno.
Efetue a venda
A venda fica muito mais tranquila quando o seu contato já possui informações de qualidade sobre o seu serviço, já conhece o seu trabalho e mostra que tem interesse em contratar um seguro para automóvel. Por isso, a venda feita através de leads qualificados é altamente recomendada, pois sua taxa de conversão é muito alta.
Acompanhe seus resultados
Não se esqueça de acompanhar sempre as suas métricas para saber quais conteúdos e canais estão atraindo melhores contatos para a venda. Para reinvestir em mídias patrocinadas estes números são bem importantes e vão guiar suas próximas estratégias.
Você não precisa fazer tudo sozinho
Criar landing page, conteúdos periódicos com qualidade, cuidar com maestria dos investimentos em mídias patrocinadas: todos esses passos são o caminho do sucesso, mas possui um trabalho cuidadoso, minucioso e amplo conhecimento em Marketing Digital. Por isso, ao começar a sua estratégia de captação de leads, procure profissionais que estejam alinhados com as melhores vertentes do marketing e saibam como atuar de acordo com as novidades do setor digital para que você direcione seu tempo e investimento da melhor maneira.
Assim, a Agência Spiner conta com os melhores profissionais e certificações do Google para trazer ao seu negócio os leads qualificados que você precisa para gerar vendas e aumentar os lucros do seu negócio. Por isso, entre em contato conosco e saiba mais sobre a nossa metodologia de trabalho e venda mais esse ano.