Nos últimos anos temos visto uma mudança de comportamento na maneira como as pessoas buscam o que querem na internet. Atualmente, usamos vários dispositivos ao longo do dia, além disso, a maior parte das pesquisas feitas através do Google em todo o mundo ocorre em smartphones em vez de computadores.
O Brasil é o 3º país no mundo que passa mais tempo conectado na internet e temos mais celulares do que pessoas: 204 milhões de pessoas para 276 milhões de aparelhos.
Outros dados do comportamento mobile no país:
– 80% do tempo de navegação em mobile é feita via apps;
– 14% das transações online do segundo trimestre de 2015 foram realizadas por meio de dispositivos móveis.
Com esse crescimento, a aceitação ao marketing mobile, ou seja, ações de marketing para dispositivos móveis também estão com uma demanda maior. Os investimentos em publicidade mobile alcançaram 141,4 milhões de dólares em 2015. No Brasil, são investidos mais de 41 milhões de dólares com publicidade móvel (eMarketer).
Micro-momentos
Em pesquisa, o Google afirma que o tempo gasto para buscar informações na internet, caiu. Já a taxa de conversão mobile, ou seja, a taxa de compras feitas efetivamente pelo celular, cresceu. Isso significa que as pessoas estão mais objetivas no mundo digital, o que cabe às empresas, otimizar a experiência do usuário, para que ele navegue em seu site e execute ações com mais rapidez.
Essas as pequenas fatias de tempo em que as tomadas de decisões acontecem são chamadas de micro-momentos. Por exemplo, com o maior uso do smartphone e da internet móvel, não precisamos mais enfrentar a fila de um banco para pagar uma conta. Um micro-momento, então, pode ser quando eu vejo que não paguei uma conta e não tenho tempo hábil para ir ao banco. Pego o smartphone e pago essa conta, de onde eu estiver, em alguns poucos minutos.
Google Adwords
Pensando nisso, o Google AdWords percebeu a necessidade de repensar sua plataforma para se adequar a essa tendência e está desenvolvendo novidades para que o usuário tenha uma nova experiência que vá de encontro a esse cenário.
Nesses micro-momentos, os consumidores esperam que os anúncios sejam úteis e relevantes, seja exibindo detalhes de um produto, sugerindo rotas para a loja mais próxima ou apresentando um número de telefone ou mais informações sobre a empresa na qual eles têm interesse.
As inovações no Google AdWords que possibilitam essas experiências ajudarão muitas empresas a alcançar seus clientes de formas mais inteligentes e melhores. O que antes era uma ferramenta para ajudar os anunciantes a inserir anúncios de texto nos resultados de pesquisa, agora é muito mais do que isso.
O usuário deseja ter os dados mais importantes de uma maneira fácil de visualizar, das campanhas que geram mais lucro até o percentual de tráfego proveniente de dispositivos móveis. Com essas mudanças o GA vai oferecer esses insights e ajudar a visualizá-los de modo que possam ser melhor aproveitados. Com os dados mais relevantes para suas metas de negócio, pode-se dedicar mais tempo à otimização de campanhas e identificação de oportunidades.
No fim das contas, o Google vai oferecer uma ferramenta mais simples, porém também mais eficiente, que ajude a fazer mais em menos tempo. Essas mudanças ainda estão sendo implementadas em 2016 e 2017, e anunciantes estão sendo convidados a testá-las e fazer comentários.
O que você achou dessas novidades? Aqui na Spiner já estamos curiosos para testá-las e poder aprensentá-las para nossos clientes!