Em uma época de fluidez de gênero e papéis de gênero desconstruídos, pode ser um um pouco complexo fazer campanhas de marketing para o público feminino, especialmente para mulheres jovens. Afinal, muitas mulheres jovens não querem ser rotuladas pelo gênero.
Mas, existem maneiras de atingir esse público tão exigente: saber exatamente quem é seu público e o que o faz responder de forma positiva. A melhor estratégia é sempre se colocar no lugar delas antes de iniciar qualquer campanha.
Nem tudo precisa ser cor de rosa
Especialistas em marketing para o público feminino dizem que a abordagem “para ela” e utilizar a cor rosa não funcionam mais para se comunicar com mulheres. Isso é um reflexo das mudanças que já ocorrem no pensamento da população, e o marketing que se baseia em estereótipos está fadado ao fracasso. O marketing deve ser baseado em inclusão, mas não só isso, ele deve excluir estereótipos.
A cor rosa no design das campanhas de marketing, no design dos produtos e do site da marca só reforçam o estereótipo feminino que muitas mulheres não se identificam. Um dos maiores erros dos profissionais de marketing é supor que todas as mulheres querem uma versão cor-de-rosa de todos os produtos, sendo apenas a única opção à cor original do produto.
Comunicação visual contextualizada e personalizada
As mulheres da geração millenial são mais atentas às lábias do marketing para tentar convencê-las a comprar um produto. Para evitar que suas campanhas falhem no engajamento, você deve entender o contexto desse público e compreender os problemas que eles enfrentam com a concorrência.
Uma boa pesquisa de público alvo pode te ajudar a fazer uma comunicação visual mais personalizada e que esteja dentro do contexto que seu público vive, evitando os clichês e estereótipos.
Mostre mais ao invés de falar muito
Ter uma abordagem conduzida pelo design é muito efetiva para dissipar mitos e mostrar resultados e utilidades de um produto. Imagine que você venda cosméticos. Por exemplo, mostrar visualmente os efeitos da exposição excessiva ao sol em todos os tipos e tons de pele, e comparar com uma pele saudável de alguém que sempre teve o cuidado de se proteger do sol, pode ser mais eficaz para vender protetores solares do que somente associar protetor solar à praia com uma modelo de biquíni. O poder de convencimento que uma imagem tem é gigante, e você deve usar isso a favor da sua marca.
O marketing para o público feminino anseia por autenticidade
As mulheres, principalmente as mais jovens, estão conectadas o tempo todo. E elas são conscientes de como as marcas distorcem as coisas e criam um mundo perfeito para vender produtos. Isso faz com que elas anseiem por autenticidade.
Hoje, mais do que nunca, as mulheres querem ser mais autênticas, um reflexo de que elas estão cansadas de serem manipuladas para se adaptarem ao que as marcas querem para elas.
Se a sua marca quer conversar com o público feminino e ter sua mensagem ouvida por elas, celebre a autenticidade. Afinal, o que é melhor para as mulheres é melhor para a sua marca.
A Spiner está disposta a te ajudar com as suas estratégias de marketing para o público feminino. Entre em contato conosco.