Semana passada, dia 30/04, a equipe Spiner esteve presente no evento Locaweb Digital Conference que, após 20 edições de história, mais de 40 mil participantes, palestrantes influentes e muito conteúdo construído; ganhou um novo tom e formato focados em marketing digital, empreendedorismo, inovação e e-commerce nesta edição.
Nossos colaboradores estiveram presente representando nosso time e absorvendo muita novidade bacana sobre as tendências do mercado e as melhores estratégias para uma performance de sucesso e um posicionamento sólido no ambiente digital.
Quer saber o que rolou nesse dia? Continue lendo o artigo e fique por dentro!
O que aprendemos no Locaweb Digital Conference?
É coisa do passado
Existem muitos valores ultrapassados que ainda sustentamos por termos incorporado em nossas rotinas de trabalho que nem sequer ponderamos se aquilo ainda é atual ou se já não surte resultado algum. Um exemplo disso é a tendência que temos ao criar conteúdo de controlar a audiência; isso é coisa do passado. Com as plataformas sociais, um conteúdo assertivo é aquele que co-cria e interage ativamente com a comunidade e seu público alvo; e isso é só o começo.
Outros vícios de valores e comportamentos são estes:
- Exposição exacerbada
- Controle/posse da audiência absoluta
- Protagonismo
- Centralização da mensagem
- Valores fixos e pouco comunicados
É coisa do futuro
Na contra-mão daqueles valores do século passado, as novas gerações vem quebrando uma série de paradigmas e se tornando cada vez mais exigentes com o que você tem a falar. O tamanho da sua empresa, o montante do seu capital ou a carinha bonita que você patrocina não significa nada se você não tiver um propósito consistente e valores sólidos para transmitir.
A verdade é que as novas cabeças da humanidade não querem mais sustentar o modelo falido do capitalismo selvagem e tendem cada vez mais a criar novos conhecimentos que sejam capazes de romper com esses valores. Logo, se sua preocupação é vender forçosamente através destes canais de comunicação, sua estratégia está fadada ao fracasso. A onda do momento é ser autêntico, verdadeiro e sustentar ideias inclusivas e inovadoras. Afinal, estamos todos cansados do mesmo discurso por quase cem anos, né?
Além desta principal ideia que nos impulsiona a um novo amanhã, também são tendências da comunicação digital:
- Relacionamento de humano para humano através das mídias digitais
- co-criação com a comunidade
- segmentação da audiência em nichos específicos
- Pertencimento à comunidade à qual fala
- Posicionamento de marca
- Influenciadores mapeados por valores sustentados
Diversidade, comunidade e representatividade
Uma das grandes transformações nos valores trazidos pela era digital é a inclusão da diversidade nos conteúdos e a descentralização da representatividade.
No passado, víamos valores verticais exaltando uma classe específica. Isso acabou quando as minorias ganharam voz através da internet. Notou-se pelas métricas digitais que o comportamento do consumidor é diretamente ligado aos valores sustentados pela marca e como essa marca se comunica e se relaciona com seus variados consumidores.
E a partir do próprio conceito de representatividade, fazemos uma digressão às comunidades; essas minorias que ganharam voz, fizeram barulho e conquistaram seu lugar ao sol são comunidades carentes de representação na mídia e nos vários veículos de comunicação. E essas comunidades vem confiando cada vez mais na voz dos seu semelhantes do que nos especialistas. Isso nos leva a um insight interessante sobre estratégias de comunicação: desconhecidos tem tido mais credibilidade do que especialistas pelo simples fato de representar uma comunidade.
Esse é o boca a boca digital. Tendência dos próximos anos no Marketing Digital.
Marketing 4.0
No começo foram subestimadas, mas atualmente as redes sociais tem papel fundamental na construção de uma marca. Hoje em dia elas são muito mais que um veículo de divulgação de ideias, mas uma ferramenta importantíssima para comunicar seu posicionamento, informar seus valores e fazer a propagando da sua marca.
Uma das principais pautas levantadas no Locaweb Digital Conference foi o Marketing 4.0. Essa nova versão dos coneceitos do Marketing traz estratégias inovadoras e transforma o modo em que o consumo é abordado na sociedade em um consumo consciente. Essa nova faceta do Marketing integra as ferramentas on e offline, garante a presença da marca em diversos canais, promove a interatividade entre empresa e cliente, faz um papel quase que espontâneo de advocacia da marca e foca em conteúdos de qualidade.
Quer saber como essas novas informações serão aplicadas nos serviços que prestamos para você? Entre em contato com nossa equipe e construa sua marca agora mesmo!