Em meio a crise econômica muitas empresas acabam decidindo por contratar uma equipe interna para cuidar do Marketing, mas será que essa é a decisão correta? Muitos fatores podem ser positivos e negativos nessa escolha, por isso separamos alguns pontos para analisar.
Redução de custos – É preciso estudar todos os pontos de custos antes de tomar tal decisão. Pensar apenas no Fee da Agência (isto é, na taxa de serviço) comparado ao valor de custo dos funcionários que serão contratados, é algo muito superficial para dizer que será mais econômico.
É preciso verificar quais os recursos que a Agência fornece para a empresa entre custos de CPC, engajamento criado com a marca trazendo vendas “orgânicas” – vale lembrar que todo contato e venda provem de algum tipo de publicidade por mais longe que esteja do momento da compra, esse cliente foi impactado de alguma forma.
Profissionalismo e eficiência – É preciso também considerar quantos profissionais dento de uma agência trabalham em prol de sua empresa, são muitas especialidades envolvidas no foco de trabalhar sua marca, produção de conteúdo, designer, criação, estrategistas, revisores, analistas e muito mais. É preciso calcular se o número de colaboradores que pretende contratar, darão conta de um trabalho tão estruturado como o que uma Agência pode fazer por você.
Poder decisivo – Outro ponto muito importante a ser estudado é que se sua empresa decide cuidar de forma internalizada do marketing, seu departamento de marketing terá muito menos energia para decisões estratégicas de longo prazo, pois a partir desse momento deverá se preocupar com pequenas decisões, que uma agência eficiente tomaria por sua empresa.
É humanamente impossível ser um profissional completo em todas as áreas, cuidar de estratégia, designer, conteúdo, anúncios e outros pontos pode fazer de sua equipe interna de marketing apenas operacional, tirando o potencial de pensar em soluções maiores e diminuindo, consequentemente, o crescimento de sua empresa.
Estudo de Mercado – Em uma agência competente existe uma preocupação infinita em estar por dentro de todos os mercados, com foco em seus clientes. Entre esses estudos estão conhecimentos detalhados e particularidades que podem lhe trazer muito mais lucro através de estratégias em curto prazo e conteúdos que seguem os acontecimentos atuais.
Existe neste caso a necessidade de estudar quanto tempo sua equipe interna terá para fazer este tipo de estudo e se aprofundar em diversos mercados, entendendo necessidades de caminhos a serem seguidos pelo marketing para atingir o público desejado.
Antes de decidir se é realmente uma economia, peça orçamentos com números e médias de desempenho dos clientes atuais da agência, isso sem dúvida ajudará na tomada de decisão. Afinal, nenhuma opinião é mais concreta do que a dos próprios consumidores de um serviço, certo?!
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