O Orkut foi criado em janeiro de 2004 pelo engenheiro do Google Orkut Büyükkökten e foi campeão de adesão entre os indianos e brasileiros. Infelizmente, o Orkut nos dará adeus no dia 30 de setembro desse ano.
Em 2011 a rede social perdeu seus usuários para o Facebook e assim, o Google dedicou pouca atenção ao serviço, que foi extinto por conta dessa migração. Dessa forma, o site de buscas teve a ideia de integrar mais ainda os serviços do Orkut com o Google+, deixando claro que essa seria a prioridade nas redes sociais.
Com o crescimento do Google+, Youtube e Blogger, ficou ainda mais conveniente deixar o Orkut de lado. Paulo Golgher, diretor de engenharia do Google explica: “O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas e outras plataformas sociais ainda mais incríveis”.
Tal notícia chocou os internautas, pois há ferramentas muito populares, como as comunidades. O Google explica que esses recursos continuarão na web e se as pessoas não quiserem que suas mensagens sejam exibidas lá, é só excluir a conta.
Por meio de uma página de ajuda, o Google informa que em 30 de setembro os usuários serão impedidos de acessar o perfil no Orkut, exportar seus álbuns de fotos para o Google+ e acessar aplicativos e jogos baseados na plataforma.
Por isso, é bom aproveitar para salvar ou migrar os álbuns, salvar algumas mensagens ou então, não excluir a conta, para visualizar todo o conteúdo de comunidades, depoimentos e scraps no “museu online”.
Vamos sentir sua falta Orkut! 🙁