Muito se fala sobre as técnicas SEO, mas poucas pessoas conseguem compreender que elas não são tão difíceis de serem dominadas quanto se imagina. Não se trata de uma fórmula mágica dominada apenas pelos grandes gênios do marketing digital, como muitos tentam parecer e fazer com que o seu site esteja entre os primeiros resultados orgânicos dos mecanismos de busca não é algo impossível de ser concretizado. Basta seguir alguns critérios simples e básicos para que consiga obter um desempenho superior àquele que o seu site vem conseguindo.
Pois foi pensando em desmistificar as técnicas SEO e mostrar alguns dos principais pontos levados em conta pelo Google no momento do ranqueamento das páginas, que desenvolvemos este artigo, que irá abordar, de forma simples e direta, um manual para que você consiga saber o básico sobre as tão faladas técnicas SEO.
Técnicas SEO 1: Planejamento
Nenhuma ferramenta de marketing digital irá conseguir atingir os seus objetivos se, por trás dela, não houver todo um planejamento prévio que aponte as ferramentas e estratégias que serão utilizadas com a finalidade de atingir determinados objetivos e metas.
Considerando isso e com base no seu mercado de atuação, deve ser feito um planejamento detalhado sobre tudo o que envolverá as implementações das técnicas SEO no site da sua empresa.
Neste planejamento podem ser apontados itens como cronograma das fases da campanha de SEO, quais serão os objetivos a serem atingidos, quais ferramentas serão trabalhadas, por exemplo, se você pretende alavancar os acessos a determinados conteúdos do seu site, ou se pretende aumentar o número de acessos de sua loja virtual, enfim.
Além disso, na fase de planejamento de campanha SEO, também podem ser apontados os principais critérios que serão utilizados com a finalidade de verificar o desempenho da campanha de SEO.
Técnicas SEO 2: Palavras-Chave
Com base no planejamento prévio e no conhecimento sobre como funciona o PageRank do Google, é o momento de definir quais serão os principais grupos de palavras-chave que você almeja melhorar o desempenho do seu site frente aos mecanismos de busca.
Para elaborar as palavras-chave, você deve ter conhecimentos mínimos sobre como o seu mercado de atuação vem se comportando na internet. Neste sentido, é fundamental saber quais são os termos-chave que os seus clientes e prospects digitam no Google, com a finalidade de que possam encontrar com maior facilidade o seu site entre os primeiros resultados da pesquisa.
Além de considerar o seu público, é sempre bom estar atento ao que os seus principais concorrentes ou as grandes referências do seu mercado tem utilizado no que diz respeito à comunicação na internet, com a finalidade de que possa apresentar soluções mais inovadoras e eficazes do que eles e, com este intuito, posicionar-se da melhor forma possível para determinadas palavras-chave.
Técnicas SEO 3: Estrutura Interna
Com todo o planejamento sobre os objetivos e as estratégias que a sua campanha de SEO utilizará, é chegado o momento de colocá-la em execução e, a primeira parte para tal fim, é elaborar toda a estrutura interna do seu site de acordo com as palavras-chave e com as metas que você tem para ele.
A estrutura interna diz respeito a tudo o que não é visível em seu site, mas que é levado em conta no momento do Google estabelecer o PageRank, como, por exemplo, o código-fonte de cada página, o título, o cabeçalho e as tags que compõem o conteúdo da página.
Para melhorar a estrutura interna de acordo com o seu planejamento, pode ser indispensável a consulta a profissionais do ramo, caso você não entenda deste expediente.
Entre os principais critérios que serão analisados pelo mecanismo de busca no momento de ranquear as suas páginas, destacam-se: Title, Meta Tag Description e URL Amigável.
Ainda que os profissionais de marketing digital consigam identificar outros critérios internos para proporcionar um melhor desempenho, trabalhando bem nestes três itens básicos de cada página do seu site, a estrutura interna dele já conseguirá ficar mais adequada aos parâmetros estabelecidos pelos mecanismos de busca no momento de ranquear o seu site.
Técnicas SEO 4: Estrutura Externa
Já a estrutura externa do seu site diz respeito a tudo aquilo que é visível a quem visita ele, ou seja, refere-se ao conteúdo que consta em cada página e, nesse sentido, torna-se como a grande força motriz capaz de colocar o seu site bem ou mal colocado no Google.
Cada texto deve ser desenvolvido levando alguns critérios, são eles:
– palavras-chave no primeiro e no último parágrafo e ao longo de todo o conteúdo da página sempre que possível;
– texto com no mínimo 300 palavras;
– palavras-chave presentes no título e nos subtítulos;
– conter no mínimo uma imagem (que também tenha a palavra-chave no nome do arquivo)
– jamais ser copiado em parte ou integralmente de qualquer outro site.
Há também outros critérios, no entanto, adotando estes, o seu site já conseguirá ser visto de forma mais satisfatória frente aos mecanismos de busca considerando as técnicas SEO.
Técnicas SEO 5: Melhorando o PageRank para além do seu site
Por fim, mas não menos importante, a dica que damos quanto ao manual simples de técnicas SEO diz respeito a como melhorar o PageRank a partir do sistema de pontuação disponibilizado especificamente pelos algoritmos do Google.
Antes de utilizá-lo, é preciso compreender que ele funciona ao modo de pontuação e que, cada vez que o seu site é marcado como uma referência em outro site, você recebe um ponto que lhe ajuda a ultrapassar os demais sites para determinadas palavras-chave.
Neste contexto, quanto mais o seu site for visto como uma referência dentro do seu segmento, maiores serão as chances de que ele se posicione de forma satisfatória nos mecanismos de busca.
Contudo, apresentamos neste artigo alguns dos principais critérios levados em conta no momento de ranquear o seu site para determinadas palavras-chave. Como pode ser visto, muitos pontos são bem simples de serem executados e, desta forma, você pode conhecer o manual simples de técnicas SEO, porém, o mais aconselhável é que a sua empresa seja acompanhada por profissionais de marketing digital com a finalidade de que consiga atingir de forma mais fácil todos os objetivos com a utilização da internet para divulgar o seu negócio.