Podendo ser apontado como um dos grandes diferenciais da internet em relação ao mercado tradicional, sob o ponto de vista das PME’s, pequenas e médias empresas, o ambiente virtual se torna uma ferramenta comunicacional mais democrática e mais barata, tendo em vista os valores de investimento mais acessíveis para se realizar uma campanha de marketing digital e reconhecendo-se que qualquer pequena empresa estando corretamente assistenciada comunicacionalmente, pode se tornar uma gigante na internet através de ideias e soluções adequadas ao marketing digital da empresa.
Nesse sentido, torna-se cada vez mais vantajoso e mais fácil para pequenas e médias empresas investirem em campanhas de marketing digital, mas é preciso ter atenção quanto a uma série de aspectos para que se consiga atingir o sucesso na internet. Desta forma, abordaremos a seguir 5 dicas simples para que a sua empresa possa ter uma comunicação equiparada às grandes marcas de seu segmento de mercado.
Dica 1: Planejamento
Assim que a empresa decide investir em marketing digital, faz-se necessário saber como, onde, com que frequência a sua marca inserida, além de planejar de que forma determinados conceitos atrelados à marca serão passados, e tudo mais que envolve a elaboração de uma campanha de marketing digital.
Para isso, o primeiro passo a ser dado consiste em começar a trabalhar no planejamento de toda a campanha. Nesta etapa inicial do marketing digital devem ser apontados os objetivos que a empresa busca atingir através de sua inserção virtual, quais são as ferramentas disponíveis para se trabalhar a campanha digital, quais novas ferramentas devem ser criadas, e quais serão as táticas e es estratégias utilizadas para que ocorra a divulgação da sua marca de forma correta. Desta forma, se inicia o processo de elaboração do planejamento de marketing digital da empresa e, a partir disso, tem início a consolidação de determinada marca no ambiente virtual,
Dica 2: Estratégias e Ferramentas
A sua empresa já tem um site? Já faz algum tipo de trabalho a partir do ponto de vista da comunicação da sua marca de forma digital? Respondendo-se a estas pequenas perguntas, considera-se que determinada empresa já deva elaborar, a partir do planejamento da campanha de marketing virtual, as novas ferramentas e estratégias de utilização que serão adequadas para corresponder a determinados objetivos comunicacionais.
Para exemplificar, as ferramentas de comunicação de uma empresa inserida no marketing digital, dizem respeito à utilização das redes sociais para se divulgar o site\ blog, a utilização ou não de e-mail marketing, de Google ou Facebook Ads, enfim, as ferramentas dizem respeito a quais as formas que a sua empresa buscará se inserir neste ambiente.
Já do ponto de vista da estratégia, cabe dizer que ela está diretamente relacionada às ferramentas comunicacionais utilizadas pela empresa. Por exemplo, se a empresa tem um site, uma página no Facebook e investe em e-mail marketing, cabe ao profissional de marketing responsável elaborar estratégias adequadas para cada ferramenta de comunicação disponível. Nesse sentido, poderia ser feita uma campanha de envio de e-mail marketing encaminhando para determinada página do site, que induzisse as pessoas a instalarem determinado aplicativo disponível no Facebook.
Sob esse aspecto, considera-se que para uma campanha de marketing digital ser completamente satisfatória, deve ocorrer, sobretudo, a integração entre as diversas ferramentas disponíveis através de estratégias adequadas ao contexto das necessidades de cada cliente.
Dica 3: Site e redes sociais
Como dito anteriormente, a sua empresa ou o seu negócio, devem utilizar-se principalmente das ferramentas comunicacionais que apresentam maiores benefícios a curto e médio prazo.
O site de determinada empresa deve ser considerado como a principal forma de comunicação dela. O site deve ser entendido como o ponto de venda da sua empresa na internet.
Já do ponto de vista das redes sociais, ter uma marca corretamente inserida nelas é fundamental para qualquer empresa que busca realizar um excelente trabalho de marketing digital.
Pode parecer uma tarefa quase impossível fazer com que a sua empresa atinja o sucesso na internet, porém, com muito empenho, dedicação e a aproximação com profissionais capacitados, a sua PME também pode vir a ser considerada como uma das gigantes na internet.