Na última década, presenciamos um boom tecnológico que tem transformado profundamente nossas estruturas sociais. Muitos denominam esse momento de quarta revolução industrial, mas a era 4.0 vai muito além da indústria. O mercado 4.0 assiste a inovações que rompem hábitos antigos, complexos e inflexíveis, dão mais liberdade ao indivíduo e descentralizam o poder de grandes instituições soberanas e opressoras; e se vê obrigado a acompanhar o movimento e se transformar para compreender as novas demandas.
Atualmente, o pequeno e médio empresário pode competir pelo seu cliente de igual para igual com os peixes grandes do mercado; a imprevisibilidade e o dinamismo do mercado 4.0 precisa mais de profissionais criativos do que processos engessados, padrões e códigos de conduta perderam espaço, marcas passaram a prestar mais atenção às necessidades do consumidor e o consumidor passou a se conectar mais com marcas que defendem valores sociais e representam uma comunidade.
Transição para o Mercado 4.0
Claro que, como toda inovação, existe uma resistência das pessoas e empresas em aderir às novidades; e é exatamente nesse ponto que estamos. Muitas coisas novas, imprevistas e dinâmicas nascendo e muitas pessoas e corporações engessados no molde rígido e inflexível do mercado do passado. A palavra que define bem o Mercado 4.0 é descentralização e é exatamente essa palavra que ameaça os grandes sacripantas do milênio passado.
A descentralização do poder e da informação é o que vem assustando muita gente com aqueles conceitos enraizados, e principalmente as grandes e soberbas marcas.
A era 4.0 trouxe acessibilidade, acredito que essa seja outra palavra que define esse momento; acessibilidade. Você não precisa passar por uma hierarquia complexa para entrar em contato com a marca que você consome.
Infinitas horas na linha de espera, vários dias aguardando o retorno de um e-mail, a cada chamado aberto é uma escalada de “posso falar com o seu superior?” eram cenários comuns num passado não muito distante. Com o amplo acesso à informação, tornou-se mais simples o contato com as grandes organizações.
Características do mercado 4.0
A principal característica da era 4.0 é a inovação disruptiva; aquelas inovações tecnológicas que transformam nossas estruturas sociais, mentais e emocionais tão profundamente que em pouco tempo já não lembramos de como era a vida antes de tais serviços. Smartphones e aplicativos são o melhor exemplo disso; dá pra acreditar que há apenas 7 anos estávamos conhecendo o que eram os smartphones e os primeiros aplicativos? A memória do celular de 2012 não comporta o tamanho de um aplicativo atual; tem noção do que isso representa?
Confira outras características do mercado 4.0:
- Consumidores mais exigentes; buscam, pesquisam e incorporam a ideia da marca antes de consumir de fato.
- Conexões reais; não é incrível saber que o perfil da Magazine Luiza super engajado e descolado sabe exatamente quem você é, te segue no instagram e troca altos papos contigo?
- Apego aos valores humanos; se sua marca não se compromete com a verdade, não presta um serviço de qualidade ou não trata o consumidor de forma humanizada, ela está fadada ao fracasso.
- Comunicações instantâneas com pessoas e empresas; aplicativos de mensagem pra quê te quero, né?!
- Acessibilidade; qualquer um pode ter um smartphone com acesso à internet. Qualquer um que tem acesso a internet pode empreender pela internet, criar sua própria publicidade e competir com profissionais de diferentes alcances.
- Sustentabilidade e consciência coletiva; a disseminação de informação não atende a interesses exclusivos, com isso, muitas verdades vieram à tona, inclusive dados de degradação ambiental, trazendo à consciência coletiva o dano que a humanidade vem causando e a busca por alternativas sustentáveis.
- Descentralização do poder; empresas e grandes marcas soberanas em seus nichos perdem espaço pela complexidade dos processos e das estruturas hierárquicas pouco flexíveis. Empresas mais horizontais, flexíveis e interdependentes tendem a ocupar esses espaços.
- Humanização; a internet automatizou um grande volume de processos, inclusive o atendimento; a área que mais carece de empatia no mercado. Assim, nasceu a humanização em diversos setores, supervalorizando características humanas como empatia, generosidade, criatividade para solução de problemas, defeitos e capacidade de resiliência em casos de crise.
Essas e outras características diferenciam o mercado 4.0 do antigo cenário no ambiente profissional. O termo mercado 4.0 não é um termo oficial, mas trata-se da transformação do mercado na era 4.0, onde se adequa às novas necessidade humanas inseridas num ambiente em profunda reestruturação de valores, moldes de trabalhos, negócios e relações.
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