A crise econômica que vem assolando o mundo inteiro há quase uma década, sendo noticiada pelos jornais e colocando muitos empresários de cabelo em pé diariamente tem atingido principalmente as grandes empresas e megacorporações e, sendo assim, você que é dono de uma pequena ou média empresa não teria muitos motivos para se preocupar com ela, não é?
Errado. Com a globalização avançando a passos cada vez mais largos, mesmo o dono de uma pequena padaria no interior do Brasil pode ser afetado pelo aumento no preço da exportação da soja chinesa, por exemplo. No entanto, como aproveitar esse momento de crise para que a sua empresa possa crescer com a utilização do marketing digital? Quais estratégias comunicacionais podem ser adotadas para que a sua empresa se beneficie deste momento de crise econômica mundial e, com isso, possa crescer sem se preocupar muito com a chamada recessão?
Levando em conta estes fatores, apresentaremos a seguir algumas ideias para que a sua empresa possa aproveitar o marketing digital visando o crescimento durante a crise.
Comunicação é a alma do negócio
Mesmo a menor empresa do seu ramo, pode ser vista como uma gigante na internet, então, o grande segredo é continuar investindo na comunicação virtual para se beneficiar dela e, com isso, crescer na crise.
Pode ser o momento de considerar a reformulação do seu site, por exemplo, ou ainda optar por dar o foco nas mídias sociais, tendo como objetivo fortalecer o relacionamento com o cliente ou mesmo atingir novas parcelas de mercado.
Sendo assim, o marketing digital mostra-se como de extrema importância para transmitir ao mercado a imagem de que a sua empresa está superando ou até mesmo crescendo com a crise, no sentido de que a comunicação virtual da sua marca poderá transmitir a segurança que você necessita para vender mais aos clientes já fiéis e, ainda, ampliar o seu quadro de leads e prospects.
E-Commerce é tendência
Se a sua empresa já foi afetada pela crise de alguma forma e vem apresentando resultados menores do que apresentava há algum tempo atrás, uma boa opção pode ser o investimento em E-Commerce, que é uma tendência dentro do marketing digital já há alguns anos e muitas empresas tem se beneficiado muito com a sua utilização.
O E-Commerce permite que você corte os gastos de forma significativa, como não tendo mais que pagar pelo aluguel do seu ponto de venda e reduzindo o seu quadro de funcionários, mas deve ser entendido como um novo investimento e, por isso, também apresenta alguns custos, como transporte de mercadorias e logística.
Desta forma, antes de adotar a comercialização eletrônica como uma ferramenta de marketing digital para crescer com a crise, é necessário que seja feito um bom planejamento para que se consiga compreender se a sua empresa conseguirá utilizá-lo da forma mais adequada possível.
Marketing Digital é diferencial para crescer na Crise
Por apresentar custos geralmente muito inferiores ao marketing tradicional, optar pelo investimento em marketing digital trata-se de uma opção mais econômica, ao mesmo tempo em que apresenta uma excelente relação custo-benefício, tendo em vista que todos os seus clientes e prospects estão conectados à internet hoje em dia.
Nesse sentido, investir no marketing digital durante o período de crise que assola o mundo inteiro, pode ser considerado com um diferencial que fará com que você consiga vender mais e continuar se comunicando de forma satisfatória com o seu mercado de atuação, levando em conta o momento delicado que a maioria das empresas estão passando.
Sendo assim, o marketing digital coloca-se como um aliado de empresários, principalmente donos de pequenas e médias empresas, visando apresentar soluções inovadoras para que não somente superem a crise, como também se beneficiem dela, para que, a partir deste fator econômico, possam ainda crescer na crise.