Já esclarecemos para você o que são os web analytics aqui. Agora, será apresentado o aplicativo do Google, que tem como objetivo analisar as estatísticas de visitação do seu site.
Essa ferramenta é a mais usada no SEO, é gratuita e bem vantajosa. Com o Google Analytics você consegue acompanhar a quantidade de visitas diárias de seu site, taxas de conversão, páginas mais visitadas, tráfego de Referrals, tempos de visita e com que frequência as pessoas voltam ao seu site.
O cadastro no Google Analytics é prioridade depois da criação de seu site, pois assim é possível se obter dados de alta qualidade sobre a evolução do site e qual o impacto das ações de marketing e estratégias de SEO.
Visitas diárias recebidas: Aqui você pode escolher o período que você quer verificar o número de visitas e também o segmento de tráfego que você deseja visualizar, como visitantes de todos os segmentos, novos visitantes, visitantes que voltaram, entre outros.
Taxas de conversão: Só podem ser analisadas após a configuração correta de metas (goals) no analytics. Cada site tem uma ou várias finalidades. Para verificar se essas finalidades estão sendo devidamente atendidas, é possível estipular um “caminho” ideal para cada tipo meta e assim, verificar quantos visitantes executam esse caminho e resultam em conversão.
Páginas mais visitadas: É interessante verificar quais páginas têm mais acessos no seu site, pois através delas é que você vai saber o interesse do seu público-alvo. Conhecendo o que seus usuários estão procurando, facilita a otimização do conteúdo, trabalhar melhor as keywords e ter uma noção de que tipo de informação e serviço você pode fornecer aos usuários.
Tráfego por Referral: Referral é cada visitante que visita seu site influenciado por outra ferramenta, por exemplo a Social Media. Além de verificar quantas visitas você recebe para cada referral, é interessante analisar o bounce rate (porcentagem de visitantes que entram em uma pagina do site e imediatamente sai) para cada um. Dessa maneira você consegue identificar quais referrals estão proporcionando melhores resultados, em quais referrals você pode ter uma atenção extra ou concentrar seus esforços.
Tempos de Visita:Verifique o tempo que os visitantes passam nas páginas do seu site e tenha uma atenção especial com as páginas em que o tempo é menor. Assim, repense no conteúdo e veja se é atrativo.
Frequência de Retorno: O fator principal em usar o Google Analytics é a porcentagem de pessoas que voltam ao site, elas devem ter uma necessidade de acessá-lo de volta. Portanto, se o número de pessoas que voltam for pequeno, é interessante verificar vários fatores, como o planejamento e conteúdo de seu site.