Foi-se o tempo em que smartphones e tablets eram sonho de consumo da maioria das pessoas. Hoje eles já são uma realidade para 87 milhões de pessoas no Brasil, segundo os dados divulgados pela pesquisa Mobile Modes e, sendo assim, os aparelhos móveis apresentam-se como uma nova e importante ferramenta de divulgação para empresas que investem em marketing digital.
Nesse sentido, surge o Mobile Marketing, que é o conjunto de estratégias e ferramentas comunicacionais que são utilizadas por determinada empresa para realizar o seu trabalho de marketing digital voltado a plataformas móveis.
É uma nova ramificação do marketing relativamente recente, mas que remonta a sua origem ainda às mensagens SMS com o surgimento de aparelhos móveis com tal tecnologia em meados da década de 1990.
Desta época para cá, muitos e importantes avanços tecnológicos foram feitos e as empresas de marketing digital passaram a estudar e a perceber as novas oportunidades de divulgação que se abriam frente a este novo cenário de “aparelhos inteligentes”, que estão tão presentes em nossa vida cotidiana como nunca na história estiveram.
Então surge o novo momento para o mobile marketing e, com ele, surgem uma série de oportunidades novas de divulgação para as empresas.
Mobile Marketing: O mercado
Para se ter uma noção do tamanho da oportunidade que é investir em mobile marketing, apenas o Facebook fatura por dia US$ 500 mil com os anúncios para aparelhos móveis e isso representa 50% de todo o seu faturamento desde que esta modalidade de anúncios foi disponibilizada, no início de 2012.
Ampliando ainda mais este quadro, cabe dizer que a partir do crescimento das vendas dos aparelhos móveis, a internet teve que se remodelar de certa forma, para abranger este novo mercado que surgia. Isso quer dizer, muitos sites tiveram que ser readaptados para que conseguissem ser visualizados a partir de aparelhos móveis, por exemplo, e todos os principais sites que mais movimentam a economia “virtual”, como os poderosos Google, Facebook, entre outros, tiveram que disponibilizar mais um produto, que foi anúncios próprios para mobile.
Eis que se identifica aí uma grande oportunidade que foi aberta para o marketing digital com o crescimento do mercado de mobiles. Planejar um anúncio para ser exibido em smartphones ou tablets é completamente diferente de se planejar um anúncio para os meios mais tradicionais ou mesmo para os sites.
Além disso, reconhecer esta nova realidade e saber adaptar as comunicações emitidas por esta plataforma com a finalidade de conquistar diretamente a fatia de mercado de pessoas que utilizam aparelhos móveis para navegar na internet, faz com que a empresa busque identificar as melhores estratégias de mobile marketing para se divulgar e, assim, apresente soluções inovadoras que visem atender a este novo mercado.
Mobile Marketing: Como vender mais a partir de smartphones e tablets
Com este novo cenário que se coloca a partir do crescimento do acesso a smartphones e tablets, cabe aos profissionais de marketing digital buscarem os melhores caminhos para que consigam tirar o maior proveito possível das oportunidades que surgem para o mobile marketing.
Entre tantos avanços tecnológicos, o único fator que ainda não mudou e nem nunca vai mudar, é o fato de que para realizar um excelente trabalho de marketing digital, continua sendo necessário que haja muita criatividade e planejamento por trás das campanhas de comunicação.
Considerando isso, é aconselhável que uma empresa que busque investir em Mobile Marketing e consiga se beneficiar das novas oportunidades que tem surgido a partir desta nova ramificação do marketing, esteja acompanhada dos melhores profissionais de marketing digital, que conseguirão apontar os melhores cenários, as melhores soluções e as novas tendências dentro do mobile marketing, a fim de que seja realizado um trabalho de comunicação impecável da marca, através do marketing digital realizado para aparelhos mobile.