É um site onde produtos são ofertados e comercializados, podendo acontecer fisicamente ou online.
Um espaço com dois níveis de acesso: um para o consumidor e outro para lojistas, podendo ser de um segmento de nicho ou não. Dependendo da proposta do Marketplace, pode-se vender seus produtos através de terceiros, e o cliente, dentro de um só lugar, encontra produtos de diversos fornecedores e marcas. Assim, pode ser construído para um determinado segmento, ou como um shopping virtual com departamentos e lojas de diferentes segmentos.
Para quem compra, a navegação é idêntica a de uma loja física, porém com o diferencial de ter acesso a centenas de vendedores em um único site. Basta que o cliente escolha produto que quer comprar e finalizar a compra com um único pagamento e também com um único valor de frete, independente se a compra inclui produtos de diversos vendedores. Depois de aprovada a compra o sistema divide o pagamento entre administrador, lojista e integrador de pagamento, permitindo maior liberdade e transparência entre as partes envolvidas.
E-marketplace
E-marketplace, também conhecido como loja virtual, comércio virtual ou comércio eletrônico, é um espaço virtual onde produtos e serviços são oferecidos na Internet.
O consumidor interessado pode consultar um catálogo online, fazer encomendas, transações financeiras, consulta ao processo de compra, etc.