Segundo o Google, Link Building:
- É o processo de estruturamento do total de links externos para um determinado site.
- É o nome dado à prática de reunir o máximo de links para seu site. Ele pode ser natural (ou seja, links de outros sites e webmasters que gostaram do seu conteúdo) e artificial (conseguidos pela troca de links ou cadastro em diretórios e social bookmarkings).
Tem o objetivo de criar mais relevância na Web e nos mecanismos de busca. Uma vez que um dos principais critérios dos mecanismos de busca para um site estar bem posicionado são os links que ele recebe, fazer um bom link building é primordial numa estratégia de SEO.
Deve-se levar em consideração três pontos no processo: quantidade, qualidade e relevância, para conquistar um melhor posicionamento no buscador. Um link serve como um voto. Quanto melhor for a origem do link, maior o valor que ele vai passar para o site apontado.
Sua importância: O Google avalia a reputação e autoridade de um site pelos links que ele recebe. Os bons links são o motor do SEO. Links são fundamentais, pois a relação entre sites se dá com links de uma página para outra, de um site para outro.
Desta maneira, quando uma página tem um link ela diz que a outra é confiável. Fazer um link é como dizer seus visitantes que eles devem ler a outra página.
Como o Google avalia os links: Esses fatores são levados em conta:
- O contexto em que o link aparece;
- O texto que aparece no link;
- Se o link é dofollow ou nofollow.
Por isso, tenha sempre bons conteúdos, procure publicar em seu site ou blog, pois esta é a melhor maneira de ser linkado.
Quando um artigo relevante é publicado, outros sites e blogs tendem a querer dar sua opinião e, com isso, fazem referência à sua página com um link.
Quando seu produto é relevante, blogs especializados poderão fazer o review, falar de seu produto e recomendá-lo com um link a outros usuários.