O sucesso do TikTok é algo incontestável, seu crescimento chamou a atenção de muitas empresas. No artigo de hoje, iremos te mostrar como montar as melhores estratégias de marketing no TikTok.
Mas antes, vamos começar falando um pouco sobre a rede social que bombou nos últimos anos.
Sobre o TikTok
TikTok foi originalmente criado pela empresa chinesa Douyin, fundada por Zhang Yiming em 2012. A plataforma foi lançada em setembro de 2016 e rapidamente ganhou popularidade na China.
Em novembro de 2017, a empresa americana ByteDance adquiriu a plataforma musical americana, Musically e combinou-a com Douyin, renomeando-a para TikTok. Em 2018, a plataforma foi lançada globalmente como TikTok e tem crescido rapidamente em popularidade desde então.
Hoje, grandes empresas do mundo inteiro divulgam suas marcas na plataforma que possui uma grande visibilidade entre seus consumidores.
Por que fazer marketing no TikTok
Para amplificar a visibilidade da sua marca e fomentar o relacionamento com os clientes, estar presente nas redes sociais é crucial. Uma das opções mais relevantes nesse sentido é criar uma presença no TikTok, uma plataforma de vídeos curtos que conta com uma base de usuários ativos e em constante crescimento.
No TikTok, é possível criar e compartilhar vídeos virais com duração máxima de 10 minutos. A plataforma se diferencia de outras redes sociais, como o LinkedIn e o Facebook, pois seu público é predominantemente jovem. Como resultado, muitos empresários têm investido na plataforma e alcançado ótimos resultados.
Continue lendo para ver algumas sugestões para aproveitar essa ferramenta para promover a sua marca.
Invista em anúncios pagos
Da mesma forma que no Google, Instagram e Facebook, é possível utilizar o TikTok Ads para publicar anúncios na plataforma.
Para começar a utilizar este recurso, é necessário criar uma conta comercial e fornecer informações sobre o seu negócio. Depois de aprovação, você pode começar a criar os anúncios, estabelecer metas para a campanha, segmentar o público-alvo e definir o orçamento a ser investido no serviço.
Tenha objetividade
Ao criar conteúdo para o TikTok, é crucial ser preciso e comunicar a mensagem de forma eficiente em pouco tempo. Faça um esforço para elaborar conteúdo de qualidade, que forneça valor ao usuário e o incentive a assistir ao vídeo até o final.
Tenha certeza de que seu público está na plataforma
Antes de começar a utilizar o TikTok como ferramenta de marketing, é crucial verificar se o seu público-alvo realmente está presente na plataforma. Para isso, é recomendável fazer pesquisas e entender o comportamento da sua persona, quais redes sociais eles preferem utilizar, etc.
Não adianta produzir vídeos para o TikTok se a sua audiência não estiver lá para vê-los. Além disso, mesmo se o seu público estiver presente na plataforma, é importante ter uma estratégia multicanal. Portanto, é importante estar presente em outras plataformas digitais, como o WhatsApp Business, além de investir em novas redes sociais, como o Clubhouse, a Twitch e o Discord.
Utilizar o TikTok como ferramenta de marketing pode ser uma ótima maneira de aumentar a visibilidade da sua marca e atrair novos clientes. Esta plataforma tem um grande potencial de crescimento e se você ainda não estiver usando este canal, é recomendável começar a investir aos poucos e testar o que funciona para o seu público.
Trabalhe continuamente
Assim como em outras redes sociais, é importante publicar conteúdo regularmente para que o algoritmo do TikTok entenda que a sua conta é ativa e relevante. Isso também mantém a sua audiência engajada e esperando por novos conteúdos em dias e horários estabelecidos.
No entanto, é importante evitar a postagem excessiva de conteúdo em uma semana e depois não publicar nada. Além disso, é importante evitar postar qualquer conteúdo apenas para manter a sua conta atualizada.
O objetivo principal deve ser sempre a qualidade do conteúdo e não a quantidade. Por isso, é recomendável criar um calendário editorial para planejar e documentar a produção de conteúdo no TikTok.
Gostaria de saber mais sobre como incluir o marketing no TikTok? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em te ajudar!