O processo de geração de leads até a venda de um produto ou serviço envolve diversos investimentos. E saber gerenciar de uma forma eficiente o custo de aquisição de cliente precisa ser uma das estratégias para qualquer tipo de negócio.
Veja a seguir o que é e como calcular o custo de aquisição de cliente.
O que é o custo de aquisição de cliente?
Ter um portfólio com muitos clientes ativos é o principal objetivo de todo dono de qualquer tipo de negócio. Quanto mais clientes, maior os resultados financeiros para a empresa.
E uma das métricas mais importantes para verificar se as suas estratégias de retenção de clientes estão trazendo resultados positivos é calculando o CAC (Customer Acquisition Costs), ou Custo de Aquisição de Cliente.
A partir desses dados, você pode melhorar o seu ROI (Retorno sobre investimento), otimizar suas campanhas e assim aumentar os lucros da empresa.
Como calcular o custo de aquisição de cliente?
Para calcular o CAC, basta dividir as somas dos investimentos em prospecção pelo número de clientes conquistados.
Mas o que são esses investimentos em prospecção? Considere todos os investimentos com marketing, publicidade e até de promoções que foram realizadas para ao longo de todo o funil de vendas, como a atração de visitantes, a nutrição dos leads e o fechamento da compra.
Nessa conta, não precisa incluir custos com a área administrativa, SAC e desenvolvimento de produto.
Confira uma lista de alguns investimentos em prospecção:
- Salários da equipe
- Comissões da equipe de venda
- Treinamento de colaboradores
- Aquisição de ferramentas e softwares
- Anúncios
Para verificar se a taxa do CAC está evoluindo de forma positiva, compare com o LTV (Life Time Value), ou seja, o tempo de permanência do cliente na empresa.
Cada segmento ou tipo de empresa tem uma taxa de CAC diferente.
Em empresas que oferecem serviços, o ideal é que o custo de aquisição de cliente seja 3x menor que o LTV (Life Time Value), ou seja, o tempo de permanência do cliente na empresa. Já para empresas que vendem produtos, o CAC deve ser maior que o ticket médio gasto pelo cliente na compra.
O interessante de sempre analisar o CAC é que você pode fazer o cálculo com uma categoria de clientes específica ou com períodos determinados. E a partir disso, é possível identificar quais estratégias estão gerando mais resultados e fazer alterações nas que precisam ser otimizadas para aumentar a conversão.
Gostou da nossa dica de como calcular o custo de aquisição de cliente? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções de geração de leads.