Ter perfis nas redes sociais é essencial para a sua marca existir aos olhos dos consumidores. Porém, você sabe qual é a importância de fato de investir em canais como esses para obter resultados incríveis na sua empresa? Ao investir nas redes sociais existem muitos benefícios que outros canais mais tradicionais, como mídia offline, por exemplo, não conseguem proporcionar, mesmo custando valores muito mais altos.
Para explicar isso melhor a você produzimos um conteúdo completo trazendo 5 grandes motivos pelos quais a sua marca está perdendo tempo ao não investir nas redes sociais.
Vamos conferir?
Por que você deve começar a investir nas redes sociais
Uma boa comunicação é essencial para obter sucesso nas vendas da sua empresa. As redes como Facebook, Instagram, YouTube e Twitter, por exemplo, são os canais mais acessíveis e consumidos pelos internautas. Logo, investir nas redes sociais é uma estratégia poderosa de usar a comunicação em um espaço que consegue reunir boa parte do seu público-alvo, todos os dias da semana, em todas horas do dia.
As pessoas estão cada vez mais conectadas e usam as redes para se informar sobre notícias, marcas, restaurantes, livros, hotéis, serviços e tudo o mais que desejam consumir. Por isso, as redes são os cartões de visita das empresas atualmente e é essencial causar uma boa impressão a quem chega ao seu perfil.
#1 Proporciona uma maior aproximação com o seu público-alvo
Uma das grandes vantagens das redes sociais é que nessas plataformas se consegue uma grande aproximação junto ao seu público. Esse contato marca-usuários acontece de forma mais natural e leve, construindo um relacionamento, algo que é tão necessário para o sucesso das marcas hoje em dia. Para isso é preciso investir em conteúdos que de fato sejam mais humanizados e tenham o objetivo de ser relevantes, apresentando um material rico.
# 2 O custo-benefício é enorme nas redes sociais
O investimento versus o retorno de utilizar essas redes é algo que precisamos falar sobre. Ao investir nas mídias sociais, você estará trabalhando a sua marca de muitas maneiras diferentes: vendas, engajamento, reconhecimento, interação. Tudo isso acontece ao mesmo tempo na plataforma. Inclusive, você pode mensurar tudo isso, que é essencial para a sua estratégia. Tudo o que você precisa investir é em um time com conhecimento para a manutenção e produção de conteúdo.
#3 Aproveite da palavra do momento para as marcas: engajamento nas redes sociais
Outra grande vantagem de investir nas redes sociais é que você conquista o tão sonhado engajamento. Mas o que é isso? Engajamento, tecnicamente, é a interação do usuário com o seu conteúdo: curtidas, comentários, compartilhamentos. Porém, representa muito mais. É o primeiro indicativo de que você é de fato relevante para ele, sabe se comunicar e entregar exatamente o que ele busca. Qual o resultado disto? Mais pessoas ficam conhecendo sua empresa, esse conhecimento parte de uma recomendação indireta, ou seja, da validação feita por alguém conhecido e mais conversões ocorrem. Tudo isso acontece de forma muito simples e natural ao se investir nas redes sociais.
#4 E o próximo passo é a fidelização
Um engajamento de sucesso tem outra consequência muito positiva: a fidelização. Ou seja,
criar vínculos que realmente consigam aproximar a sua marca dos clientes, em um nível para além do consumo. Ao investir nas redes sociais é possível se comunicar com os clientes, seja via conteúdo, direct ou chat. Um bom atendimento cria experiências positivas, tão valorizadas atualmente pelos consumidores. E como falamos, investir nas redes sociais é um dos canais com melhor custo-benefício para isto.
#5 Conquistando novos clientes
Para além desses pontos positivos de relacionamento e fidelização, investir nas redes sociais também ajuda a conquistar novos clientes. Todos os dias, milhares de pessoas que nunca viram a sua marca estão acessando as redes sociais e você pode encontrá-las facilmente. É claro, é preciso de boas estratégias e conteúdos para isso, mas sua empresa tendo o posicionamento certo, consegue impactar e converter muito mais pessoas do que ocorre em canais mais tradicionais e que não apresentam a possibilidade de metrificar todos os resultados. Por isso, a vantagem acaba sendo enorme. Sem números para analisar, uma estratégia de marketing perde o sentido.
Agora que você já sabe todas as vantagens para investir nas redes sociais, que tal começar a estruturar a sua estratégia com quem entende do assunto? Entre em contato para conhecer os serviços de gestão e monitoramento de redes sociais Spiner.