Marketing de conteúdo é uma das estratégias mais poderosas para ajudar o seu negócio a crescer e se destacar na web. Porém, não basta produzir conteúdo, é preciso que seja o conteúdo certo, dentro do tempo certo e que seja adequadamente distribuído nos canais que fazer sentido para a sua persona. Nada disso fez sentido para você? É porque este é um dos maiores problemas das empresas: criar uma boa estratégia e ter quem execute.
Por isso, em muitos casos, as ofertas as quais existem no mercado parecem ser tentadoras. Mas será que contratar alguém apenas para escrever para a sua marca faz realmente sentido e trará resultados?
A seguir, preparamos um conteúdo para falar um pouco mais sobre como trabalhar o marketing de conteúdo estrategicamente e de forma efetiva, e quem poderá ajudar o seu negócio nessa missão.
Vamos lá?
Mas afinal, o que é marketing de conteúdo estratégico?
Se por marketing de conteúdo você entende “produzir textos para blog ou redes sociais”, esqueça. O Google e as redes sociais estão repletos de conteúdo, sendo assim, apenas “produzir” coloca você na lista “mais do mesmo”. Por isso, marketing de conteúdo significa criar um material diferenciado e que realmente entregue valor para a sua persona.
E não acaba aí. A missão do conteúdo é impactar mais e mais pessoas, por isso é essencial saber como difundir esse material. Sendo assim, o processo compreende planejamento, produção e distribuição do material nos canais e para as pessoas certas. Ao final de tudo: mensure os resultados. Complexo? Até pode ser, mas essa lógica traz o que você mais deseja, que é realmente impacto no público e no seu negócio.
Quer entender um pouco mais sobre como realizar esse processo? Então continue lendo que iremos explicar para você!
Marketing de conteúdo: o planejamento
Lembre-se: para um marketing de conteúdo efetivo não basta criar, é preciso pensar e planejar o que vai ser criado. Por isso, este é o momento de estudar o mercado e a sua persona: o que está em alta e tem volume considerável de pesquisa para se tornar uma boa palavra-chave? O que essa persona está pensando e pesquisando nesse momento da sua vida? O que será útil e realmente entregará valor para ela?
É importante, neste momento, cruzar as dores de mercado, com as dores da persona e, claro, suas soluções. Entender com o quem você está falando ajuda a visualizar qual tipo de conteúdo irá atrair ela e o que mais faz sentido naquele ponto da jornada que ela percorre enquanto consumidora.
Marketing de conteúdo: a criação
Tendo feita toda a pesquisa, você pode enfim produzir. Claro que não basta escrever: pense no formato, na melhor entrega possível que pode ser feita para seu público. Será um blog? Um infográfico? Um vídeo? Tudo irá depender da sua estratégia e trará um resultado diferente conforme for distribuído. Pense nisto.
Marketing de conteúdo: a distribuição
Existe uma frase com muito peso compartilhada no mundo do marketing digital que diz: nada pior do que entregar o conteúdo certo para a pessoa errada, na hora errada. É um resumo de todos os pontos que estamos levantando até então. Neste item vamos nos ater ao processo de distribuição.
Depois de publicar o seu blog ou vídeo, por exemplo, é preciso que ele atinja o maior número de público-alvo possível. Pode ser um e-mail marketing, um anúncio no Google ou redes sociais, uma landing page, um share no Facebook ou LinkedIn. Enfim, a lista é longa e, novamente, irá depender da sua persona. Mas o ponto é: faça circular seu conteúdo pelos canais certos. Impacte os outros e aumente o tráfego para que possam, de fato, existir resultados a partir deste conteúdo.
Marketing de conteúdo: a mensuração
Bem, estamos na era dos dados e, de nada adianta, realizar todo esse esforço se você não souber como medir ele. Por isso, é essencial que ao final de cada trabalho, os números sejam avaliados. Trabalhe sempre em cima deles para obter os melhores resultados e otimização.
Não está familiarizado com ferramentas como o Google Analytics? Tudo bem, separamos quais são as métricas que você deve ficar de olho sempre que precisar mensurar uma ação de distribuição de conteúdo. São elas:
-Tráfego;
-Engajamento: comentários e compartilhamos do conteúdo;
-Tempo de permanência na página;
-Taxa de rejeição.
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