O marketing de influência, ou influencer marketing não é novo. É comum vermos grandes marcas contratando famosos da televisão ou do esporte, por exemplo, para campanhas publicitárias. A diferença é que o marketing de influência trabalha com os chamados influenciadores digitais para divulgar seus produtos. Quer saber tudo sobre essa estratégia e como sua empresa pode fazer parte disso? É só continuar lendo 🙂
Quem são os influencers?
Em primeiro lugar, é preciso saber quem são os influenciadores digitais – ou digital influencers. Os chamados influencers são produtores de conteúdo nas redes sociais que alcançaram destaque e conquistaram um número significativo de seguidores e, por consequência, geram influência sobre eles, daí o nome.
Além da diferença de mídia e tipo exposição, os influenciadores digitais se diferem das celebridades pela forma que o público os enxerga. Enquanto as celebridades são vistas como quase inalcançáveis, os influenciadores são gente como a gente.
Essa pode parecer uma diferença simples, porém do ponto de vista do marketing é muito importante. De acordo com o Influencer Marketing Hub, os consumidores preferem seguir influenciadores que parecem pessoas normais, em vez de celebridades.
Essa visão de proximidade cria uma relação mais estreita entre o produtor e seus seguidores, o que gera confiança e, consequentemente, influência. Isso implica diretamente em seguidores que confiam e consideram muito as recomendações e produtos indicados pelos influencers que acompanham.
Porém, nem todos os influenciadores são iguais. Pode ser que você tenha em mente perfis no instagram com milhões de seguidores, e essa ideia está certa, mas existem muito mais influenciadores do que esse grupo, olha só os outras categorias existentes:
- Nano-influencer – Entre mil e 10 mil seguidores
- Micro-influencer – Entre 10 mil e 50 mil seguidores
- Mid-tier – Entre 50 mil e 500 mil seguidores
- Macro-influencer – Entre 500 mil e 1 milhão de seguidores
- Mega-influencer – Acima de 1 milhão de seguidores.
Essas categorias são baseadas na quantidade de seguidores no Instagram.
O que isso quer dizer na prática? Para começar, uma parceria de publicidade com um mega-influencer com certeza será mais cara que trabalhar com um micro-influencer, por exemplo. Porém, não é só isso. Cada categoria tem suas especificidades que podem ser exploradas na hora de escolher um influencer para trabalhar com sua empresa.
Apesar do grande alcance, os mega-influencers possuem uma relação muito mais distante de seus seguidores, quase como as celebridades. Já um micro ou nano-influencer é muito mais nichado mas tem uma relação bem próxima com seus seguidores, que são bastante engajados, o que gera influência e confiança.
Na verdade, os micro-influencers têm ganhado visibilidade como opções mais viáveis financeiramente e que trazem bons resultados para as empresas, justamente pela proximidade que têm com seus seguidores, que os enxergam como autênticos e confiáveis em suas recomendações.
Vantagens de trabalhar com marketing de influência
Um post no feed do instagram continua lá 24 horas por dia, 365 dias no ano. Isso significa que sempre que alguém entrar no perfil do influenciador, aquela imagem ou vídeo estará lá.Além disso, esses influenciadores vêm trabalhando há anos e conquistaram uma base de seguidores bastante fiel e engajada, o que significa que você não precisou fazer esse trabalho, mas pode se beneficiar dele. Influenciadores de nicho são muitas vezes vistos como autoridade no assunto, o que significa que suas recomendações são altamente consideradas.
Alguns números sobre o marketing de influência
- Em 2016 esse mercado era de 1,7 bilhões de dólares, em 2022 a projeção é que chegue em 15 bilhões. Fonte.
- Os micro-influencers participaram de 91% do total de campanhas de influencer marketing, mostrando a preferência das empresas à essa categoria. Fonte.
- De acordo com pesquisa do Influencer Marketing Hub, 90% dos respondentes afirmaram que o marketing de influência é uma estratégia eficiente.
- Segundo pesquisa do HubSpot, 34% dos respondentes afirmaram que irão investir em marketing de influência, fazendo desse o item número 1 nas pesquisas.
Como implementar o marketing de influência
Gostou da ideia e quer colocar em prática? Presta atenção em alguns pontos importantes:
Primeiro, conheça bem sua persona, quem é seu público alvo. É importante também saber quem eles seguem, quem exerce influência no nicho que você está inserido. Fale com quem seus possíveis clientes escutam.
Para escolher o influencer certo, você pode fazer uma pesquisa no Instagram ou TikTok, dependendo do perfil do seu público. Procure por hashtags relevantes no meio e explore perfis com engajamento e número de seguidores adequados.
Não se esqueça, é essencial que você conheça mais de perto esse influenciador. Gaste tempo vendo o que ele posta, qual a resposta dos seguidores e principalmente se a imagem que ele passa está de acordo com a imagem que sua empresa deseja passar. Lembre-se que sua marca será associada ao que o influenciador representa.
Caso tenha dificuldades em achar influenciadores que se encaixem nos seus padrões, existem sites e agências que podem te auxiliar nisso, chamadas de plataformas de marketing de influência. Essas plataformas irão te conectar com influenciadores que sejam boas escolhas de acordo com o que você deseja fazer.
É importante que você vá além do número de seguidores e cheque a taxa de engajamento do perfil do influenciador e, como já foi falado, conheça o trabalho dessa pessoa antes de fechar negócio.
Por fim, não tenha medo de conceder liberdade criativa ao influenciador. Lembre-se que ele conhece muito bem o público que o acompanha e sabe bem como se comunicar com ele. Se vocês trabalharem juntos todo mundo sai ganhando!
Já disseram que 2022 é o ano dos criadores de conteúdo. Quem souber aproveitar essa tendência com certeza sairá na frente da concorrência. Sua empresa pode fazer parte disso! Não deixe de entrar em contato conosco se precisar de ajuda 😉 Gostaram do marketing de influência? Conta pra gente o que você achou!