Quem tem uma pequena empresa, ou pensa em abrir uma, sabe quais são as principais dificuldades e desafios a serem superados: burocracia, investimento, equipe, clientes. Às vezes, parece até que uma vida dedicada 24h por dia ainda não é o suficiente. Porém, nós temos uma boa notícia: o marketing digital para pequenas empresas pode aliviar boa parte desses desafios e te dar uma dose de tranquilidade para você colocar suas ideias em prática.
Você com certeza já utilizou o mundo digital para pesquisar produtos e serviços, fazer pedidos, procurar avaliações e se relacionar com empresas. Apesar desse tipo de interação fazer parte do nosso dia a dia como consumidores, nem todo mundo sabe como se comportar do outro lado.
Esse é o objetivo principal desse artigo, que vai falar sobre como uma pequena empresa pode vencer os principais desafios online e colocar as estratégias certas em prática para conquistar resultados que fazem a diferença. Vá direto ao ponto nos tópicos abaixo ou continue com a leitura na sequência para consumir tudo o que preparamos.
- Marketing digital para pequenas empresas: por onde começar?
- Quais são os principais desafios e as melhores oportunidades
- As melhores práticas de marketing digital para pequenas empresas
Marketing digital para pequenas empresas: por onde começar?
Antes de pensar em uma estratégia de marketing online, você deve entender qual é a base dela. Primeiro, vamos recordar o conceito dado por Kotler e Armstrong:
‘‘O marketing de hoje deve ser entendido como uma forma de entender o cliente e satisfazer as suas necessidades e desejos. É o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar o seu valor de volta.’’
Essa definição traz em si mesma a base para uma estratégia sólida, independente do campo em que ela seja utilizada. Um dos grandes desafios atuais é justamente criar vínculos tão sólidos quanto aqueles que eram criados quando a concorrência era menor e toda a jornada de compra acontecia na frente do vendedor.
Para começar a traçar uma estratégia eficaz de marketing digital para pequenas empresas, o primeiro passo é entender quem é a sua marca. Para isso, saia do campo ‘tecniquês’ e responda, de forma lógica e humana, algumas questões como essas:
- O que você mais sabe fazer?
- Porque decidiu vender esse produto ou serviço?
- Como eles realmente beneficiam a vida de outras pessoas?
- O que você gostaria que as pessoas dissessem sobre a sua marca?
- Qual personalidade ela teria se fosse uma pessoa?
Antes de começar, faça isso com calma e tempo (sabemos que é difícil, mas quando você investe tempo para planejar, economiza o que gastaria com erros depois). É muito importante ter clareza do espaço que a sua marca ocupa no mercado, quem você deseja atrair e com quem quer se relacionar.
Feito isso, é hora de pensar na sua persona de consumo. Em outras palavras, quem você irá alcançar. Com as respostas certas sobre a sua marca, essa etapa fica muito mais fácil e assertiva. Uma coisa que acontece com bastante frequência é perceber que o público ideal não é bem aquele que você havia imaginado. Nesses casos, tudo que você precisa fazer é repensar a linguagem de comunicação, caso algum material já esteja em andamento.
Com os conceitos de marca e público-alvo definidos, é importante pensar na criação visual dos seus materiais. Uma dica é profissionalizar o máximo possível para evitar que seu negócio seja visto de forma amadora. Entenda que, quando falamos no ambiente online, tudo aquilo que é visual funciona como a sede da sua empresa. Você não levaria seu cliente para uma casa caindo aos pedaços, levaria? Então, não deixe seus canais dessa maneira.
Além disso, o papel do design é facilmente percebido na comunicação de grandes marcas, como Coca-Cola, Mc Donals e Nike. Mas como isso funciona dentro da estratégia de marketing digital para pequenas empresas? Da mesma maneira. Mais do que uma carinha bonita, toda a parte criativa do seu negócio tem uma função: expressar quem você é sem palavras e atrair a atenção das pessoas certas sem falar com elas.
“Design não é apenas sobre como tal coisa se parece ou se sente. Design é como isso funciona.” Steve Jobs
Os principais desafios e as melhores oportunidades dessa jornada
Somos suspeitos em dizer algo diferente, mas a jornada de traçar uma estratégia de marketing digital é apaixonante. Dizemos isso porque ela engloba desafios que, quando superados, te fazem compreender, com clareza, qual é a identidade da sua empresa, com quem você realmente deve falar e o que dizer.
No início de um planejamento, é muito comum vermos homens e mulheres que concretizaram um sonho ou têm muito conhecimento sobre algo realmente importante para a sociedade, mas que não sabem como comunicar o que fazem de melhor. Em outros casos, as inúmeras tentativas de vender o produto certo para as pessoas erradas faz com que alguns clientes cheguem desanimados. Ver a reviravolta positiva também é algo que nos anima bastante.
Para você não se sentir sozinho no barco, listamos os principais desafios que fazem parte da jornada de um planejamento de marketing digital da pequena empresa. Veja só:
- Conhecer o diferencial: é muito comum vermos empresas que dizem que a qualidade ou o atendimento são os seus diferenciais. Salvo você tenha uma garantia fora do comum ou uma recepção digna da realeza, há grandes chances deles não apresentarem vantagem alguma para sua empresa. Diferencial é aquilo que seu cliente não encontra de forma tão fácil na compra de um produto ou serviço, mas você exatamente como oferecer.
- Não saber para onde direcionar os investimentos: com tantas ferramentas disponíveis, é difícil saber em qual delas investir. A decisão depende muito do que você oferece e exige uma visão de um especialista no assunto.
- Alinhar o design ideal: em geral, esse é um desafio mais comum quando o cliente já tem uma ideia fixa sobre o que gostaria da área de criação. Uma dica valiosa é tentar explicar ao máximo o que você espera, mas estar aberto para a justificativa da criação, que busca alinhar beleza à funcionalidade.
- Escolher as pessoas certas para trabalhar com você: compartilhar o seu negócio com alguém certamente é uma das principais dificuldades da pequena empresa. Isso porque, pelos investimentos geralmente limitados, a contratação precisa ser assertiva, seja de um funcionário, ou de uma agência. Optar por quem se interessa pelo seu negócio e decide fazer acontecer, se aprofunda nos seus materiais e veste a sua camisa é uma escolha que tem grandes chances de dar certo.
Agora que já apresentamos os quatro principais desafios de planejar uma estratégia de marketing para pequenas empresas que seja eficaz e viável, vamos partir para as vantagens. Separamos as três principais vantagens pautadas no que toda empresa precisa ser para sobreviver: vista, lembrada, consumida, recomendada e organizada.
Aumente sua visibilidade
Atualmente, o Facebook possui cerca de 2.853 bilhões de usuários ativos, o número no Instagram é de 1,22 bilhões e eles não param de crescer. No Google, mais de 3,5 bilhões de pesquisas são feitas todos os dias.
Isso significa que audiência não falta para quem executa um bom trabalho digital e essa é uma das principais vantagens de uma estratégia bem construída. Com o uso adequado de plataformas gratuitas, como o próprio Facebook e Instagram, você pode compartilhar conteúdos em instantes e construir uma história de autoridade para que sua marca seja vista como referência no segmento em que atua.
Para que essas publicações sejam vistas, no entanto, é importante investir em anúncios. A partir de R$180 reais, é possível anunciar praticamente todos os dias no Facebook e Instagram. Outras formas de divulgação, como Linkedin e Google Ads, também são excelentes opções para determinados nichos de mercado.
Além disso, vale destacar que empresas que possuem um site bem estruturado têm sempre um cartão de visitas à mão, inclusive quando elas mesmas nem sabem que foram vistas por alguém. Nesses casos, um trabalho de otimização do site para aparecer entre as melhores posições dos resultados de busca também contribui bastante.
Alcance pessoas já interagiram com você
Outra vantagem muito especial que só a internet poderia simplificar é o remarketing: uma forma de alcançar pessoas que, em algum momento, já foram atingidas pela sua empresa. Recapturar a atenção de alguém que já te conhece é excelente porque a semente já foi lançada e, portanto, provavelmente está mais perto de florescer. Essa é uma vantagem que pode ser executada tanto no Facebook, quanto no Google Ads.
Planeje, realize e avalie
Se você já investiu na divulgação impressa de folhetos e flyers, poderia nos dizer quantas pessoas viram seu material, quantas entregaram para alguém ou quantas apenas jogaram fora? Essa falta de precisão de outros meios de publicidade é uma das principais dores dos empreendedores que o marketing digital combate.
A partir do momento em que sua estratégia está no ar, você pode mensurar tudo e todos: desde o número de alcance, visualizações, cliques, interações e muito mais. Vale um artigo específico só para falar sobre os resultados que cada plataforma pode trazer.
As melhores práticas de marketing digital para pequenas empresas
Agora que você já conhece os desafios e as vantagens de investir em uma boa estratégia de marketing digital para pequenas empresas, é hora de saber como colocar em prática. Separamos alguns artigos que podem te ajudar nessa jornada.
INBOUND MARKETING: AS MELHORES PRÁTICAS PARA PMES!