Muitos erros e confusões ocorrem quando se fala em marketing digital. Desde o início da história do marketing há certa discrepância entre o que o senso-comum acredita ser o significado de diversas palavras e o que de fato elas representam.
Por isso, através de um texto simples e com uma linguagem direta, apresentaremos a seguir um manual básico de marketing digital em formato de glossário, em que serão apresentados alguns dos termos mais utilizados em marketing digital e exemplificados como você pode utilizar em sua empresa.
Aplicativo – Aplicativos, também conhecidos apenas como apps, são pequenos programas desenvolvidos com fins específicos. No caso de apps desenvolvidos para empresas, você pode oferecer um aplicativo que permita o teste virtual de determinado produto; promover atividades comunicacionais diferenciadas, como jogos, quizzes, sorteios e etc; utilizar o aplicativo para aumentar o seu mailing; elevar o seu reconhecimento de marca, entre tantas outras funções adequadas às propostas mercadológicas de sua empresa.
Blog – É a seção de seu site responsável por manter uma atividade constante, informando sobre as novidades da sua empresa ou sobre o seu mercado de atuação. Neste espaço, podem ser publicados artigos, matérias, textos, infográficos e demais tipos de geração de conteúdo que visem aumentar o acesso ao seu site.
E-Commerce – O termo se refere a comercialização de produtos ou serviços através da internet. Para que ocorra o E-Commerce é necessário que seja feito o investimento em uma loja virtual de qualquer tipo.
Google AdWords – Considerada como a principal ferramenta de monetização para o Google, consiste na aquisição de palavras-chave que serão exibidas como um anúncio da sua empresa cada vez que alguém realizar a no site para aquela palavra-chave. Por exemplo, se você trabalha vendendo dicionários, você pode comprar a palavra-chave “dicionário” e quando alguém procurar por esta palavra-chave no Google aparecerá um anúncio da sua empresa no topo dos resultados de busca.
Google Analytics – É a ferramenta gratuita do Google que oferece dados estatísticos sobre a quantidade de acesso ao seu site, bem como sobre a “qualidade” dos acessos, ou seja, quanto tempo as pessoas passam em determinada página, de qual região vêm os acessos ao seu site, se elas os fazem em aparelhos móveis ou desktop, entre tantas outras informações que ajudam a sua empresa a tabular os resultados de desempenho do site, bem como adotar novas estratégias que visem otimizá-lo.
Hotsite – É um site temporário, pequeno e que apresenta uma funcionalidade única. Pode ser utilizado para aumentar o seu mailing, para informar sobre o lançamento de um produto, para realizar concursos culturais, promoções, cadastros ou divulgar qualquer tipo de informação que mereça certo destaque para além do site comum da sua empresa, do seu blog ou de suas redes sociais.
Loja Virtual – Trata-se de um site com a função de ser um catálogo virtual para que você possa expor todos os seus produtos e incentivar a comercialização do seu produto (E-Commerce) através desta plataforma.
Mailing – Consiste em uma base de dados de e-mails a qual a sua empresa tem acesso, podendo trabalhar principalmente de forma integrada aos envios de campanhas de e-mail marketing, ou mesmo funcionando para uma melhor personalização acerca de seus clientes ou prospects.
Newsletter – É uma forma de manter-se em constante relacionamento com pessoas cadastradas previamente para receber as atualizações por e-mail que envolvam as demais formas de comunicação da sua empresa. Consiste no envio ocasional ou sazonal de informações. Atua de forma integrada com o site, ao passo em que para que a pessoa se cadastre para receber a sua newsletter, ela tem que informar o seu e-mail em um campo apropriado dentro do seu site.
PageRank – Mecanismo dos sites de busca composto por diversos algoritmos que levam em conta uma série de fatores estruturais, internos e externos na hora de colocar determinado site em determinada posição nos mecanismos de busca.
Redes Sociais – Com a proposta básica de conectar pessoas às marcas, tornaram-se uma importante ferramenta de divulgação de tudo o que diz respeito a sua empresa, seja informar o lançamento de produtos ou serviços, ou estar a disposição dos consumidores nas redes sociais, que são, atualmente, os tipos de sites mais acessados em todo o mundo.
SEO (Search Engine Optimization) – É uma série de técnicas, processos, estratégias e ferramentas relacionadas ao PageRank do Google, sendo que o SEO é aquilo que faz com que o seu site fique melhor colocado no maior mecanismo de busca do mundo de forma orgânica, isso quer dizer, estar na primeira página do Google para determinada palavra-chave sem que haja a necessidade de investir em Google AdWords.
Site – Podendo ser apontado como a sede da sua empresa na internet, é o endereço virtual que deve apresentar todas as informações sobre a sua marca, produtos/serviços e mais qualquer informação que você julgue ser adequado que seus clientes ou prospects saibam sobre a sua empresa.
Ainda que não tenhamos apresentado todos os termos que envolvem o amplo campo de marketing digital, acredita-se que através deste artigo, você tenha conseguido obter mais informações sobre o que representam alguns dos principais termos relacionados as práticas de marketing digital.
Portanto, o Manual Básico de Marketing Digital da Spiner apresentado em formato de glossário deve ser entendido como uma ferramenta inicial para você aprofundar os seus conhecimentos no marketing digital. Desta forma, dispomos mais uma série de artigos em nosso blog para que você descubra mais informações sobre cada um dos termos apresentados, como utilizá-los da melhor forma possível em sua empresa e muito mais.
Vamos começar? Veja como investir no Google AdWords aqui.