Com o avanço mundial da pandemia do novo Coronavírus, a maneira de fazer novos negócios está mudando. A internet está de forma ainda mais presente na vida do brasileiro, por isso o Marketing Digital em tempo de crise tem sido uma forma concreta de se estabelecer nesse mercado incerto e cada vez mais desafiador na recessão econômica.
Por isso, nesse artigo, vamos falar sobre os benefícios do Marketing Digital em tempo de crise, para você que ainda não começou a pensar como a internet pode te ajudar a criar novos negócios e para você que já investe, mas ainda não sabe como melhorar e transformar suas operações em lucro para a sua marca. Confira!
Por que investir em Marketing Digital em tempo de crise?
Antes da crise da pandemia, vários estudiosos do Marketing já falavam sobre o avanço das plataformas digitais como principal veículo para a divulgação de produtos e serviços e, também, como canal de relacionamento constante com o público. Philip Kotler, o pai do Marketing, juntamente com Iwan Setiawan e Hermawan Kartajaya no seu livro Marketing 4.0., escrito em 2016, mostra o Marketing Digital como “horizontal, inclusivo e social”, segundo eles. O livro diz que o mercado está se tornando mais inclusivo e a mídia social tem eliminado barreiras geográficas e demográficas, permitindo às pessoas se conectarem e se comunicarem, e, às empresas, inovarem por meio da colaboração. “Os consumidores estão adotando uma orientação mais horizontal”, afirma.
Com a crise do Covid-19, a instauração das medidas de isolamento físico, os laços entre as pessoas e a internet se estreitaram ainda mais e investir em Marketing Digital em tempo de crise se tornou a principal forma de sobrevivência para manter o faturamento dos negócios na atualidade. Aqui vamos listar vários benefícios de se estar presente nas plataformas on-line neste momento.
Sua marca se mostra próxima do público em momentos difíceis
Gerar negócios vai além de vender um produto ou serviço. Para vender é preciso criar um elo de confiança. Quando a sua marca se mostra próxima do cliente também em momentos de incertezas, como a época atual, o público-alvo sente confiança para investir mesmo em momento de risco. Uma forma de criar essa proximidade são as campanhas de Marketing Digital nas redes sociais e também em seu site, usando ferramentas do Google Ads.
Uma das vantagens claras do Marketing Digital é a segmentação de público, já que seus anúncios, textos e mensagens vão direto para quem já tem interesse em assuntos relacionados ao seu negócio, o que dá a possibilidade de fazer comunicações claras, precisas e até mais humanas, para mostrar que o alinhamento de sua marca está de acordo com as expectativas daquele público.
Sua marca se torna autoridade no seu setor e é reconhecida
Você quer que a sua marca seja lembrada pelo seu público como especialista em sua área? O Marketing Digital dá a possibilidade para que isso aconteça. Quando a sua empresa investe em publicar bons artigos no blog do seu site, por exemplo, existe muito mais chances da sua marca ser encontrada por alguém interessado naquele assunto e, essa pessoa, reconhecê-la como autoridade no setor. Dessa forma, é muito mais fácil executar uma venda com uma margem de lucro maior e ter resultados mais satisfatórios na negociação em ambos os lados, pois aquele cliente reconhece que a sua empresa sabe o que está fazendo. Por isso, investir em um site com um blog, ou ainda em conteúdos como vídeos, aulas, e-books, além de atrair um novo público, também será uma ótima forma de se estabelecer no mercado como uma marca que entende, de fato, do assunto com o qual trabalha.
Há o poder de mensurar melhor o retorno do seu investimento
No Marketing Digital é possível mensurar de forma clara o seu investimento e determinar os seus resultados. Essa ação de mensuração é chamada ROI (Return Over Investment ou Retorno sobre Investimento, em português) e calcula quanto foi o retorno em vendas e faturamento sobre o investimento que foi feito em ações publicitárias. Nos investimentos feitos em Marketing Digital, é possível em qualquer plataforma (redes sociais ou Google Ads), ver os resultados de quantas pessoas foram atingidas com aquela ação e fazer comparações claras com os resultados que foram obtidos à partir da ação. Essa segurança na avaliação dos resultados é um ótimo recurso que permite aprender com erros e planejar ações futuras baseados nos acertos obtidos.
Investir no diferencial da sua marca
Por que o seu público-alvo compraria da sua empresa e não do seu concorrente? Conseguiu responder? Então essa resposta é o seu diferencial. As ações de Marketing Digital em tempo de crise precisam estar focadas em mostrar os pontos fortes da sua marca e a sua diferenciação em relação a concorrência. O estreitamento do relacionamento que as redes sociais pode fornecer entre sua marca e seu cliente, com a criação de stories e postagens, tem o poder de mostrar diariamente esse diferencial que as marcas não possuem. Isto é importantíssimo para vender mais em tempos de crise.
Mas como eu consigo fazer tudo isso?
As ações de Marketing Digital, apesar de estar ao alcance de todos, ainda sim não é uma tarefa simples, seu planejamento e suas execuções exigem tempo e estudo para que sejam realizados os melhores investimentos de acordo com o público-alvo. Por isso, a ajuda de uma agência especializada em Marketing Digital é a chave para ações mais concretas e com melhores resultados. A Agência Spiner é certificada pelo Google e possui experiência em planejamento e execução de ações de Marketing para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Nesse momento em que o Marketing Digital em tempo de crise é tão importante, estar presente na vida dos seus clientes é o diferencial para a sobrevivência da sua marca no mercado. Converse conosco e conheça os nossos serviços!