Uma dúvida que paira no meio do empreendedorismo online é relativa ao envio do email marketing. Com o surgimento e o uso cada vez mais frequente das redes sociais,muitos tem se questionado sobre as vantagens de criar um email marketing. Posto isso, será que ainda está em alta o envio de email marketing? As pessoa ainda abrem email marketing? Será que é vantajoso para seu ramo de negócio e pode trazer lucratividade?
Quem pensa que o email marketing está em desuso e não traz vantagens para o negócio precisa rever seus conceitos, pois a surpresa é que o email marketing ainda funciona, está em alta e seu envio pode trazer muita rentabilidade independente do negócio.
Dados sobre email marketing
Segundo a Consultora Econsultancy a taxa de abertura de e-mail marketing no Brasil é alta e tende a crescer com o acesso à internet mais propagado e difundo no país. Sendo que a taxa de abertura e-mail marketing vem crescendo anualmente 2 pontos percentuais e somente no ano de 2012 o aumento foi significativo em torno de 21,5%, o que significa que de cada 100 emails marketing enviados, 20 são abertos no país inteiro.
Outro número bastante relevante em relação aos dispositivos móveis, nós estamos em segundo lugar na abertura de email marketing em relação ao mundo inteiro, ficando apenas atrás da Espanha, segundo pesquisa da multinacional francesa Spli.
Alguns dados bastante relevantes sobre abertura de e-mail marketing no Brasil, de acordo com Return Path:
Brasil 2013
-59% dos e-mails marketing chegam à caixa de entrada
-15% são considerados SPAM
-25% dos email marketing são perdidos ou bloqueados
-Os maiores desempenhos e taxas de abertura foram em finanças, negócios e imobiliários.
-A reputação do domínio impacta em 83% da entrega dos e-mails marketing
-Mensagens que apresentam informações com temas relacionados à economia e desconto para o cliente apresentaram maior taxa de abertura, 14% a mais que as outras campanhas.
-57% de aumento na taxa de abertura de email marketing nos dispositivos móveis.
-72% de leitura de e-mail marketing em desktop.
-1 a cada 4 e-mail marketing não chega a caixa de entrada.
-Caixa de entrada de Gmail tem menor taxa de abertura em relação aos outros, sendo que 53% dos e-mails entregues às contas Gmail, enquanto que em contas Yahoo foram 72%.
Diante desse dados surge o questionamento sobre como obter sucesso em campanhas de email marketing, já que os dados apontam que ainda funciona.
Como obter sucesso com e-mail marketing
Algumas dicas de especialistas podem ser aplicadas para obter mais sucesso em suas campanhas:
-Planejamento o básico sobre audiência, refere-se a quantidade de pessoas que pretende atingir para isso será preciso uma base de dados real com um público realmente interessado em seu produto.
-Objetivo da campanha precisa ser claro e bem concebido, saber exatamente o que pretende.
-Segmentar a campanha para definir a comunicação.
-Orçamento deve ser claro
-Execução da campanha, o que significa o envio da mesma com regularidade para manter o relacionamento.
-Saber e medir os resultados obtidos para fazer comparações e reajustes.
Trabalhar o e-mail marketing
O processo de envio de campanhas de e-mail marketing precisa seguir etapas e também ter um proposito bem definido.
-Gerar expectativas para quem recebe, trabalhar com a questão do imediato para que a pessoa desperte interesse e abra o email marketing.
-Ser simples e direto e evitar que o assunto seja considerado spam, transmitindo confiança com nome de uma empresa.
-Assuntos/temas atrativos.
-Informações relevantes e que despertem curiosidade e apresentem vantagens ao cliente.
-Delimita o tempo e prazo em que a pessoa pode aproveitar
-Apresentar ao cliente fidelizado estatísticas de seu negócio, pois, chama atenção.
Evite palavras nos títulos que podem ser consideradas negativas e encaradas como spam, a palavra você não é recomendada, é melhor usar o nome da pessoa, a expressão “Compre Já!” apesar de remeter ao imediatismo tem pontuação excessiva e pode ir para lixo eletrônico.
– Mensagens devem ser curtas, o email tem que ser atrativo. O ideal é anunciar no máximo 7 produtos e com frases curtas.
-Fontes e cores simples, legíveis e o logo marca de sua empresa.
-Colocar forma de entrar em contato, caso o cliente tenha interesse em contatar-lhe.
-Um botão que faça com que a pessoa clique para ir a algum lugar, seja para comprar ou partilhar nas redes sociais.
-No caso de campanhas, é melhor ter mais de uma Imagem, pois é mais apelativo.
-Relevância de conteúdo
-Linha de assunto e nome de quem está enviando
Como podem ver, nos dados apresentados o email marketing está mais vivo do que nunca e é uma ferramenta poderosa no relacionamento com o cliente, contribui para fazer bons negócios e aumentar a lucratividade da empresa.