Novos termos surgem quase mensalmente dentro da área de marketing digital e isso se dá ao fato de ser um segmento em constante melhorias e aperfeiçoamento por parte dos profissionais de marketing.
Este é o caso do recente Inbound Marketing, que tem aparecido cada vez com mais frequência em sites especializados e já tem sido realizado por diversas campanhas de marketing digital, além de ter sido apontado como uma das inovações mais eficazes no que tange a área de marketing digital nos últimos anos.
Mas, você sabe o que é Inbound Marketing e como integrar esta prática dentro da sua campanha comunicacional? Estas respostas e muitas outras, apresentaremos ao longo deste artigo.
Afinal, o que é Inbound Marketing?
Com base nas novas formas de se comunicar trazidas pelo compartilhamento de informações através da internet, os autores Brian Halligan e Dharmesh Shah elaboraram um novo conceito, similar ao já conhecido marketing de conteúdo, mas com diferenças substanciais e, a este novo conceito dentro do marketing digital, deram o nome de Inbound Marketing.
Inbound Marketing é o conjunto de ferramentas, táticas e estratégias de comunicação dentro do marketing digital que são utilizadas para atrair de forma sistematizada novos leads e prospects através do fornecimento de conteúdo inteligente adequado às expectativas das parcelas de público atingidas por determinada mensagem.
Pode parecer complexo, mas na prática é simples: o termo diz respeito às comunicações estabelecidas pela internet direcionados a determinado público-alvo divulgando exatamente aquilo que o público espera ver, com a finalidade de atrai-lo à sua marca quando estão à procura do serviço ou produto ofertado pela sua empresa.
Em um sentido mais amplo, o Inbound Marketing trabalha de forma a melhorar a comunicação da empresa com os clientes através da prática do marketing de relacionamento e do marketing de permissão, e não trabalha ao modo tradicional de tentar “empurrar” os seus produtos a consumidores que nem mesmo sabem que a sua empresa existe, sendo esta uma prática do chamado Outbound Marketing.
Diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing
Conceituando o Inbound Marketing, fica mais fácil compreender porque ele tem a tendência de apresentar resultados mais satisfatórios do que o Outbound Marketing. No primeiro caso, o consumidor já tem certa propensão a comprar o seu produto, enquanto no segundo caso, a sua marca se divulga sem ter a permissão ou mesmo a vontade de que o cliente veja a sua comunicação.
Sendo assim, o Inbound Marketing busca estabelecer um relacionamento com o cliente já propenso a adquirir os seus produtos e não busca, em hipótese alguma, oferecer os seus produtos para consumidores que não tenham vontade de se tornar o seu cliente.
Como fazer Inbound Marketing?
Segundo os principais autores a respeito de Inbound Marketing, uma comunicação desta forma se estabelece em cinco processos simples e distintos:
– Atrair tráfego: Com base nas estratégias utilizadas pela campanha, o seu site (por exemplo) passa a se divulgar em outros sites objetivando pelo aumento de acessos a ele e, consequentemente, propiciando uma interação entre o consumidor e a sua marca;
– Converter visitas em leads: Lead pode ser entendido aqui como o seu potencial comprador e é a função do Inbound Marketing tentar converter meros visitantes do seu site em potenciais consumidores da sua marca;
– Converter leads em vendas: O principal objetivo da sua empresa deve ser conseguido nesta etapa, e é primordial que sejam investidas ferramentas e estratégias para que se consiga converter leads em vendas reais.
– Fidelização: Não adianta vender apenas uma vez para determinado cliente, é necessário que seja feito um estudo acerca de suas preferências e hábitos de compra, com a finalidade de tentar fidelizá-lo à sua marca.
– Análise Contínua: Com base em dados e estatísticas, cabe também ao profissional de Inbound Marketing analisar o desempenho da campanha e apontar novas estratégias para aumentar os resultados ou ainda solucionar possíveis problemas que tenham surgido ao longo do processo.
Tendo em vista tudo o que foi apresentado, talvez seja o momento da comunicação da sua empresa amadurecer na internet e adotar novas ferramentas e táticas comunicacionais que visem a implementação do Inbound Marketing e, agora que você já sabe o que é e como funciona o Inbound Marketing, ficará muito mais fácil fazer com que a sua empresa se beneficie desta nova prática dentro do marketing digital.